Tema de redação Uerj 2022: “o princípio ‘certeza não é verdade’ deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?”

Tema de redação Uerj 2022: “o princípio ‘certeza não é verdade’ deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?”

Veja qual foi o tema de redação da Uerj 2022 e fique por dentro do gabarito e da correção do vestibular da maior estadual do Rio de Janeiro

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) aplicou neste domingo (20) o vestibular Uerj 2022. Os candidatos responderam a 60 questões objetivas, além de realizar a produção de uma redação dissertativa-argumentativa. O tema de redação escolhido pela banca foi:

"O princípio 'certeza não é verdade' deve orientar as pessoas na condução de suas vidas públicas e privadas?"

Saiba mais: Confira a correção ao vivo e o gabarito Uerj 2022

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Para produzir a redação era necessário que o candidato tivesse lido a obra “Uma janela em Copacabana”, de Luiz Alfredo Garcia-Roza, livro indicado pela banca especificamente para a prova de redação. Veja abaixo como foi feita a proposta de tema:

tema de redação uerj 2022

Tema de redação da Uerj foi abordado no Estratégia Vestibulares

O tema de redação escolhido pela banca foi uma das propostas de redação na aula especial de análise da obra “Uma janela em Copacabana” realizada pelo professor Fernando Andrade.

No livro digital da aula, o professor analisou na íntegra a obra indicada como obrigatória pela banca da Uerj e sugeriu diversas propostas de redação que poderiam ser abordadas na prova. Entre elas, a seguinte proposta:

“O tema de redação da Uerj está dentro do esperado porque está dentro dos temas abordados pela narrativa do livro ‘Uma janela em Copacabana’, tanto que esse tema foi contemplado na minha aula de análise de obra. Porém, é um tema que eu não acreditava que seria reeditado, porque foi um tema similar com o do ano passado, embora o romance fosse 1984″, comenta o professor de redação e Filosofia Fernando Andrade.

Para Fernando, a tema um tom filosófico que pode ser deixado os candidatos surpresos: “Embora a pegada filosófica tenha dificultado a vida dos candidatos, era possível, por exemplo, trabalhar esse recorte com temas do senso comum, do cotidiano e até mesmo da própria obra que tem muito a ver com a própria obra”.

O professor aponta três possíveis encaminhamentos para o tema de redação da Uerj, de acordo com o professor de redação do Estratégia Vestibulares:

1 – Discussão do tema abordado no livro “Uma janela em Copacabana”

“Um dos encaminhamentos possíveis seria pela discussão do que é o trabalho de um investigador de polícia, porque o romance é sobre isso. O investigador parte dos fatos e, a partir de uma determinada coerência na explicação desses fatos, ele pode chegar a hipóteses com uma alta probabilidade de acerto. Então, quando nós estabelecemos algum tipo de certeza, é importante saber que essa certeza não deve ser uma verdade absoluta, mas é possível chegar a certezas provisórias que expliquem alguma coisa, porque isso ocorre em um processo de investigação. Usar a própria história é um caminho.”

2 – Discussão de fake news e guerra de narrativas

“Outro caminho seria fazer a discussão em torno a um tema que as pessoas estão comentando hoje em dia, ou seja, as fake news e a guerra de narrativas. A gente condena as fake news porque elas colocam certeza em algo que a própria realidade vai mostrar que é falso. Seria outro caminho abordando as notícias sobre o que está acontecendo seja na Rússia ou nas eleições, por exemplo.”

3 – Discussão filosófica

“O terceiro caminho seria o da filosofia mesmo, que é a discussão sobre certeza, opinião e verdade, que está presente em Platão, por exemplo, no Mito da Caverna.”

? O que é o Mito da Caverna de Platão?

Uma das obras mais relevantes de Platão é o Mito da Caverna, em que prisioneiros estão dentro de uma caverna por toda a vida, e por isso acham que as sombras das coisas na parede são a realidade. Ele [Platão] supõe uma realidade dual, dividida em mundo inteligível e sensível, sendo que as ideias têm mais realidade que o real. Tal perspectiva teve reflexo em suas concepções políticas, éticas, metafísicas e até educacionais.

Assista a correção ao vivo do vestibular Uerj 2022

Confira a correção ao vivo da prova realizada pelos professores do Estratégia Vestibulares:

Como estudar para a Uerj 2022?

Se você quiser focar nos estudos e garantir uma vaga em uma das melhores universidades do o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Uerj, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre a Uerj 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso UERJ
Você pode gostar também