Você sabia que o Brasil está presente em diversos rankings que avaliam instituições de ensino superior do mundo todo? Confira agora alguns dos mais conhecidos e renomados indicadores e avaliadores das universidades.
Navegue pelo conteúdo
Times Higher Education (THE)
O ranking britânico, e um dos maiores indicadores de qualidade do Ensino Superior do mundo, avalia de acordo com cinco áreas: ensino, citações, perspectivas internacionais e renda gerada com transferência de tecnologia.
Neste ano, mais de sete universidades do top 10 são brasileiras. Com 177 universidades de treze países latino-americanos, o Brasil conta com 67 universidades, sendo assim o país mais representado. Confira abaixo a posição destas instituições:
- 2° lugar: Universidade de São Paulo (USP)
- 3° lugar: Universidade de Campinas (Unicamp)
- 5° lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- 7° lugar: PUC-Rio
- 8° lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- 9° lugar: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- 10° lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Center of World University Rankings (CWUR)
Criado em 2012, o ranking com sede nos Emirados Árabes, avalia as instituições de Ensino Superior de acordo com quatro indicadores: qualidade de educação, empregabilidade de ex-alunos, qualidade do corpo docente e o desempenho da pesquisa desenvolvida.
O CWUR avaliou mais de 19.788 universidades em sua última edição e a Universidade de São Paulo (USP) foi classificada em 105°, estando entre as 0,6% melhores universidades do mundo.
Instituições como Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ocupavam as 347°, 360° e 421° posições, respectivamente. Confira abaixo mais instituições classificadas no CWUR:
- 105° lugar: Universidade de São Paulo (USP)
- 347° lugar: Universidade de Campinas (Unicamp)
- 360° lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- 421° lugar: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
- 474° lugar: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- 503° lugar: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- 607° lugar: Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
- 620° lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)
- 697° lugar: Fundação Oswaldo Cruz
- 726° lugar: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
QS World University Rankings
A empresa britânica Quacquarelli Symonds realiza um ranking anual com as melhores instituições de ensino superior do mundo. Sua classificação é calculada a partir de seis indicadores: reputação acadêmica, reputação no mercado de trabalho, reputação de alunos e professores em dedicação exclusiva, trabalhos acadêmicos publicados, professores estrangeiros e alunos internacionais.
Veja abaixo as universidades brasileiras avaliadas e as posições em que aparecem:
- 115° lugar: Universidade de São Paulo (USP)
- 233° lugar: Universidade de Campinas (Unicamp)
- 380° lugar: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Ficou interessado em ingressar alguma das universidades presentes nestes rankings? Não deixe de conferir nossos artigos, cursos e simulados para conquistar a vaga dos seus sonhos!
Veja também: + 100 melhores universidades de Odontologia do Brasil + Como estudar artes para o vestibular e o Enem? + Veja dicas para passar nas universidades mais concorridas