Inep prorroga contrato sem licitação para aplicação do Enem 2022

Inep prorroga contrato sem licitação para aplicação do Enem 2022

O motivo da prorrogação de contrato se deu porque o Instituto não realiza licitações para a aplicação do Enem desde 2009

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o contrato 15/2017 com a empresa Fundação Cesgranrio, para aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

O contrato com a empresa foi fechado em 2017 e tinha validade até julho de 2022. De acordo com o Inep, a prorrogação é de caráter especial e terá vigência inicial de 12 meses, a contar do dia 19 de julho de 2022, podendo ser encerrada ao final da vigência ou até a conclusão do processo licitatório que está em andamento.

O motivo da prorrogação de contrato se deu porque o Instituto não realiza licitações para a aplicação do Enem desde 2009, e o pregão em andamento deveria ter sido concluído a tempo da edição desde ano, o que não aconteceu.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é uma licitação?

De acordo com o Portal da Transparência, do governo federal, uma licitação é o processo por meio do qual a Administração Pública contrata obras, serviços, compras e alienações.

Em outras palavras, licitação é a forma como a Administração Pública pode comprar e vender. Já o contrato, é o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que há um acordo para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas. 

Irregularidades no processo licitatório

O presidente do Inep, Danilo Dupas, solicitou ao ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosário, a apuração de possíveis infrações disciplinares de gestores e técnicos da administração pela não realização da licitação, que levaram à necessidade da prorrogação.

“É temerário não ter licitação para a aplicação do Enem desde 2009”, afirmou o presidente no pedido enviado a CGU.

No contrato de 2017 com a Fundação Cesgranrio, foi estipulado o valor de R$ 653 milhões por ano para a aplicação do Enem. Entretanto, segundo o Inep, o valor é corrigido de acordo com a quantidade de participantes do exame.

Em 2022, o Inep estima que o custo será de R$ 380 milhões considerando os 3,4 milhões de inscritos. Danilo Dupas ainda destacou que os custos de contratos de aplicação sem licitações “tendem a ser superiores”.

Saiba mais sobre o Enem

Como estudar para o Enem 2022?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem
Você pode gostar também