Atualização: O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta terça-feira (15) uma nota de explicação apontando que o modelo aprovado pelo CNE ainda está em discussão. Veja a nota na íntegra: O Ministério da Educação esclarece que as atualizações do novo Enem são objeto de discussão, desde dezembro de 2021, de um Grupo de Trabalho presidido pelo Secretário da Secretaria de Educação Básica (SEB) e que possui representantes da sociedade civil e de órgãos como o Conselho Nacional de Educação (CNE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O GT realizou 12 reuniões para chegar a um modelo de consenso entre especialistas e representantes das redes estaduais, universidades e institutos e o próprio CNE. A decisão sobre o novo Enem somente ocorrerá após a conclusão desse Grupo de Trabalho e será amplamente divulgada à sociedade. O parecer do CNE lançado ontem antecipou discussões ainda em andamento no GT, do qual o CNE também faz parte. O novo Enem materializa as diretrizes legais da reforma do Ensino Médio, já em vigor, e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sua atualização será fundamental para garantir aos entes federativos e as instituições privadas de ensino maior segurança na implementação do Novo Ensino Médio.
O Conselho Nacional da Educação (CNE) aprovou em votação nesta segunda-feira (14) um documento que decide qual será o novo formato do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2024.
A mudança do formato do Enem ocorre justamente por conta da implementação do Novo Ensino Médio, sancionado em 2017 e que entrou em vigor em 2022. Veja qual será o novo formato da prova:
- 1ª fase: obrigatória e comum a todos e com aplicação da redação, além de avaliar o aluno a partir de questões interpretativas;
- 2ª fase: prova com questões objetivas e dissertativas para avaliar dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
O novo Enem estará de acordo com os itinerários formativos e também com a área do curso de Ensino Superior desejada pelo aluno. Com isso, as áreas do conhecimento avaliadas na segunda etapa do novo Enem serão:
- Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
- Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e
- Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Com a aprovação do novo formato, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela elaboração do Enem, deverá elaborar as matrizes de conhecimento que serão avaliadas para começar a munir o Banco Nacional de Itens (BNI) com novas questões adequadas para o conteúdo e o formato da prova.
A expectativa é que a transição para o novo formato do exame comece a partir de 2024 e seja concluída até 2030.
Em entrevista à Folha de S. Paulo, Maria Helena Guimarães de Castro afirmou que a correção da prova ainda será de acordo com o Teoria de Relação ao Item (TRI) será mantida também para as questões dissertativas, mas que o modelo de correção por inteligência artificiar poderá ser adotado, assim como é utilizado no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Atualmente, o Enem cobra 180 questões objetivas, sendo 90 questões em cada dia de prova, e a produção de uma redação dissertativa-argumentativa. Em seu novo formato, é esperado que a primeira etapa tenha de 80 a 90 questões, já a configuração da segunda etapa ainda será elaborada.
“A complexidade do Enem reside na segunda etapa do exame que avalia a parte diversificada, os itinerários formativos. É nela que o novo Ensino Médio enfrentará o seu maior desafio em relação aos objetivos de flexibilidade e diversificação do sistema”, diz trecho do documento aprovado pelo CNE.
Saiba mais: Como funciona a TRI e como é calculada a nota do Enem
Navegue pelo conteúdo
Veja as diferenças entre o atual modelo e o novo Enem
Confira abaixo algumas das mudanças já confirmadas para o novo Enem:
Enem | Novo Enem |
---|---|
Apenas uma fase | Duas fases |
Dois dias de prova | Ainda sem informações |
90 questões em cada dia de prova | 80 a 90 questões na 1ª fase |
Apenas questões objetivas | Questões objetivas e dissertativas |
O que é o Enem?
Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep), a prova foi aplicada pela primeira vez em 1998 com o objetivo de avaliar a qualidade de educação no País.
Com o passar dos anos, o exame foi ficando cada vez mais complexo e, em 2009, após uma reformulação feita pelo Ministério da Educação, a prova finalmente se tornou na maior plataforma de acesso ao Ensino Superior brasileiro.
Onde usar a nota do Enem?
A nota do Enem pode garantir ingresso em universidades públicas, privadas e até mesmo em instituições do exterior:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): programa de acesso a todas as universidades e institutos federais brasileiros e também para diversas outras universidades estaduais.
- Programa Universidade Para Todos (Prouni): programa do governo que oferece bolsas de estudo de 50% e 100% em faculdades e universidades privadas brasileiras para estudantes do Ensino Médio público.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa voltado para o financiamento das mensalidades em faculdades e universidades privadas.
- Enem Portugal: uma parceria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira com o Ministério da Educação português. Atualmente, mais de 50 universidades portuguesas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso.
Guia do Enem
Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada.
Para te ajudar, o Blog do EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade.
Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:
- Enem Impresso x Enem Digital
- Calendário do Enem
- TRI: como funciona a nota do Enem
- Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
- Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
- Exemplos de redação nota 1.000