Segue em anexo ou segue anexo: veja qual é a forma correta?

Segue em anexo ou segue anexo: veja qual é a forma correta?

Você já ficou curioso ao escrever um e-mail: devo usar ‘segue anexo’ ou ‘segue em anexo?’Saiba que essa é uma dúvida muito comum e que pode aparecer nos vestibulares. 

Por isso, o Estratégia Vestibulares preparou um artigo que resume a resposta para essa pergunta. Acompanhe a seguir!

Qual é o correto: segue em anexo ou segue anexo?

As duas grafias estão corretas, mas devem ser utilizadas em situações distintas. Geralmente, aparece no envio de e-mails, trabalhos e currículos. Abaixo, aprenda como usar cada uma das expressões!

Segue em anexo

A grafia “segue em anexo” indica que o objeto está contido, está inserido dentro do anexo. Nesse caso, a expressão é uma locução adverbial de lugar que demonstra onde está a informação principal. Dessa forma, admite as flexões de preposição em, num e no.

Imagine que você está enviando uma pasta que tem os documentos principais – ela é o anexo. Assim os documentos estão dentro do anexo (pasta).

Confira os exemplos a seguir:

  • Segue em anexo as fotos do casamento”;
  • Segue em anexo os portfólios da turma”;
  • Segue no anexo as assinaturas dos representantes do conselho”; e
  • Segue num anexo os documentos de transferência do estudante”.

Note que, independentemente da flexão dos substantivos, a expressão se mantém inflexível em gênero e número: “segue em anexo”, “segue no anexo” ou “segue num anexo”. Atente-se também para o fato de que “num” é considerada uma maneira informal de escrita.

Segue anexo

A expressão “segue anexo” considera “anexo” como um adjetivo, ou seja, é equivalente a “segue incluso”, “segue incorporado” ou “segue junto”. 

Por ter caráter adjetivo, essa expressão pode variar em gênero e número – assim, acompanha as flexões do substantivo a que se liga. Veja exemplos:

  • “Segue anexo o meu currículo”;
  • “Seguem anexos os documentos”;
  • “Segue anexa a proposta de redação”; e
  • “Seguem anexas as pautas da reunião de segunda-feira”.

Exercício

CESGRANRIO 1992

Qual a única concordância nominal indicada entre parênteses ACEITA pela norma culta?

a) Essa entidade beneficente está aceitando qualquer tipo de roupa usada e até de óculos _____ (velho)
b) Esses diretores não costumam aceitar nossas reivindicações, _____ que sejam elas. (qualquer)
c) Pode-se ver do alto daquele prédio as bandeiras _____ (brasileira e portuguesa)
d) _____ reclamações foram feitas sobre o descaso das autoridades. (Bastante)
e) Veio _____ ao requerimento a planta da casa a ser reformada. (anexo)

A começar pela alternativa E, o correto seria “veio anexa ao requerimento a planta da casa a ser reformada”, ou seja, o adjetivo deve flexionar conforme o substantivo “planta”. Assim, essa alternativa é incorreta!

Conforme os parâmetros da concordância nominal e verbal as frases corretas para A, B e D serão: 

  • “Essa entidade beneficente está aceitando qualquer tipo de roupa usada e até de óculos velhos” – uma vez que óculos é uma palavra plural e “velho” é o adjetivo que o acompanha em termos de gênero e número;
  • “Esses diretores não costumam aceitar nossas reivindicações, quaisquer que sejam elas.” – nesse caso, a palavra qualquer deve ser flexionada conforme o número de “nossas reivindicações”; e
  • Bastantes reclamações foram feitas sobre o descaso das autoridades.” – aqui, o termo “bastante” aparece como adjetivo e, por isso, é flexionado em número.

A alternativa C está correta porque abrange as duas formas de bandeiras, brasileira e portuguesa.

PUCCAMP 1997
A frase em que a concordância nominal está INCORRETA é:

a) As ferramentas que julgo necessárias para você consertar o motor, ei-Ias nesta caixa; deixo anexa, para seu próprio controle, uma relação delas.
b) É realmente louvável os esforços que vocês empreenderam para nos ajudar, portanto, qualquer que sejam os resultados, agradecemos muito.
c) Questões político-econômicas envolvem amplo debate, logo não considere inaceitáveis algumas indefinições referentes a esses pontos.
d) Muitas pesquisas recentes tornaram superadas algumas afirmações sobre a língua e a literatura portuguesas.
e) Passadas cerca de duas semanas, foram conhecidos os resultados do concurso que premiou o artista mais destacado do carnaval e de outras folias cariocas.

A frase da primeira alternativa está correta pois o adjetivo “anexa” se liga ao substantivo “relação” e está perfeitamente flexionado em número e gênero. 
As frases das outras opções estão corretamente escritas em termos de concordância nominal, semântica e sintática.

A construção da letra B, porém, está incorreta. Semelhante ao exercício anterior, não ocorre concordância nominal entre “qualquer” e “resultados”, de forma que a oração perfeita seria “É realmente louvável os esforços que vocês empreenderam para nos ajudar, portanto, quaisquer que sejam os resultados, agradecemos muito.”

Assim, a resposta da questão é a letra B.

Precisa escrever melhor? Acompanhe o Blog do Estratégia Vestibulares e aprenda dicas, diferenças e semelhanças entre as palavras e expressões!

Conheça também nossos cursos preparatórios para o vestibular:

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Veja outros temas relacionados:

Você pode gostar também