A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) divulgou os índices de inclusão social alcançados no ingresso dos novos estudantes em 2024. O percentual dos alunos matriculados oriundos do Ensino Médio público aumentou de 50,1% para 50,8%. Ou seja, dos 3.516 ingressantes em 2024, 1.787 vieram da rede pública de ensino.
O percentual de estudantes pretos e pardos matriculados também subiu, mesmo que ligeiramente, de 2023 para 2024. Ano passado, foram registrados 1.019 matriculados, o que correspondia a 30% do total. Hoje, 1.071 alunos ingressantes são pretos e pardos, ou seja, 30,5% do total.
Já o registro de matrículas de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica que receberam a isenção da taxa diminuiu. O índice de matriculados ficou em 14% contra 14,7% em 2023.
Vale destacar que os índices de inclusão social são feitos a partir dos matriculados em todas modalidades de ingresso, entre elas: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas. Apenas o percentual dos matriculados isentos no vestibular que é feito somente pelas modalidades Vestibular Unicamp e Enem-Unicamp, que possuem isenção da taxa.
Como estudar para o Vestibular Unicamp?
Agora que sabe o calendário Unicamp, é a hora de focar nos estudos e, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Unicamp!
Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e saiba tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!