Veja quais profissões estão em alta para 2023

Veja quais profissões estão em alta para 2023

Confira quais são as previsões de profissões em alta para 2023 e os próximos anos, de acordo com uma série de levantamentos e estudos

O primeiro passo de muitos após a conclusão de uma graduação é procurar ou mesmo se firmar em uma profissão dentro de sua área de estudos. E o mercado de trabalho apresenta mudanças constantes, que vão desde a ampliação de vagas home office, como aconteceu nos últimos anos devido à pandemia, como até mesmo o aumento de cursos profissionalizantes para formados na universidade.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares listou algumas carreiras em alta para 2023, além de listar alguns comportamentos do mercado de trabalho para o futuro. Para isso, contamos com a ajuda de Danilca Galdini, Diretora de Insights do Grupo Cia de Talentos. Vamos lá?

Como será o mercado de trabalho em 2023?

A projeção para 2023 é um ano de recuperação, com o surgimento de novas vagas e boas oportunidades. Já são quase três anos desde o início da pandemia, que alterou, e muito, diversos setores no Brasil e no mundo.

Danilca comenta que as buscas tendem a ser mais assertivas dentro das corporações. “Vagas não vão deixar de existir, mas as empresas tendem a ser cada vez mais estratégicas em suas contratações”.

O Guia Salarial 2023, da consultoria Robert Half, afirma que 47% das empresas que participaram da pesquisa pretendem abrir novas vagas de emprego neste ano e apenas 4% não têm planos para contratar no mesmo período. 

O que o mercado de trabalho espera de profissionais recém-formados?

Diversas habilidades são citadas quando falamos de mercado de trabalho, e Danilca listou algumas que as empresas esperam de profissionais que estão saindo das universidades brasileiras. 

“As soft skills, ou habilidades socioemocionais, são muito importantes porque elas são indispensáveis no dia a dia de qualquer time. Por isso, além de desenvolver competências técnicas, é importante olhar para habilidades como autoconhecimento, comunicação e visão de negócios desde cedo”, afirma.

“Mentalidade de crescimento é algo que tem sido muito buscado nas pessoas candidatas porque essas pessoas têm como característica a busca constante porque desenvolvimento, aprendizado, trocas de informações e contribuem não apenas na sua área de atuação como em outros projetos também, beneficiando a empresa como um todo”, complementa a executiva.

Outro ponto destacado foi o fato de que o mercado busca, em seus novos talentos, novas ideias, e que essas ideias sejam aderentes e inovadoras, que complementem e tragam soluções para os vários desafios que surgem em um negócio.

Quais características são mais procuradas pelas empresas?

Danilca cita “proatividade, engajamento e perfil colaborativo” como pontos em comum, mas ela pontua que não existe uma regra, já que cada vaga traz uma necessidade. “Por exemplo, para uma posição de atendimento ao público ter habilidades de comunicação é superimportante, para uma vaga mais técnica, a capacidade analítica pode ser fundamental”, complementa.

O mercado de trabalho no mundo digital seguirá como tendência?

Com postos cada vez mais tecnológicos, trabalhos remotos ou híbridos mais presentes em nossa sociedade e atuação constante de Inteligência Artificial como solucionadora de problemas, o mercado de trabalho está se tornando também mais digital.

Na avaliação de Danilca, é necessário se preparar para essa realidade, estando bem informado e acompanhando as novidades tecnológicas que surgem. “É importante gostar de aprender coisas novas porque novidades surgem o tempo todo”. 

Um levantamento da Sodexo apontou que 92% dos entrevistados desejam continuar trabalhando remotamente. Os principais motivos apontados são evitar o transporte público, ter menos estresse e cansaço, sentir-se mais seguro e economizar tempo.

“Como o digital é muito amplo, analise como você pode se beneficiar no digital na sua área de atuação e estude, teste na prática, troque com amigos sobre tendências e acompanhe quem fala sobre o assunto”, pontua Danilca. 

Veja cursos em alta para 2023

Listamos cursos cujas áreas e diversas profissões estarão em alta em 2023. Vale ressaltar que, para listarmos os cursos apontados, reunimos informações de  diversos levantamentos e estudos. Portanto, se você já pensa em como estruturar sua carreira após se formar, acompanhe a lista abaixo:

Turismo

O crescimento no setor foi indicado já em 2022, quando o mercado passou a registrar números próximos ou superiores ao período pré-pandemia. Um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (Fecomércio) aponta um crescimento de 53,6% no faturamento do setor em 2023.

A projeção foi realizada com base em resultados do terceiro trimestre de 2022, em que mais da metade das empresas que participaram do estudo afirmaram ter elevado em mais, pelo menos, o dobro de seu faturamento considerando o mesmo período em 2021.

Com isso, setores próximos como hotelaria e aviação também estão otimistas, e preveem aumento no volume de hóspedes e passageiros. Assim, cursos que envolvam turismo e outros próximos contarão com alta de empregos e investimentos.

Psicologia

A preocupação e a busca por assuntos relacionados à saúde mental vem sendo cada vez maior entre os brasileiros. A pesquisa Global Health Service Monitor, desenvolvida pela empresa Ipsos, e obtida pela BBC News Brasil, aponta que em 2018, apenas 18% dos brasileiros indicavam que tópicos como ansiedade e depressão eram fontes de inquietude.

Esse número aumentou para 27% no ano seguinte, 40% em 2021 e 49% em 2022, o que representa um aumento de 2,7 vezes em um período de quatro anos. A forma que tais transtornos são vistos pelos brasileiros se modificou e hoje conta com maior compreensão e aceitação por diversos setores da sociedade.

Soma-se isso ao fato de que 83,5% dos psicólogos notaram um aumento de demanda durante a pandemia, segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psicologia de Saúde (ABPS). Há, portanto, um aumento de demanda na área, notado, inclusive, ao longo dos últimos anos.

Cursos de saúde

Com a pandemia, houve aumento de vagas e também de procura pelos cursos da área da saúde no Brasil. Acompanhe algumas profissões relacionadas e suas situações.

Fisioterapia

Segundo levantamento da empresa de recrutamento Catho, a procura por fisioterapeutas respiratórios cresceu 4.480% desde 2020, o que levou a profissão a ser a com maior demanda durante a pandemia. Ainda segundo a pesquisa, mesmo em um cenário mais controlado, ainda há vagas disponíveis no setor.

Enfermagem

Tanto o técnico de enfermagem, como o enfermeiro viram um aumento relevante nas vagas abertas. O cargo de enfermeiro de terapia intensiva (UTI) registrou aumento de 820% nas contratações, por exemplo. Há ainda um aumento de concursos para a área, além da discussão sobre o piso salarial da profissão, que ainda não se encerrou.

Medicina

A falta de médicos para suprir a demanda do país foi tema político nas últimas décadas. Fato é que o curso conta com a maior empregabilidade dentre todos os analisados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com 97% de contratados.

Farmácia

A pesquisa Benchmarking de Expectativas da Indústria Farmacêutica 2022-2023, produzida pelo Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) aponta que o crescimento do setor em valores no varejo deve ser de quase 13% o que gera uma expectativa de de recuperação de empregos em todo o setor.

Direito

O Guia de Empregos da Robert Half indica uma crescente no que diz respeito ao Direito Digital nos últimos anos. Consultoria e atuação especializada em segurança de dados são pontos destacados, principalmente se considerarmos que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) passou a aplicar punições em 2021.

Portanto, a correlação entre o mundo jurídico e corporativo está em alta e os profissionais que se anteciparem a tal tendência levarão vantagem no mercado. Dentre as áreas em destaque estão o compliance, Direito Civil e Empresarial, análise de privacidade e o Direito Ambiental, com o aumento do interesse por ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação

Quando falamos da área de tecnologia, são muitas as perspectivas e tipos de trabalho. O profissional formado em Tecnologia ou Sistemas da Informação precisará se especializar e conhecer o mercado para se encaixar em uma função específica.

O LinkedIn listou 25 cargos que mais crescem no Brasil, e a maioria é relacionada à tecnologia, seja para programação, inovação, cibersegurança, desenvolvimento de sistemas ou estruturação e aproveitamento de dados.

Marketing

O marketing também é uma área destacada no levantamento da plataforma de vagas. O profissional pode ser requisitado na análise e estratégia de uma marca, identificando oportunidades de crescimento, desenvolvendo produtos e buscando clientes para os mais diversos negócios. 

A responsabilidade de identificar e planejar passos para conquistar e alcançar novos clientes para uma empresa é cada vez mais específica e especializada. E o mundo digital exige que o conhecimento em tecnologia seja muito bem explorado pelo formado no curso.

Administração

Cargos de gestão e vendas também apresentaram alta em 2022, e trazem boa perspectiva para 2023. Um levantamento do site de emprego Infojobs apontou um crescimento de 9,6% de vagas no primeiro semestre do ano passado no setor Comercial e de Vendas, representando 29,1% de todo o levantamento.

Além disso, o levantamento apontou também um aumento de 25,8% de vagas em Administração, setores em que um formado no curso tem amplo espaço de atuação. São áreas que também contam com projeção de alta no levantamento do LinkedIn para o ano, em vagas como Capacitação em Vendas, Representante de Desenvolvimento de Negócios e Diretor de Receita.

Economia

A escassez de mão de obra qualificada faz com que setores do mercado financeiro enfrentem dificuldades para preencher suas vagas. A consultoria Robert Half, em seu guia, afirmou que bancos de investimentos, fundos variados e fintechs devem liderar contratações na área em 2023.

Ainda que os perfis sejam variados, formados em Economia trazem da graduação uma base sólida para entrar no mercado financeiro e buscar postos de trabalho com perspectivas de crescimento reais em poucos anos.

Seja um universitário com o apoio do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem cursos intensivos e extensivos voltados para as mais diversas instituições de Ensino Superior públicas e privadas do País. Além disso, nossa plataforma oferece Banco de Questões, redações ilimitadas e com correções rápidas e eficientes, simulados e muito mais! Confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 4