Repertórios socioculturais são conhecimentos adquiridos por meio de livros, documentários, filmes, séries, matérias, jornais, pesquisas e dados estatísticos. Esses repertórios são usados nas argumentações e contextualizações de redações, em que os participantes utilizam referências para fortalecer suas ideias.
A seguir, confira filmes e documentários sobre o papel das mulheres na ciência para utilizar como repertório sociocultural na sua redação. Além disso, o tema pode ser cobrado em questões interdisciplinares.
Com essas indicações, é possível desenvolver argumentações com temas relacionados aos títulos apresentados abaixo. Assuntos como mulheres na ciência, feminismo e papel da ciência foram usados como repertório sociocultural para argumentação e contextualização da proposta de redação da Fuvest 2020 “O papel da ciência no mundo contemporâneo” e do Enem Reaplicação 2021 “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”.
ATENÇÃO! ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS
Navegue pelo conteúdo
Nas Montanhas dos Gorilas (1988)
Vencendo dois Globos de Ouro e indicado a cinco estatuetas do Oscar, o filme “Nas Montanhas dos Gorilas” conta a história de Dian Fossey. A cientista viajou as áreas montanhosas de Ruanda e se encantou por gorilas. Com isso, passou a estudá-los e defender a causa animal.
O filme pode ser usado em redações com argumentação para temáticas que envolvam a causa animal, feminismo e ciência.
Alexandria (2009)
Considerada a primeira matemática, Hipátia viveu no Egito entre os anos 355 e 415 e foi acusada de bruxaria após se recusar a converter-se ao cristianismo. O filme aborda diversas temáticas, como o protagonismo feminino e a relação entre filosofia e religião.
Assim, temas que envolvem a dignidade humana, impacto da ciência e reconhecimento das mulheres podem utilizar o documentário como referência para a proposta de redação.
Temple Grandin (2010)
O filme “Temple Grandin” conta a história de Temple Grandin, uma mulher autista que se torna uma das principais cientistas de sua área. Atuando com o manuseio de animais em fazendas e abatedouros, a cientista trouxe diversas mudanças para a pecuária.
A produção poderia ser utilizada como argumento ou contextualização de temas que envolvam autismo, mulheres na ciência e reconhecimento das mulheres.
Elas na Ciência (2020)
O documentário “Elas na Ciência”, da plataforma Netflix, mostra a trajetória de três cientistas, Nancy Hopkins, Raychelle Burks e Mahzarin Banaji. Abordando temas relacionados à igualdade de gênero e inclusão na ciência, o documentário apresenta a importância das mulheres na ciência.
Com isso, o documentário pode ser usado como repertório para redações que envolvam temas como igualdade de gênero, inclusão, mulheres na ciência e feminismo.
Radioactive (2019)
Contando sobre a vida da cientista Marie Curie, o documentário “Radioactive”, disponível na Netflix, apresenta todos os passos e descobertas da polonesa que impactaram a ciência. Demonstrando sua luta pelo espaço e reconhecimento, a cientista inspira diversas mulheres que buscam ingressar na mesma área.
O documentário pode ser utilizado para argumentação e contextualização em propostas de redação que envolvam impactos na ciência, relações pessoais, feminismo e reconhecimento das mulheres.
Mercury 13 – O Espaço Delas (2018)
O documentário “Mercy 13 – O Espaço Delas”, também da plataforma de streaming Netflix, conta a história das primeiras mulheres astronautas. Em 1959, após questionamentos a respeito da capacidade das mulheres serem enviadas ao espaço passando por teste físicos e psicológicos, a Nasa selecionou treze mulheres para fazerem parte da corrida espacial.
O documentário pode ser utilizado em redações que abordam temas como luta contra o machismo e reconhecimento das mulheres.
Estrelas Além do Tempo (2016)
O filme “Estrelas Além do Tempo”, baseado em uma história real, conta sobre uma equipe de cientistas da Nasa, composta exclusivamente por mulheres afro-americanas. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson desempenham um papel decisivo para o avanço dos projetos de pesquisa, tornando-se heroínas da nação.
Temas que envolvem preconceito, racismo e desigualdade das mulheres estão presentes na sociedade atual e podem ser utilizados como repertórios socioculturais.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Agora você já sabe como usar filmes e documentários sobre mulheres na ciência na sua redação. Que tal conferir mais novidades? No Estratégia Vestibulares, você tem acesso a cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos.