Quando começam as inscrições do Prouni 2023/2?
Foto: Agência Brasil

Quando começam as inscrições do Prouni 2023/2?

Não sabe quando começam as inscrições do Prouni 2023/2? Veja o que foi divulgado até o momento sobre o programa de bolsas do governo

As inscrições do Prouni 2023/2 começam em 27 de junhoe vão até o dia 30 de junho. Essa informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC).

Nessa edição, poderão participar aqueles que fizeram o Enem 2021 e 2022.

Para saber quando começam as inscrições do Prouni 2023/2 em primeira mão, acompanhe o Portal Estratégia Vestibulares.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Quais são as bolsas do Prouni 2023/2?

Nesta edição, podem participar da seleção aqueles que tiveram bolsas parciais ou que pagaram integralmente as mensalidades em escolas privadas durante o Ensino Médio. A regra que continua válida é a baixa renda:

  • Bolsas integrais: concedidas para estudantes com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio;
  • Bolsas parciais: desconto de 50% nas mensalidades concedido para estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Cotas

Para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) ou para pretos, pardos e indígenas, os percentuais de oportunidades disponibilizadas seguirão o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em cada local de oferta.

Documentação que comprove renda ou deficiência

A partir da Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), as instituições de Ensino Superior poderão dispensar a obrigatoriedade da apresentação da documentação que comprovem a renda ou deficiência se o participante tiver tais informações em bancos de dados de órgãos governamentais. 

Instituições públicas e Fies

Para os estudantes matriculados em instituições superiores públicas ou que participam do Financiamento Estudantil (Fies) não poderão participar do Prouni.

Transferência

Os estudantes que já tiverem cursado 75% de um curso pelo Prouni perdem o direito de transferir a bolsa para uma outra graduação.

O que é o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa de ingresso ao Ensino Superior do governo federal. Nele, são distribuídas bolsas de estudo integrais e parciais (50%) para estudantes em universidades, centros universitários e faculdades brasileiras. Para participar, o interessado deve, obrigatoriamente, ter participado da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e cumprir os demais pré-requisitos de formação e de renda.

Como se inscrever no Prouni?

Agora que você sabe quando começam as inscrições do Prouni, confira o passo a passo abaixo e faça a sua inscrição no programa de bolsas de estudo do governo federal:

  1. Acesse a Página do Participante do Prouni;
  2. Faça o login na sua conta do Gov.br, site de cadastro único do governo. Caso você não seja cadastrado, faça o seu registro no site;
  3. De acordo com a sua preferência (curso, instituição de ensino, turno e modalidade de concorrência – seja ampla concorrência ou por cotas), escolha qual é a primeira e segunda opção de curso que você deseja concorrer; e
  4. Pronto! O próximo passo é aguardar pelo resultado.

Guia do Enem

Você sabia que o Enem é o segundo maior vestibular do mundo? A prova perde apenas para o Gaokao, da China. Ou seja, essa é uma das maiores oportunidades para conseguir a sua vaga dos sonhos em uma universidade, seja ela pública ou privada. 

Para te ajudar, o Portal EV desenvolveu o Guia do Enem, com tudo o que você precisa saber sobre a sobre a prova; desde a inscrição, o que estudar, possíveis temas de redação e até indicações de onde você pode usar a sua nota para conquistar o sonho de ingressar em uma universidade de qualidade. 

Veja algumas das informações que você encontrará no Guia do Enem:

  • Enem Impresso x Enem Digital
  • Calendário do Enem
  • TRI: como funciona a nota do Enem
  • Checklist: veja o que mais cai no Enem por disciplina
  • Como desenvolver repertório sociocultural para a redação?
  • Exemplos de redação nota 1.000

Como estudar para o Enem?

Para ingressar em qualquer um dos programas de governo de acesso ao Ensino Superior, é necessário realizar o Enem!

E, para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem e em diversos vestibulares. Ou seja, você não precisa aguardar para saber quando começam as inscrições do Prouni para começar a estudar

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2023, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão abaixo e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2

Tudo o que você precisa saber sobre o Prouni

Você pode gostar também