Prova UEPG 2023: o que levar, horários e mais informações!

Prova UEPG 2023: o que levar, horários e mais informações!

Confira os detalhes da prova da UEPG 2023, com ingresso em 2024; Veja horários, o que levar, e datas de divulgação do gabarito e resultado

Neste domingo (26) acontece a prova da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) 2023 com ingresso em 2024. Ao todo, 8.736 candidatos disputam as 1.495 vagas disponíveis no processo seletivo, um aumento de quase 1,2 mil pessoas em relação ao ano anterior.

A taxa de inscrição do vestibular foi de R$ 195,00 e houve isenção prévia por critérios socioeconômicos. Ao término do horário de duração das provas, é permitido levar o caderno de questões. Confira o que levar, horários, formato do exame e demais informações sobre a prova da UEPG 2023.

+ Vestibular UEPG 2023: locais de prova estão disponíveis; consulte o ensalamento
+ UEPG 2023: confira a relação candidato/vaga do vestibular

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Qual é o horário do vestibular UEPG?

A prova possui dois períodos e os portões serão abertos às 08h e 13h30h, com fechamento em meia-hora depois. As provas serão iniciadas 15 minutos após o fechamento dos portões, ou seja, respectivamente às 08h45 e 14h15. A prova do período da manhã tem três horas de duração, enquanto a da tarde possui uma hora a mais como limite, totalizando quatro.

O que levar na prova UEPG 2023?

O edital solicita que o candidato leve uma caneta esferográfica de material transparente e tinta de cores azul-escura ou preta, além de um documento oficial de identificação original.

O manual do candidato ainda reforça algumas proibições. Veja abaixo:

  • Utilizar telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico e/ou de comunicação;
  • For flagrado portando arma, telefone celular ou qualquer outro aparelho eletrônico ou de comunicação (ainda que desligado);
  • For flagrado portando os objetos pessoais não autorizados e que deveriam estar dentro da embalagem citada anteriormente;
  • Que se ausentar do local de provas, antes do término do horário de duração da etapa da prova que estiver sendo realizada.

Qual é o formato da prova UEPG 2023?

Na manhã a prova é vocacionada e tem duração de três horas. O candidato precisa responder a 45 questões divididas em três blocos de 15 questões. Ao todo são cinco grupos de provas possíveis, que são alinhados de acordo com os principais interesses de cada curso.

Cada um dos três blocos  de questões representa uma das sete disciplinas possíveis: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.

Na parte da tarde são quatro horas de prova, com 60 questões das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira — Inglês, Espanhol e Francês —, com cinco questões cada. 

Além das 60 questões, a parte da tarde também conta com a prova de redação. A banca escolhe um tema e solicita que o candidato faça um texto que pode ser uma carta aberta, um artigo dissertativo-argumentativo ou um resumo como gênero textual.

A prova conta com questões de alternativas múltiplas, que segundo o manual do candidato “são aquelas que apresentam, na Prova de Conhecimentos Gerais, até 4 (quatro) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04 e 08, e, na Prova Vocacionada, até 5 (cinco) alternativas, indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a soma dos números correspondentes às alternativas corretas”. 

“Para cada uma das questões de alternativas múltiplas, o candidato deve marcar, no local próprio do cartão de respostas, o valor numérico do somatório encontrado, obrigatoriamente com dois algarismos. O algarismo zero, mesmo que esteja à esquerda no número, deve obrigatoriamente ser assinalado”, afirma o documento.

Quando sai o gabarito e resultado da UEPG 2023?

O gabarito oficial da prova será divulgado até as 20h do mesmo dia (26) e o resultado final estará disponível no site do processo seletivo até o dia 22 de dezembro.

Cidades que aplicam a prova UEPG 2023

O vestibular UEPG 2023, ingresso 2024, será aplicado em 13 cidades do estado do Paraná. São elas:

  • Cascavel;
  • Curitiba;
  • Maringá; e
  • Ponta Grossa.

Principais cursos UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa conta com 44 cursos de graduação das mais distintas áreas. O vestibular oferece vagas para cursos como Medicina, Administração, Direito, Design, Jornalismo, Engenharia Civil, Farmácia, Odontologia, Agronomia, Geografia, História e Pedagogia, dentre outros.

Ingresse na UEPG com o apoio do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você encontra cursos específicos para a banca da UEPG, intensivos e extensivos, além de outros cursos por matérias, mentorias personalizadas, fórum de dúvidas e materiais exclusivos. Confira o que podemos oferecer para o seu aprendizado hoje mesmo!

CTA Curso UEPG
Você pode gostar também