Anunciadas em março de 2022, as mudanças previstas para a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverão ser suspensas pelo Ministério da Educação. A decisão acompanha a implementação de uma audiência pública, com duração de 90 dias, para discutir os moldes do Novo Ensino Médio.
Em entrevista ao “Bom Dia Ceará” nesta segunda-feira (03), o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), explicou a medida que visa acompanhar os desdobramentos acerca do Novo Ensino Médio: “A ideia é que não haverá mudanças para esse ano. Até porque, para haver mudanças, seria para o ano de 2024, dependendo dessa questão do Novo Ensino Médio. Como vamos discutir o Novo Ensino Médio […], é a partir daí que vamos pensar no Enem 2024, se sofrerá mudanças”.
+ Enem 2023: Inep divulga edital para pedidos de isenção e justificativa de ausência
Navegue pelo conteúdo
O que é o Enem?
Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), a prova foi aplicada pela primeira vez em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade de educação no País.
Com o passar dos anos, o exame foi ficando cada vez mais complexo e, em 2009, após uma reformulação feita pelo Ministério da Educação, a prova finalmente se tornou na maior plataforma de acesso ao Ensino Superior brasileiro.
Onde usar a nota do Enem?
A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
- Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Como estudar para o Enem 2023?
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares: