Como somar a nota do Enem?

Como somar a nota do Enem?

Está na dúvida sobre como somar a nota do Enem 2023? Confira no artigo da Coruja tudo o que você precisa saber

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das maiores portas de entrada no Ensino Superior do País. O resultado da edição 2023 do Enem será divulgado em 16 de janeiro de 2024 e, pensando em sanar possíveis dúvidas sobre como somar a nota, o Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo com as principais informações a respeito da nota do exame.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Média simples

Para somar a nota do Enem, os candidatos devem realizar uma média simples. Somandos as notas das áreas do conhecimento que dividem a prova, sendo Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Após isso, basta dividir o número final por cinco.

Média por pesos

Além disso, os candidatos podem utilizar a nota do Enem para ingressar em instituições de ensino supeior que possuem pesos diferente de acordo com cada curso. Por isso, o estudante deve se atentar aos pesos exigidos em cada curso e área de conhecimento do exame.

Dessa maneira, o candidato deve multiplicar sua nota de acordo com cada peso, somar os resultado e dividir o valor pela soma total do valor dos pesos, obtendo sua média final. Para entender melhor, confira o exemplo abaixo:

ÁreaNotaPesoPeso X Nota
Ciências Humanas60021200
Ciências da Natureza6701670
Linguagens e Códigos75032250
Matemática6001600
Redação88021760
Total96480

Nesse caso a média seria 6480 % 9 = 720 pontos.

Como funciona a nota do Enem?

A nota do Enem é calculada de forma mais complexa que os demais vestibulares, com o modelo de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Este modelo não conta apenas a quantidade de erros e acertos, mas avalia cada área a partri de uma média obtida a partir dificuldade das questões e do número de questões respondidas corretamente.

Assim, as questões do Enem são divididas em níveis de dificuldade e, se o candidato acertou questões difíceis, mas errou as fáceis, os acertos são considerados incoerentes e portanto valerão menos. Desse modo, confira os três padrões avaliados pelo TRI:

  • Poder de discriminação: diferencia participantes que dominam ou que não dominam os conteúdos e as habilidades cobradas em cada questão
  • Grau de dificuldade: avalia a complexidade de cada questão.
  • Possibilidade de acerto ao acaso: avalia o padrão das respostas para evitar que o candidato acerte ao chutar a questão.

Ficou interessado em realizar o Enem? Acompanhe o Estratégia Vestibulares e encontre artigos, cursos e simulados preparatórios que te ajudarão a conquistar a vaga dos seus sonhos!

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre o resultado do Enem

CTA curso Enem
Você pode gostar também