Unicamp anuncia mudanças nas questões do vestibular 2024 para acompanhar carga do Novo Ensino Médio

Unicamp anuncia mudanças nas questões do vestibular 2024 para acompanhar carga do Novo Ensino Médio

As mudanças afetarão tanto a primeira quanto a segunda fase do vestibular, e adicionarão as disciplinas de Sociologia e Filosofia

A Comvest, comissão responsável pelo vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), anunciou nesta terça-feira (21) mudanças nas questões do Vestibular Unicamp 2024. De acordo com o Diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, as alterações foram feitas para acompanhar a carga horária do Novo Ensino Médio.

As mudanças afetarão tanto a primeira quanto a segunda fase do vestibular, e adicionarão as disciplinas de Sociologia e Filosofia na prova de Ciências Humanas. Até o vestibular 2023, as questões de ambas as matérias eram formuladas junto com História e Geografia.

    Leia também:
    Novo Ensino Médio: saiba o que muda na hora de entrar na faculdade
    Enem 2024 terá questões discursivas e avaliação por área de conhecimento, aprova CNE
    Encceja: prova será reformulada por conta do Novo Ensino Médio

    Inscreva-se em nossa newsletter🦉

    Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

    O que muda na primeira fase do vestibular da Unicamp em 2024?

    A Comvest acrescentou quatro questões de Ciências Humanas e reduziu três questões de Ciências da Natureza na primeira fase do Vestibular Unicamp 2024. Sendo assim, a partir deste ano os candidatos responderão a 21 perguntas de Ciências da Natureza, 20 de Ciências Humanas, além das 31 de Matemática, Português e Inglês foram mantidas sem alterações.

    Foto: Comvest/Divulgação

    O que muda na segunda fase do vestibular da Unicamp em 2024?

    O primeiro dia da segunda fase do Vestibular Unicamp 2024 permanecerá sem alterações. Dessa forma, a prova continuará com 10 questões de Português, Inglês e Ciências, além da redação com duas propostas de textos para escolha do candidato.

    Foto: Comvest/Divulgação

    Já no segundo dia da segunda fase, a Comvest reduziu o número de questões de Matemática nas provas específicas para candidatos de cursos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. A partir deste ano, serão quatro questões de Matemática.

    No entanto, a mudança não acontece para os candidatos de cursos de Ciências Exatas, que permanecerão com as seis questões de Matemática.

    Além disso, nas provas específicas para cursos de biológicas, haverão oito questões de Biologia e seis de Química. Já para os candidatos de humanidades, serão seis perguntas de História, seis de Geografia, uma de Filosofia e uma de Sociologia.

    Foto: Comvest/Divulgação

    Saiba mais
    Calendário Vestibular Unicamp 2024: datas, inscrições, provas, resultado e mais
    Unicamp divulga obras obrigatórias dos vestibulares 2024, 2025 e 2026

    Como estudar para a Unicamp 2024?

    Para te ajudar a estudar para vestibular Unicamp 2024, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Unicamp!

    Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Unicamp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

    • Curso com livros digitais;
    • Correção ilimitada de redações;
    • Fórum de dúvidas;
    • Simulados com questões inéditas;
    • Questões comentadas;
    • Mapas mentais; e
    • Entre muitas outras vantagens.

    Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

    CTA Curso Vestibular Unicamp
    Você pode gostar também