Enem 2021: questão de Biologia tem possibilidade de recurso

Enem 2021: questão de Biologia tem possibilidade de recurso

Resultado final do Enem 2021 será divulgado no dia 11 de fevereiro de 2021. Veja como solicitar recurso

Com a divulgação oficial do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, algumas questões podem ter respostas vistas como controversas ou falhas. Uma questão de Biologia foi apontada como passível de recurso.

A questão 107 da prova rosa (98 na azul, 132 na amarela e 100 na cinza) foi apontada como passível de recurso por não possuir uma resposta correta, segundo nossos professores. Veja abaixo a questão e o comentário para recurso desenvolvido pela Carol Negrin, professora de Biologia do Estratégia Vestibulares:

Questão 107 (Prova ROSA)

Durante o desenvolvimento embrionário humano ocorre uma comunicação entre os átrios direito e esquerdo através do forame oval (ou forame de Botal). Essa comunicação não causa prejuízos à circulação do bebê em formação, exceto se ela perdurar após o nascimento.

Os prejuízos no período embrionário são evitados porque a circulação fetal se assemelha à dos (as)

a) aves, porque a pequena circulação e a grande circulação estão presentes.
b) répteis, porque a mistura de sangue é minimizada por um metabolismo lento.
c) crocodilianos, porque a separação dos ventrículos impede a mistura sanguínea.
d) peixes, porque a circulação é simples, ocorrendo uma passagem única pelo coração.
e) anfíbios, porque pressões diferenciais isolam temporalmente o sangue venoso do arterial.

enem 2021

Comentários:

A alternativa considerada correta pela banca é a letra D. Entretanto, não há resposta correta para essa questão.

A alternativa A está incorreta, pois não explica o porquê da minimização dos prejuízos da circulação. Caso fosse como o de aves, haveria separação completa das quatro cavidades cardíacas.

A alternativa B está incorreta, pois a mistura do sangue é minimizada por diferença de pressão.

A alternativa C está incorreta, pois crocodilianos, apesar de terem as quatro câmaras do coração totalmente separadas, ainda apresentam mistura de sangue devido à presença do forame de Panizza no arco aórtico.

A alternativa D está incorreta, pois fetos humanos possuem coração como o de peixes antes da septação do átrio e da formação do forame oval.

A alternativa E está incorreta, pois as pressões diferenciais não isolam o sangue venoso do arterial, mas reduzem a mistura entre eles.

Comentário para recurso:

A alternativa considerada correta pela banca é a letra D. Entretanto, não há resposta correta para essa questão. 

Logo no início do desenvolvimento embrionário, o coração do embrião é como o de peixes: possui forma tubular e apenas um átrio e um ventrículo. A circulação é, inicialmente, do tipo fluxo-refluxo, mas na quarta semana segue um fluxo unidirecional. Essa seria a justificativa para a letra D ser o gabarito da questão. Porém, o enunciado trata da septação do átrio e da presença do forame oval, que permite comunicação entre o lado direito e o lado esquerdo dessa cavidade. 

Acontece que a septação do átrio primitivo começa a ocorrer ao final da quarta semana, e quando o forame oval está presente, a circulação de sangue já não é mais simples (unidirecional) e o coração já não é mais como o de peixes. Antes do nascimento, o forame oval permite que a maior parte do sangue oxigenado que entra no átrio direito passe para o átrio esquerdo, de onde segue para o ventrículo, enquanto o sangue menos oxigenado segue diretamente para o ventrículo – tudo isso devido a diferenças de pressão do sangue. Após o nascimento, o forame oval se fecha.

Fonte: Moore e Persaud, 2008. Embriologia Clínica. Rio de janeiro: Elsevier, 2008. 8ª Ed.  Seta azul: sangue pouco oxigenado. Seta vermelha: sangue bastante oxigenado.

Assim, o enunciado da questão fala do forame oval, ou seja, de uma fase do desenvolvimento embrionário posterior àquela em que o coração se parece com o de peixes. A pergunta é sobre como se dá a circulação fetal e como os prejuízos para o desenvolvimento embrionário são minimizados. Logo, essa pergunta deveria ser referente à fase do desenvolvimento em que o forame está presente. 

Como solicitar recurso no Enem 2021?

O candidato que queira solicitar recurso sobre essa questão deve contatar o Inep por meio de seus canais oficiais:

  • Atendimento telefônico: 0800 616161 — Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h;
  • Autoatendimento, sendo este um serviço que funciona 24 horas; ou
  • Fala.BR: Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação — que também funciona 24h.

Calendário do Enem 2021

  • Divulgação do edital: 02/06/2021
  • Período de solicitação de isenção e justificativa de ausência: 17 a 28/05/2021
  • Divulgação do resultado do pedido de isenção: 09/06/2021
  • Período de inscrições do Enem 2021: 30/06 a 14/07/2021
  • Período de inscrição para isentos ausentes do Enem 2020: 14 a 26/09/2021
  • Pagamento da taxa de inscrição: 19/07/2021
  • Divulgação do local de prova do Enem 2021: 03/11/2021
  • Enem Impresso 2021: 21/11/2021 e 28/11/2021
  • Enem Digital 2021: 21/11/2021 e 28/11/2021
  • Reaplicação para isentos ausentes do Enem 2020 e Enem PPL: 09 e 16/01/2022
  • Divulgação do resultado: 11/02/2021

Onde usar a nota do Enem?

A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
  • Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.

Como estudar para o Enem?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Você pode gostar também