Psicologia: curso, carreira, mercado, salários e mais
Com aumento na procura, o curso de Psicologia está em alta. Colagem: Lucas Zanetti

Psicologia: curso, carreira, mercado, salários e mais

A faculdade de Psicologia está em alta. Confira mais detalhes sobre o curso, a carreira e áreas de atuação de quem se forma

O curso de Psicologia é um dos mais populares das humanas, com nota de corte média de 725.17 pontos pelo Sisu 2020. Existem funções que envolvem áreas como esportiva, saúde, policial, educacional, social e outras.

Para você ter uma ideia, o curso de Psicologia na Universidade de São Paulo (USP) é o quarto mais concorrido, atrás apenas das três graduações em Medicina oferecidas pela instituição. São 78,1 candidatos por vaga no curso da cidade de São Paulo e 41,9 para Ribeirão Preto, ocupando o nono lugar no ranking.

Se você está estudando para o vestibular e pretende seguir essa carreira, acompanhe o conteúdo que preparamos. Vamos falar sobre a grade curricular, mercado de trabalho, perfil do profissional e mais. Confira.

O que é Psicologia?

Segundo o dicionário Michaelis, a Psicologia é: “ciência que trata da mente e dos fenômenos, estados e processos mentais. Ciência do comportamento humano e animal em suas relações com o meio social e físico. Conjunto dos traços e processos psicológicos característicos de um indivíduo ou de um grupo e determinante de seu comportamento”.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Por estudar os processos mentais e seus comportamentos, a Psicologia compreende os pensamentos, sentimentos, atitudes e ideias humanas, a fim de identificar padrões, distúrbios emocionais ou de personalidade e agir sobre a saúde mental.

A Psicologia surgiu como um campo da medicina, e se tornou uma ciência para abordar as questões mentais de uma maneira mais completa e ampla, além dos aspectos biológicos do cérebro e suas reações. Inclusive, existe um amplo número de livros que abordam a área, como indicamos em nosso blog.

Como funciona o curso de Psicologia

Dentro do curso de Psicologia, é possível fazer a licenciatura para dar aulas na área e também o bacharelado, que é destinado para quem pretende fazer pesquisa ou atuar no campo.

Geralmente o curso de Psicologia tem duração de cinco anos, com estágio obrigatório de pelo menos 200 horas. Muitas universidades também exigem a entrega de um trabalho de conclusão de curso (TCC).

Maria Fernanda Alves, Psicóloga e Orientadora Vocacional do Estratégia Vestibulares, destaca a importância da pesquisa na hora de escolher o curso que você pretende fazer.

“É importante pesquisar bastante sobre o curso e sobre as possibilidades de atuação e pensar como isso contribui e versa com o seu projeto de vida. Ah, também é importante buscar explorar o seu interesse por Psicologia, entender o que te atrai e também buscar quebrar possíveis estereótipos da profissão que são construídos pela TV (filmes, séries, novelas) e que podem estar influenciando sua escolha”.

Grade curricular de Psicologia

Ao longo dos dez semestres, as matérias da grade curricular de Psicologia são diversas. De sociologia a filosofia, passando por neuroanatomia, psicanálise e psicopatologias.

Além das citadas, também tem disciplinas que tratam da relação entre um determinado assunto com a Psicologia, como arte, gênero, serviços públicos, social, aprendizagem, saúde, gestão de pessoas e outros. 

A Universidade de São Paulo tem mais de 70 disciplinas oferecidas, dentre obrigatórias e optativas. Confira algumas abaixo: 

  • Genética Humana;
  • História e Filosofia da Psicologia;
  • Psicologia da Aprendizagem;
  • Neurociência;
  • Perspectivas de Pesquisa em Psicologia;
  • Análise Experimental do Comportamento;
  • Psicologia da Personalidade;
  • Linguagem e Pensamento;
  • Diferenças, Construção Social e Constituição Subjetiva;
  • Terapias Comportamentais;
  • Psicologia Sensorial;
  • Psicologia e Educação;
  • Ética Profissional em Psicologia;
  • Psicologia Institucional;
  • Bases Genéticas do Comportamento;
  • Psicologia do Excepcional;
  • Intervenções Clínicas: Princípios e Possibilidades;
  • Internacionalização: Processos Migratórios e Sofrimento Psíquico;
  • Psicologia Social do Trabalho e das Organizações.

Caso queira saber mais, é possível consultar a proposta de Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Psicologia do Ministério da Educação (MEC). Nela, você encontra os princípios e compromissos, competências básicas, habilidades e eixos estruturantes do curso. Além disso, pode conferir regras como duração, atividades acadêmicas e condições para o funcionamento do mesmo.

Mercado de trabalho na Psicologia

O mercado de trabalho para quem se forma em Psicologia tem várias áreas de atuação, passando por clínicas, tratamentos terapêuticos e até mesmo ações voltadas para recursos humanos. 

Maria Fernanda fala também sobre como o psicólogo é visto. “A imagem de psicólogo que a maior parte da população tem é do psicólogo clínico, que atua em um consultório particular fazendo psicoterapia”.

“Mas os psicólogos estão presentes em empresas, escolas, hospitais, órgãos públicos, centros de treinamento de esportes, enfim, o psicólogo é um profissional importante em diversas áreas”, completa. Veja algumas dessas atuações abaixo:

Psicologia clínica

O profissional atende pacientes de forma coletiva ou individual e busca diagnosticar  transtornos emocionais ou até mesmo inquietações. A partir daí, ele busca propor soluções em sessões, geralmente semanais, que podem durar anos de acompanhamento.

Orientação profissional

Auxilia nas escolhas profissionais de pessoas em diversos momentos de carreira, ou até mesmo na escolha de uma profissão. Nessa área, o psicólogo identifica o perfil das pessoas, traça planos de ação e acompanha a evolução de cada caso.

Psicologia esportiva

O profissional vai ter como objetivo melhorar o desempenho dos atletas para que os resultados sejam alcançados em suas respectivas competições. Além do rendimento, o psicólogo pode promover a melhora no clima entre os membros de uma equipe e até mesmo ajudar na compreensão e importância do papel de cada pessoa no projeto.

Psicomotricidade

Busca desenvolver atividades que unem o lúdico e o pedagógico para identificar dificuldades e desenvolver potenciais de crianças e pessoas em processo de recuperação psicomotora.

NeuroPsicologia

Estuda funções cognitivas como atenção, linguagem, memória e lógica, integrando conceitos da Psicologia com neurociência. O objetivo é identificar padrões de comportamento e como o cérebro atua com estímulos variados.

Psicologia jurídica

Faz acompanhamento psicológico em casos que necessitam de intervenção jurídica, como processos de adoção, avaliações psicológicas de detentos em processo de ressocialização e assistência a vítimas de crimes diversos.

Psicologia social

Atua em espaços institucionais ou comunitários promovendo políticas públicas que envolvam a saúde mental da população em geral ou de uma faixa específica. Busca compreender também a influência da sociedade em alguns comportamentos individuais ou coletivos.

Psicologia hospitalar

Faz parte de uma equipe multidisciplinar que atende pessoas hospitalizadas e seus parentes. Oferece apoio psicológico para que as pessoas superem situações de morte de entes queridos, procedimentos cirúrgicos e doenças em geral.

Psicologia educacional

Atua em instituições de ensino, promovendo práticas que desenvolvam procedimentos educacionais e de aprendizagem. Também participa de intervenções, quando necessárias, sobre determinados comportamentos vistos como prejudiciais.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o salário médio de um psicólogo é de R$ 2.807. A remuneração de um psicólogo é bastante diversa e varia de acordo com a área em que ele trabalha. Não há uma resolução sobre piso e teto salarial no Conselho Federal de Psicologia. 

Para ser um profissional da Psicologia, é necessário reunir competências como empatia e paciência, já que a área vai lidar com os problemas e situações de terceiros.

Ter perfil analítico também é um ponto necessário para quem deseja ser psicólogo, já que será necessário identificar possíveis transtornos mentais e sofrimentos psíquicos do paciente ao longo dos atendimentos e propor soluções para as questões apresentadas. 

Além disso, é necessário deixar de lado ideias preconceituosas e crenças pessoais no exercício da profissão. Colocar-se no lugar de escuta como psicólogo requer um distanciamento da própria história de vida, princípios e convicções ao atender qualquer paciente.

Maria Fernanda comenta sobre o perfil da área. “A Psicologia é uma ciência e profissão muito diversa, pode acolher profissionais com diversos perfis, já que conta com muitas áreas de atuação”.

Principais universidades que oferecem o curso de Psicologia

Segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), esses são as 10 melhores universidades do país para fazer o curso de Psicologia:

  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
  • Universidade de Brasília (UnB);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP);
  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp);
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Cursos próximos a Psicologia

A Psicologia pertence ao campo de conhecimento de humanas, que estudam as relações do ser humano de diversas formas. Ainda assim, são muitos os cursos que se relacionam com a área, justamente pela característica multidisciplinar que ela possui.

Maria Fernanda comenta que são vários os caminhos possíveis na graduação do curso. “É uma profissão que ‘conversa’ com muitas outras áreas e, dependendo da instituição, é possível focar mais na formação que prepara para atuação organizacional, hospitalar, educacional, e outras, o que são as chamadas ênfases”.

Portanto, é possível relacionar o curso com Antropologia, Medicina, Pedagogia, Serviço Social, Filosofia, Sociologia, Administração, História, Ciências Sociais, Direito, Recursos Humanos, Comunicação e outras diversas áreas do conhecimento.

Saiba como o Estratégia Vestibulares pode te ajudar a cursar Psicologia

Pensa em cursar Psicologia? No Estratégia Vestibulares você conta com cursos intensivos especializados, simulados com questões inéditas, mentorias, fórum de dúvidas e muito mais! Confira nossas vantagens e faça parte do time coruja agora mesmo.

CTA curso Enem

Veja também:

Você pode gostar também
famosos-que-estudaram-usp
Leia mais

19 famosos que estudaram na USP

O Portal Estratégia Vestibulares listou 19 personalidades, entre elas cantores, escritores, atores e políticos que são uspianos; confira