Conselho Universitário aprova Enem-USP para ingresso em 2023

Conselho Universitário aprova Enem-USP para ingresso em 2023

A nova seleção Enem-USP foi aprovado pelo conselho da universidade será implementado já para ingresso em 2023; saiba mais

O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou no dia 10 de novembro a implementação do Enem-USP, seleção que utilizará a nota do Enem para selecionar alunos para ingresso na universidade. Com o Enem-USP, a instituição deixa de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta próxima edição.

A Fuvest, que será a responsável por fazer a seleção e classificação dos alunos, divulgará um edital com as regras e o cronograma para ingresso já em 2023. Em 2024, as inscrições seguirão o mesmo calendário do vestibular tradicional.

“Vamos continuar utilizando o Enem, mas inserindo a nota em novo modelo que permitirá maior agilidade e abrangência no processo de chamada e de matrícula dos novos estudantes” afirmou Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP, em entrevista ao Jornal da USP.

No total, as 2.936 que estavam destinadas ao Sisu 2023 serão transferidas para a primeira edição do Enem-USP 2023. Serão 606 vagas para Ampla Concorrência; 1.237 para estudantes Escola Pública (EP) e 1.093 para estudantes EP/Preto, Pardo ou Indígena (PPI).

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Qual é o formato da prova?

Enem será aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame. Veja qual será o formato do Enem 2022:

Enem – primeiro dia

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
  • 1 redação dissertativa-argumentativa.

O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.

Enem – segundo dia

  • 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
  • 45 questões de Matemática e suas tecnologias.

No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.

Como estudar para o Enem?

Agora que o Enem 2022 está chegando, é preciso começar os estudos o quanto antes. Afinal, por ser o maior vestibular do Brasil, a concorrência e a dificuldade do exame aumentam a cada ano. 

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

CTA curso Enem
Você pode gostar também