O Conselho de Graduação da Universidade de São Paulo (USP) aprovou na última quinta-feira (20) uma nova forma de ingresso na universidade, o Enem-USP, que utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar novos estudantes para a instituição.
Com essa nova medida, a USP deixará de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a seleção de alunos por meio da nota do Enem. A previsão é que essa nova forma de ingresso seja aprovada pelo Conselho Universitário, órgão máximo de deliberação da Universidade, e que a medida seja válida já para ingresso em 2023.
Segundo matéria publicada pelo Jornal da USP, uma das motivações para a criação do Enem-USP é deixar de depender do calendário e do sistema utilizado pelo Sisu, que é diretamente ligado ao Ministério da Educação (MEC).
“A Fuvest, ao administrar as chamadas das duas formas de ingresso, consegue fazer com que o processo seja simultâneo, o que facilitará a integração e favorecerá o desempenho acadêmico dos novos estudantes, mas também contribuirá com o trabalho das comissões de heteroidentificação [responsável pela averiguação da autodeclaração dos candidatos convocados para matrícula nas vagas reservadas para pretos e pardos]”, explica o pró-reitor de Graduação, Aluísio Segurado, em entrevista ao Jornal da USP.
Se aprovado pelo Conselho Universitário, as 2.936 reservadas ao Sisu serão redirecionadas ao Enem-USP. Dessas, 606 vagas serão para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes de Escolas Públicas (EP) e 1.093 para estudantes de Escolas Públicas e que sejam Pretos Pardos ou Indígenas (PPI).
Ainda de acordo com a matéria do Jornal da USP, com a aprovação pelo Conselho Universitário, um novo edital será divulgado com o calendário e as regras para participar da seleção Enem-USP.
Navegue pelo conteúdo
Qual é o formato da prova?
O Enem será aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame. Veja qual será o formato do Enem 2022:
Enem – primeiro dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
- 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
- 1 redação dissertativa-argumentativa.
O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.
Enem – segundo dia
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
- 45 questões de Matemática e suas tecnologias.
No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.
Como estudar para o Enem?
Agora que o Enem 2022 está chegando, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano.
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: