Novo Ensino Médio: veja as novas propostas enviadas ao congresso

Novo Ensino Médio: veja as novas propostas enviadas ao congresso

As mudanças propostas pelo projeto de lei devem ser implementadas aos poucos até 2024; confira

Na terça-feira (24), o governo federal enviou ao Congresso um projeto de lei que altera as propostas do Novo Ensino Médio (NEM). O documento foi criado para amenizar as críticas sobre o NEM, feitas por professores, estudantes, especialistas e a sociedade no geral.

A nova proposta foi apresentada por representantes de entidades e conselhos educacionais e pelo ministro da Educação Camillo Santana, que declarou em suas redes sociais: “O MEC seguirá de portas abertas para construir coletivamente as soluções que a Educação e o Brasil precisam”.

Algumas das mudanças inclusas no projeto de lei são a retomada de todas as matérias obrigatórias Ensino Médio, como sociologia e artes, e a as 2.400 horas de Formação Geral Básica.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais as propostas desse projeto de lei para o Ensino Médio?

O projeto de lei estabelece as diretrizes para a Política Nacional de Ensino Médio, alterando alguns pontos do NEM. Algumas delas são:

  • Retomada de 2,4 mil horas de Formação Geral Básica para estudantes do ensino médio sem integração com curso técnico;
  • Permissão às redes de ensino ofertarem 2.100 horas de Formação Geral Básica em casos excepcionais, somente se articuladas com curso técnico de, no mínimo, 800 horas.
  • Retomada de todas as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio, como filosofia, sociologia e artes, incluindo a língua espanhola, que voltará ao currículo em até três anos;
  • Redução no número de itinerários formativos, que se chamarão “Percursos de Aprofundamento e Integração de Estudos propedêuticos”, para até quatro possibilidades. Os percursos deverão contemplar no mínimo três áreas do conhecimento e as escolas deverão ofertar pelo menos dois deles;
  • Revogação da inclusão de profissionais não licenciados, na categoria de Magistério.

Vale destacar que essas mudanças devem ser implementadas aos poucos até 2024.

Como estudar para o Enem 2023?

Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares brasileiros.

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado, assine o curso preparatório para o Enem do Estratégia Vestibulares!

CTA curso Enem
Você pode gostar também