Temas de redação UFU 2022/2 abordam autismo e metaverso em duas propostas distintas

Temas de redação UFU 2022/2 abordam autismo e metaverso em duas propostas distintas

Com duas propostas diferentes, os temas de redação UFU 2022/2 pediram dois gêneros: uma carta de reclamação ou um texto de opinião; entenda mais sobre cada um deles

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aplicou neste domingo (27) o segundo dia de provas do vestibular 2022/2 da instituição. Os candidatos responderam duas questões discursivas por disciplina: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia, além de uma Redação.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Nos temas de redação do vestibular UFU 2022/2 a banca do processo seletivo solicitou que os concorrentes escolhessem entre uma carta de reclamação ou um texto de opinião. Confira abaixo quais foram os temas e encaminhamentos.

Veja também: Acesse o gabarito UFU 2022/2 da primeira fase

Situação A — Carta de reclamação

Na situação A a banca solicitava uma carta de reclamação à Agência Nacional de Saúde (ANS), questionando a postura da operadora de saúde sobre o direito constitucional à vida e à saúde dos usuários com base na suposição de que o candidato tenha convívio familiar com uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Para isso, foram apresentados dois textos que abordavam interrupções de tratamentos do transtorno devido aos altos valores cobrados por operadoras de saúde no sistema de coparticipação.

Situação B — Texto de opinião

Já na situação B, foi solicitado um texto de opinião com a proposta: “O metaverso será o futuro da humanidade?”. A banca pediu para que o candidato desenvolvesse um posicionamento sobre a indagação, com argumentos que justificassem a resposta apresentada.

Nos dois artigos apresentados pela banca, foram abordados temas como a idade do metaverso e alguns possíveis próximos passos, como um projeto de Mark Zuckerberg e alguns usos atuais, como reuniões interativas, treinamentos especializados e ampliação do mercado de trabalho, adaptada para a realidade físico-virtual.

Como foi a prova da UFU 2022/2?

A primeira fase do vestibular da UFU é formada por 88 questões objetivas, oito de cada uma das matérias: Biologia, Geografia, Filosofia, Física, História, Literatura, Língua Estrangeira, Matemática, Português e Sociologia.

A segunda etapa da UFU conta com uma prova discursiva que apresenta duas questões de cada disciplina, com um valor total de 40 pontos cada questão, e uma redação.

As questões são das seguintes disciplinas: Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

Como é a redação da UFU?

Assim como nas últimas edições, a UFU apresentou duas propostas de redação para os candidatos. Veja abaixo os temas de redação solicitados na última edição da UFU:

  • Carta de solicitação sobre ao representante do Ministério da Justiça, solicitando-lhe informações sobre a posição do Brasil em relação às tecnologias que aumentam o potencial humano e apresentando argumentos favoráveis ao uso dessas tecnologias; e
  • Editorial defendendo a implementação de cadeias inteligentes como opção viável para a solução de problemas sociais.

Como estudar para o vestibular da UFU?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na UFU no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da UFU 2022, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 1
Você pode gostar também