Nada a ver ou nada haver: qual é a diferença?

Nada a ver ou nada haver: qual é a diferença?

Os termos existem, mas apresentam significados muito distintos. Veja como funcionam e exemplos

Muitas vezes termos parônimos acabam confundindo as pessoas na hora de escrever. O caso do artigo abaixo é mais um deles: haver e a ver são falados da mesma forma, mas trazem significados diferentes. Nada a ver ou nada haver: veja a forma correta de usar a expressão na escrita.

Nada a ver ou nada haver: qual é o correto?

O uso da expressão nada a ver é usada para indicar que algo não corresponde a algo que foi dito ou feito. Outras possibilidades envolvem não ser a respeito a ou não ser algo do interesse.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Já a expressão nada haver, nesse caso, não existe, já que haver é um verbo que vem do termo existir. A realidade é que é possível construir uma frase utilizando nada haver, mas ela não indicaria o modo mais usual. Veja mais abaixo.

Nada a ver: características e exemplos

Quando é usado o termo a ver no português, a intenção é mostrar a relação entre dois objetos ou duas pessoas. A negação — que aqui é representada pelo termo nada — é um complemento que indica que os objetos e pessoas não têm determinada relação. Veja exemplos abaixo:

  • Esse estilo não tem nada a ver com João;
  • Nada a ver ter que trabalhar aos domingos;
  • Estudar Inglês não tem nada a ver com estudar Biologia; e
  • Nossos problemas não tem nada a ver com a vida do vizinho.

Nada haver: como funciona?

O termo nada haver também existe, mas acontece quando há a indicação de que alguém não tem nada a receber, financeiramente falando. No caso, o advérbio nada se junta com o verbo haver:

  • Eu não tenho nada haver do dinheiro que minha família recebeu de herança;
  • Marcelo não tem nada a haver de seus patrocinadores; e
  • Joana não tem nada haver das comissões.

Mais dicas de estudo

Mexer ou mecher: qual o uso correto?
Cassar ou caçar: diferenças e como usar cada um
Perda ou perca: usos e exemplos

Nada a ver você ficar de fora dessa!

O Estratégia quer ver sua aprovação nos melhores vestibulares do país! Para que isso aconteça, você pode contar com cursos completos e com materiais exclusivos, simulados, Banco de Questões e muito mais! Confira tudo o que temos a te oferecer e seja Coruja você também!

CTA curso Enem
Você pode gostar também