O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (31) o edital de isenção e justificativa de ausência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
Os participantes que desejarem solicitar a isenção ou que precisem justificar a ausência na edição 2024 do Exame, poderão realizar os procedimentos pela Página do Participante, a partir de 14 de abril de 2025.
Navegue pelo conteúdo
Quem precisa justificar ausência do Enem?
O candidato que garantiu o direito à isenção na edição do Enem 2024, mas faltou aos dois dias de prova e deseja ter a isenção novamente, precisa explicar ao Inep quais foram os motivos que o levaram a não comparecer à aplicação das provas.
Para isso, há o período de justificativa de ausência, que é quando os candidatos podem enviar documentos oficiais que comprovem o motivo da ausência. Atualmente, podem ser motivos para justificativa:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento/união estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Mudança de domicílio para acompanhamento de familiar;
- Privação de liberdade;
- Emergência/Internação/repouso médico ou odontológico;
- Trabalho;
- Deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
Quem tem direito à isenção no Enem 2025?
- Participantes que estejam cursando a última série do Ensino Médio no ano de 2025, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
- Participantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possuam renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
- Participantes que declarem situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que requer: renda familiar per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Calendário pedidos de isenção e justificativa de ausência Enem 2025
- Publicação do edital: 31/03/2025;
- Justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 14 a 25/04/2025;
- Resultado da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12/05/2025;
- Recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 12 a 16/05/2025;
- Resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2024 e solicitação de isenção de pagamento da taxa de inscrição para o Enem 2025: 22/05/2025.
Como estudar para o Enem 2025?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2025, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: