O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quinta-feira (17) o balanço final do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
De acordo com o levantamento, a nota média da redação foi 634,16 pontos. Sendo que apenas 22 pessoas conseguiram alcançar a tão sonhada redação nota mil, seis candidatos a menos do que no Enem 2020.
Os dois temas propostos foram “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil” e “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”, respectivamente.
Veja também:
+ Tema de redação Enem 2021: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
+ Enem 2021: confira as notas médias das provas
Navegue pelo conteúdo
Tema de redação caiu em simulado do Estratégia Vestibulares
O tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021, “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil“, foi realizado por estudantes do Estratégia Vestibulares no 2º Simulado Enem 2021.
Na ocasião, a proposta de redação sugerida foi “Democratização do acesso à documentação básica”. Em ambos casos, a questão da falta de acesso à documentação e suas consequências sociais foram o fio contendor da proposta.
O simulado foi aplicado em 04 de abril de 2021, oferecido de forma gratuita para os alunos. Confira a proposta de redação elaborada pelo Estratégia que caiu no Enem 2021.
Onde usar a nota do Enem?
A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
- Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Guia do Enem
Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada.
Para te ajudar, o Portal do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade.
Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:
- Enem Impresso x Enem Digital
- Calendário do Enem
- TRI: como funciona a nota do Enem
- Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
- Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
- Exemplos de redação nota 1.000
Como estudar para o Enem?
Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: