Após divulgar o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, a Página do Participante está instável. Ao tentar entrar do cadastro, os inscritos recebem a seguinte mensagem “Ops! Ocorreu uma falha de comunicação entre você e o Inep”. Você sabe o que isso significa?
Essa mensagem é comum quando o sistema da Página do Participante está fora do ar ou instável, seja por conta de uma falha tecnológica ou estar sobrecarregado. Ou seja, isso significa que os dados foram perdidos e, por conta da “falha de comunicação entre você e o Inep”, não é possível acessar a página e consultar o local de prova.
Isso já aconteceu em outra ocasião neste ano, quando o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Enem 2020. Naquela situação, a Página do Participante permaneceu instável durante o dia da divulgação e no dia seguinte.
“A inconsistência técnica impacta o acesso dos estudantes ao portal. De acordo com o Serpro, responsável pela aplicação do Acesso Gov.br, cerca de 45% dos estudantes conseguem atendimento normal, mas os demais enfrentam dificuldades devido à lentidão do sistema. Os especialistas da empresa já identificaram a causa do problema e estão empenhados a solucionar a situação até o fim da noite”, divulgou o Inep em nota quando o sistema da Página do Participante teve o mesmo problema em março deste ano.
Navegue pelo conteúdo
O que fazer ao receber essa mensagem de falha?
Por ser uma erro interno do sistema, não há muito o que fazer. Uma opção para o candidato é tentar novamente fazer o login até que a página fique estável e permita o acesso às informações. Veja o passo a passo:
- Acesse a Página do Participante do Enem;
- Clique em “Página do Participante – Acessar com Gov.Br”;
- Faça o seu login com a sua conta do Gov.Br, o site de acesso único do governo federal;
- Caso você receba a mensagem “falha de comunicação entre você e o Inep” novamente, repita o processo ou aguarde até mais tarde para tentar outra vez.
Qual é o formato do Enem?
O Enem será aplicado em dois domingos diferentes, sendo que em cada dia o participante deve responder a 90 questões, além da redação dissertativa-argumentativa no primeiro dia de exame. Veja qual o formato do Enem 2023:
Enem – primeiro dia
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas tecnologias;
- 45 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias; e
- 1 redação dissertativa-argumentativa.
O primeiro dia de prova tem duração de 5h30 para que o candidato consiga responder a todas as questões e fazer a produção textual.
Enem – segundo dia
- 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias; e
- 45 questões de Matemática e suas tecnologias.
No segundo dia, por não possuir a a redação, a prova é mais curta e tem a duração de, no máximo, 5h.
Como estudar para o Enem 2024?
Agora que o local de prova foi divulgado, é preciso focar os seus estudos nos temas mais importantes e que podem cair no Enem! Para isso, o Estratégia Vestibulares realizará aulas gratuitas durante o mês de novembro para te ajudar na reta final.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:
Saiba mais sobre o Enem
- Guia do Enem: baixe o e-book gratuito sobre a prova
- Calendário Enem 2023: datas, inscrições, provas e resultado
- Isenção Enem 2023: veja como solicitar
- Enem 2023: cronograma, edital, provas, nota, redação e mais!
- Resultado do Enem: quando sai, como acessar, onde usar a nota e mais!
- Como calcular a nota do Enem?
- Nota do Enem: saiba qual é a pontuação necessária para cada curso