Muitas pessoas fazem duas ou mais graduações ao longo da vida, seja para adquirir novos conhecimentos, migrar de área ou buscar um sonho antigo, por exemplo. E diversas instituições de Ensino Superior oferecem processos seletivos específicos para esses estudantes, conhecidos como portadores de diploma.
É nesse contexto que muitos estudantes revivem o sonho de entrar na graduação em Medicina, o que seria um novo curso em sua trajetória. Mas não é tão simples, ainda que haja essa possibilidade, ela não é comum. Entenda alguns exemplos abaixo.
Navegue pelo conteúdo
É possível ingressar no curso de Medicina como portador de diploma?
Existem instituições que possuem como opção ingressar em cursos variados como portador de diploma e Medicina pode estar entre as graduações disponíveis. Mas, na maioria delas, isso não acontece, já que a maioria desses processos seletivos envolve vagas ociosas, o que praticamente não acontece no curso devido a alta demanda.
A Universidade de Uberaba (Uniube), por exemplo, disponibiliza vagas em seu curso de Medicina em um processo seletivo exclusivo para portadores de diploma, mas a iniciativa é rara.
Medicina é de Humanas, Exatas ou Biológicas?
15 filmes sobre Medicina para quem quer estudar o curso
Na Universidade de Brasília (UnB) existe um processo seletivo que envolve transferências externas e ingresso para portadores de diploma, mas as vagas disponibilizadas são ociosas e não contam com Medicina.
Já na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) também há o edital de vagas ociosas, mas, além de não possuir vagas para Medicina, os portadores de diploma são considerados os últimos a serem contemplados na ordem de prioridades demonstrada abaixo:
- 1º – Transferência Externa – Classe I (Transferência para curso homônimo ao de origem);
- 2º – Transferência Externa – Classe II (Transferência para curso homônimo ao de origem, porém, de modalidades diferentes (bacharelado ou licenciatura);
- 3º – Transferência Externa – Classe III (Transferência para curso de nome distinto ao de origem, porém da mesma área de conhecimento);
- 4º – Estrangeiros Portadores de Visto de Refugiado, Humanitário ou Reunião Familiar; e
- 5º – Portador de diploma.
Portanto, a possibilidade existe, mas cabe consultar os editais para saber se há, ou não, vagas para o curso de Medicina. Algumas instituições privadas oferecem a possibilidade em processos seletivos facilitados. As vagas oferecidas aos portadores de diplomas podem contar apenas com análise curricular, provas ou somente redação.
Garanta sua sonhada vaga no curso de Medicina
Seja instituição pública ou particular, a estrutura do Estratégia Vestibulares tem tudo o que você precisa para se preparar para o vestibular de Medicina: professores especializados nas bancas das provas, vídeo-aulas, PDFs, correções ilimitadas de redações, revisões de véspera, salas VIP e muito mais. Conheça nosso material e estude com a Coruja!