Faculdade de Design Gráfico: como é o curso, carreira, grade curricular e mais

Faculdade de Design Gráfico: como é o curso, carreira, grade curricular e mais

Saiba tudo sobre a graduação que forma profissionais para trabalhar com projetos gráficos

27 de abril é o Dia Mundial do Design Gráfico, e para comemorar a data, o Estratégia Vestibulares preparou mais um texto completinho sobre profissões para te ajudar na hora de escolher uma carreira.

Se você tem afinidade com artes, desenhos e comunicação visual, a graduação em Design Gráfico pode ser o que você procura. Veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o curso e a profissão.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que é Design Gráfico?

O leque de áreas do Design é bem amplo, incluindo profissões como o Design Gráfico, de Produto, de Moda e de Interiores, por exemplo. A palavra “Design” vem do latim “designare”, que tem como significado os verbos “desenhar”, “projetar” e “representar”.

Quando falamos especificamente do Design Gráfico, estamos tratando da área profissional responsável pela parte estética. São os designers gráficos que trabalham a comunicação visual para criação de peças gráficas com os mais diversos propósitos. A Corujinha do Estratégia Vestibulares, ali em cima, é criação de um designer gráfico, sabia?

Outros exemplos do trabalho dos designers gráficos são as imagens que vemos nos outdoors nas ruas, a embalagem do nosso suco favorito, a aparência dos aplicativos presentes no nosso dia a dia e até aqueles jogos que passamos horas jogando nos consoles ou no computador.

Como funciona o curso de Design Gráfico?

As Diretrizes Nacionais do Curso de Design, instituídas pelo Ministério da Educação (MEC) para a graduação em Design Gráfico, determinam que a carga horária mínima do curso é de duas mil e quatrocentas horas. Como esse tempo é distribuído na grade curricular, fica a critério das instituições de ensino, mas, geralmente, os cursos de bacharelado duram quatro anos.

As Diretrizes do MEC são documentos que as universidades e institutos precisam considerar durante a criação de um curso. No caso de Design Gráfico, elas não exigem estágios ou o trabalho de conclusão de curso (TCC), ficando a critério da instituição de Ensino Superior implementar ou não.

Geovani Oliveira Abel, estudante do quinto ano de Design Gráfico na Universidade Estadual Paulista (Unesp), conta que, mesmo sem a necessidade do diploma, optou por ingressar na graduação e percebeu, graças a isso, que a profissão não se trata apenas da operação de softwares.

“O curso é muito voltado para idealização e realização de projetos num geral, o designer sempre está em contato com as mais diversas áreas e saber conseguir fazer um projeto ali é muitas vezes mais importante que operar um software complexo, acho que sempre vai existir um espaço pra esse designer mais projetista no mercado de trabalho”, explica.

Grade curricular de Design Gráfico

As Diretrizes que regem os cursos de graduação em Design Gráfico ainda determinam conteúdos básicos, específicos e teórico-práticos para serem considerados na criação da grade curricular por cada instituição de Ensino Superior. Confira:

Conteúdos básicos:

  • História e teorias do Design em seus contextos sociológicos, antropológicos, psicológicos e artísticos;
  • Técnicas de projetos;
  •  Meios de representação
  • Comunicação e informação;
  • Relação usuário/objeto/meio ambiente; 
  • Estudo de materiais e processos;
  • Gestão; e
  • Relações com a produção e o mercado.

Conteúdos específicos:

  • Produções artísticas;
  • Produção industrial;
  • Comunicação visual;
  • Interface;
  • Modas;
  • Vestuários;
  • Interiores; e
  • Paisagismos.

Conteúdos teórico-práticos

  • Domínios teóricos da prática profissional;e
  • Atividades complementares específicas. 

Áreas de atuação e mercado de trabalho de Design Gráfico

Em um mundo que demanda cada vez mais por uma comunicação visual assertiva, um designer gráfico tem várias possibilidades de trabalho, da editoração ao audiovisual. Conheça algumas:

  • Setores de marketing;
  • Agências de publicidades;
  • Estúdios de Design;
  • Produtoras audiovisuais e emissoras de TV;
  • Gráficas; e
  • Empresas de embalagens/estampas.

“O Brasil é cheio de vagas para designers gráficos e isso é uma vantagem, se você tem um portfólio bom é bem fácil arrumar uma vaga com uma remuneração média,  mas muitas das vagas, principalmente na área de marketing, acabam sendo puramente de operação de softwares, deixando o designer de fora da idealização do projeto”, explica Geovani.

Carreira acadêmica

Para trabalhar com Design Gráfico no Brasil, não é exigido formação de nível superior, mas para aqueles que escolherem esse curso de graduação, há a possibilidade de seguir uma carreira acadêmica. Ou seja, com titulação de mestrado e ou doutorado, é possível ser professor universitário e desenvolver pesquisas científicas na área.

Leia também:

Perfil profissional: características e diferenciais de um designer

O MEC exige que os cursos de graduação em Design Gráfico ofereçam a possibilidade de “capacitação para a apropriação do pensamento reflexivo e da sensibilidade artística, para que o designer seja apto a produzir projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, estéticas culturais e tecnológicas, observados o ajustamento histórico, os traços culturais e de desenvolvimento das comunidades bem como as características dos usuários e de seu contexto socioeconômico e cultural”.

“Acho que facilita chegar no curso com algumas aptidões de desenho, pintura, criatividade e artesanato, principalmente por causa da prova de habilidades que é de desenho e criatividade, mas o primeiro ano do curso ensina bastante isso, principalmente a exercer a criatividade”, comenta Geovani.

Expectativas e realidades do Design Gráfico

Criar expectativas sobre o curso para o qual você está prestando o vestibular é mais do que natural, por isso, é importante conhecer bem a realidade da graduação em questão, para no fim escolher o que mais combina com você, e no caso do Design Gráfico não é diferente.

Geovani conta que antes de ingressar na  graduação, imaginava que as aulas seriam mais rígidas e teóricas, mas que, ao trocar experiências com colegas de outros cursos, percebeu uma diferença: “Acabei notando que o curso de design dá uma liberdade bem grande de escolha da área do Design Gráfico que você quer seguir e também te força a por muito a mão na massa com muita atividade prática”.

Principais universidades que oferecem o curso de Design Gráfico

Conheça algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem a graduação em Design Gráfico:

  • Universidade Estadual Paulista (Unesp);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Cursos próximos a Design Gráfico

Arquitetura e urbanismo

Os arquitetos urbanistas são os profissionais formados para idealizar obras de construção civil pensando em garantir harmonia entre o projeto, os espaços urbanos e a qualidade de vida da população.

Desenho e animação 

Ainda com poucos cursos no Brasil, a graduação em Desenho e animação forma profissionais que trabalham com ilustrações e animações utilizadas no cinema, na publicidade, nos jogos de videogame, aplicativos de smartphones e muito mais. 

Além disso, eles também são capacitados para desenvolver maquetes digitais para os ramos da Arquitetura e da Engenharia Civil.

Veja também: 50 melhores cursos de Design, segundo o MEC

Conquiste sua aprovação com o Estratégia Vestibulares

Chegou até aqui e percebeu que Design Gráfico é a sua profissão dos sonhos? Seja qual for a resposta, o Estratégia Vestibulares oferece toda uma estrutura de excelência que vai te preparar para o vestibular que deseja!

Conte com professores especializados nas bancas dos maiores vestibulares do País, além de material e Banco de Questões completos, atualizados e focados na prova. Com a Coruja você também tem revisões de véspera, monitorias, correções ilimitadas de redações e muito mais vantagens.

Você pode gostar também