Tema de redação Unifesp 2023: “é possível conciliar mérito e bem comum?”

Tema de redação Unifesp 2023: “é possível conciliar mérito e bem comum?”

Confira qual foi o tema escolhido pela banca para o Vestibular Misto Unifesp 2023; prova continua na sexta-feira (13)

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) aplicou nesta quinta-feira (12) o primeiro dia do Vestibular Unifesp 2023, que é a prova mista que seleciona novos alunos para os cursos de Medicina e Ciências Biológicas da instituição federal.

Além de responder 25 questões objetivas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, os candidatos também produziram uma redação dissertativa-argumentativa sobre o seguinte tema:

"É possível conciliar mérito e bem comum?"

Confira abaixo os textos de apoio apresentado aos candidatos:

Veja o comentário do professor de redação do Estratégia Vestibulares, Fernando Andrade:

A proposta da Unifesp era bem capciosa, bastante interessante num certo ponto de vista, mas apresentava dificuldades para o candidato. 
A meritocracia é uma questão bastante ambígua, porque ela é, de um certo ponto de vista, interessante pois promove uma produção de bens sociais da melhor qualidade já que os indivíduos mais capacitados são reconhecidos pelo mérito e eles vão produzir algo que será importante para a sociedade. No entanto, a meritocracia, muitas vezes, acaba por apagar a importância da própria sociedade e dando mais importância ao indivíduo. Então, você tem uma sociedade brasileira desigual e essa desigualdade é, normalmente, justificada pela meritocracia.
Nesse sentido, a meritocracia tem dois lados e tem essa questão do bem comum, e quando se dá muito destaque à meritocracia se esquece que são produzidas por uma sociedade desigual. A questão do tema de redação era sobre isso, se era possível conciliar e era preciso ter essa contextualização do tema
Em outras palavras, não é um tema fácil. A coletânea ajudava, mas o problema é que muitos alunos não entendem essa relação do bem comum, republicanismo e como é essa relação tensa entre o que é social e o que é individual. Por fim, eu acredito que a prova foi exigente.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Calendário Vestibular Misto Unifesp 2023

  • Inscrições: 24/10 a 01/12/2022;
  • Pagamento da taxa: até 02/12/2022;
  • Locais de prova: 05/01/2023;
  • Enem: 13 e 20/11/2022;
  • Provas complementares: 12 e 13/01/2023; e
  • Resultado: março de 2023.

Como estudar para a Unifesp?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Unifesp, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e no Vestibular Misto da Universidade Federal de São Paulo, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre o Enem e sobre a Unifesp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Unifesp

Você pode gostar também