Inep divulga dados da Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Inep divulga dados da Teoria de Resposta ao Item (TRI)

Adotados há 13 anos, dados da TRI nunca haviam sido divulgados pelo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, de forma inédita, nesta quinta-feira (10), dados sobre a Teoria de Resposta ao Item.

A Teoria é composta de três parâmetros que permitem estimar a proficiências dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e posicioná-los, assim como os itens (questões), em uma escala interpretável. Os parâmetros são: discriminação, dificuldade e acerto casual.

O Enem adotou a TRI em 2009 e nunca havia divulgado dados a respeito. Para ter acesso, era preciso acionar o Serviço de Acesso a Dados Protegidos (Sedap) do Inep. Por enquanto, é possível acessar apenas informações da edição 2020.

Como funciona a TRI

A Teoria de Resposta ao Item considera a particularidade de cada questão. Dessa maneira, as notas do Enem não dependem do total de questões da prova. E é por isso que duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes.

Parâmetros da TRI 

O modelo matemático usado no Enem é dividido em três parâmetros que trazem as informações da questão. Assim, é possível avaliaras características das perguntas e medir o conhecimento do candidato. São eles:

  • Parâmetro de discriminação: é o poder de discriminação que cada questão possui para diferenciar os participantes que dominam dos participantes que não dominam a habilidade avaliada naquela questão.
  •  Parâmetro de dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão — quanto maior seu valor, mais difícil é a questão. Ele é expresso na mesma escala da proficiência. Em uma prova de qualidade, devemos ter questões de diferentes níveis de dificuldade para avaliar adequadamente os participantes em todos os níveis de conhecimento.
  • Parâmetro de acerto casual: em provas de múltipla escolha, um participante que não domina a habilidade avaliada em uma determinada questão da prova pode responder corretamente a um item devido ao acerto casual. Assim, esse parâmetro representa a probabilidade de um participante acertar a questão não dominando a habilidade exigida.

O método que o Inep usa para o cálculo da nota é o Expected a Posteriori (EAP). Além disso, o Enem é constituído um conjunto de 45 questões com parâmetros. Esses itens é que definem os valores de mínimo e máximo da prova.

Caso as questões sejam mais fáceis, seu máximo de pontos tenderá a ser mais baixo e, quando ela é composta com perguntas difíceis, o mínimo tenderá a ser mais alto.

Confira os parâmetros do Enem 2020 divulgados pelo Inep

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Como estudar para o Enem?

Você sabia que, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros?

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo para o Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares:

Imagem de lançamento da campanha do Black November do Estratégia Vestibular
Você pode gostar também