9 questões sobre genética que já caíram nos vestibulares e Enem

9 questões sobre genética que já caíram nos vestibulares e Enem

Com variedade de temas dentro da genética, compreender como o assunto pode aparecer nos vestibulares pode fazer toda a diferença na hora da prova

Genética é um dos conceitos mais comuns quando falamos em Biologia para vestibulares. O ramo da ciência visa estudar as características entre seres que tenham algum grau de hereditariedade e como essas características são transmitidas.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Assim, passamos a compreender as probabilidades de se transmitir tais características e alguns motivos para que haja maior ou menor repetição no ponto que é avaliado. Isso pode ser visto em cor dos olhos, tipo de cabelo, tom de pele e até mesmo doenças como diabetes e alguns tipos de cânceres.

O assunto é um dos mais abordados nas provas em todo o país, além de ser um dos que mais desperta curiosidade dos estudantes. Para te ajudar nos estudos da matéria, separamos 9 questões sobre genética que já caíram no Enem ou em algum vestibular brasileiro, assim você pode compreender como o tema aparece nas provas e o que fazer na hora de responder (e acertar) as perguntas. Confira!

Famerp (2023)

Em determinada espécie animal, sabia-se da existência de diferentes fenótipos quanto ao comprimento dos pelos. Havia animais com pelos curtos, pelos longos e pelos de comprimento intermediário. Quando se permitia o cruzamento entre animais de pelos curtos e animais de pelos longos, 100% da prole nascia com pelos de comprimento intermediário. Já no cruzamento de animais de pelos curtos entre si, 100% da prole nascia com pelos curtos. E no cruzamento de animais de pelos longos entre si, todos os filhotes nascidos tinham pelos longos. Esse tipo de herança genética é denominado ________________ e pode-se deduzir que, se dois animais de pelos de comprimento intermediário forem cruzados entre si, em uma próxima ninhada a probabilidade de nascerem machos com ________________ .

As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por:

A dominância incompleta – pelos de comprimento intermediário será de 1/4.
B dominância completa – pelos longos será de 1/8.
C dominância completa – pelos curtos será de 1/2.
D dominância incompleta – pelos de comprimento intermediário será de 1/2.
E codominância – pelos curtos será de 1/4.

Resposta: A questão trata de um exemplo de dominância incompleta: fenótipo intermediário sendo manifestado por um indivíduo com genótipo heterozigoto. Assim, eliminamos as alternativas B, C e E.

Dois animais com pelos intermediários (heterozigotos), ao cruzarem, têm ½ de chance de gerar descendentes também heterozigotos. Agora, para machos e heterozigotos, a probabilidade é de ¼.

Alternativa correta: A

Uece (2022)

De acordo com a 1ªLei de Mendel, é correto afirmar que

A cada característica é condicionada por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples.
B cada carácter é condicionado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose dupla.
C os fatores para duas ou mais características segregam-se e se distribuem independentemente para os gametas, onde se combinam ao acaso.
D os fatores para dois ou mais caracteres se distribuem independentemente para os gametas, combinando-se de forma agregada.

Alternativa correta: A

UEG (2022)

Pesquisadores em campo descobriram uma população de aves marinhas isoladas em uma ilha. Nas anotações feitas por estes  pesquisadores constavam as seguintes informações: 

– População estimada de 12.000 indivíduos sendo 3600 homozigotos (AA), 6000 heterozigotos (Aa) e 2400 homozigotos (aa).
– Todos os tipos possíveis de cruzamento estavam ocorrendo, embora sem registro de mutação ou seleção como fatores evolutivos.

Mediante os registros destes pesquisadores, constata-se que:

A a frequência genotípica corresponde à 100% da alélica.
B a população se encontra em desequilíbrio gênico.
C a frequência de indivíduos AA é igual a 0,1000.
D o total de alelos nessa população é de 15.000.
E a frequência do alelo A é 55%.

Resposta: Certa. Basta contar quantos alelos A há na população e dividi-los pelo total de alelos.

3600 indivíduos AA = 7.200 alelos A

6000 indivíduos Aa = 6000 alelos A

????(????) = (7200 + 6000)/24000 = 0,55

Alternativa correta: E

UFSC (2022)

A fibrose cística é uma doença autossômica recessiva causada por um defeito numa proteína de canal que normalmente transporta íons de cloro, apresentando uma ampla expressão fenotípica, conforme se vê no esquema abaixo. A confirmação do diagnóstico por meio de exames moleculares é dificultada devido à existência de mais de mil mutações no gene CFTR (localizado no cromossomo 7, com 27 éxons responsáveis pela expressão da proteína funcional e com 1.480 aminoácidos). Normalmente, os testes de mutação partem da investigação de mutações comuns (ou seja, mais frequentes), dispondo-se de vários kits comerciais. Por não existir uma cobertura total das mutações nesses kits, os testes comerciais podem obter resultados falsos-negativos.

Estudo de caso:
Um diagnóstico clínico de fibrose cística foi sugerido para Ana Vitória, filha de pais sem essa doença e sem histórico familiar. O DNA de Ana Vitória foi investigado inicialmente por meio de um kit comercial. O resultado mostrou que a menina tinha uma deleção no éxon 10 do cromossomo de origem paterna [p.F508del: significa deleção do aminoácido fenilalanina (F) na posição 508 da proteína (p)]. Esse teste revelou que Ana Vitória era heterozigota. Porém, após uma análise adicional foi detectada outra mutação, localizada no éxon 3 do cromossomo de origem materna [c.368G>A: significa que, no nucleotídeo 368, um nucleotídeo G é trocado por um A, no DNA complementar (c)], confirmando o seu genótipo recessivo (dois alelos mutantes). 

READ, A.; DONNAI, D. Genética clínica: uma nova abordagem. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 2, 3, 8, 65, 126 e 129. [Adaptado].

Sobre a herança genética e o estudo de caso, é correto afirmar que:

01. os efeitos da fibrose cística são pleiotrópicos. 
02. possivelmente outros membros da família paterna, além do pai de Ana Vitória, têm o genótipo heterozigoto, pois o alelo recessivo é resultante de uma mutação comum. 
04. a probabilidade de ter um descendente com fibrose cística é maior em cruzamentos consanguíneos na família materna do que na família paterna. 
08. a probabilidade de um irmão de Ana Vitória sem fibrose cística ter um alelo mutante é de 75%. 
16. o gene CFTR possui um total de 4.440 nucleotídeos de DNA genômico. 
32. a mutação detectada no éxon 3 é frequente na população. 
64. no teste molecular com o kit comercial utilizado no caso de Ana Vitória, é investigada apenas parte do DNA presente no cromossomo 7.

Resposta:
01 Correta. Pleiotropia é o conjunto de múltiplos efeitos de um gene, ou seja, quando um único gene controla diversas características do fenótipo. É um caso de herança autossômica.

02 Correta. Quando o texto fala que Ana Vitória é filha de pais sem a doença e sem histórico familiar, ele nos indica a herança autossômica recessiva e, neste caso, é possível que o alelo mutante esteja presente em outras gerações da família, escondido sob o alelo dominante.

04 Errada. Ambos os pais apresentam mutações no cromossomo 7, logo a probabilidade é igual nas duas famílias.

08 Errada. É de 50%: Aa x Aa = 25% AA, 50% Aa, 25% aa.

16 Correta. A proteína funcional apresenta 1.480 aminoácidos, logo, há o triplo de nucleotídeos, uma vez que são necessários três deles para codificar um aminoácido.

32 Errada. As mutações indel, ou mutações de inserção ou deleção, são as mais simples, nas quais ocorre a adição ou a eliminação de um único nucleotídeo. O texto indica que foi necessária uma análise adicional para detectar a mutação no éxon 3, que é uma substituição de G por A. 

64 Correta. O texto informa que A confirmação do diagnóstico por meio de exames moleculares é dificultada devido à existência de mais de mil mutações no gene CFTR e que os testes de mutação partem da investigação de mutações comuns (ou seja, mais frequentes), dispondo-se de vários kits comerciais. Por não existir uma cobertura total das mutações nesses kits, os testes comerciais podem obter resultados falsos-negativos.

FMABC (2022)

O heredograma ilustra a transmissão de uma característica genética, indicada pelos símbolos preenchidos, condicionada por apenas um par de genes alelos autossômicos.

Com base no heredograma, conclui-se que

A os indivíduos I.1 e I.2 são homozigotos dominantes.
B a característica em questão só se manifesta nos indivíduos homozigotos recessivos.
C os indivíduos II.2, II.3, II.5 e III.1 são heterozigotos.
D a caracterísitica em questão se manifesta em indivíduos heterozigotos.
E os indivíduos II.1 e II.4 são homozigotos dominantes.

Resposta:

Alternativa correta: B

Fuvest (2022)

Nas histórias em quadrinhos, o Pantera Negra ganha habilidades físicas e mentais sobre-humanas ao ingerir ou aplicar sobre seu corpo uma solução da erva em formato de coração, cujos efeitos perduram durante a vida do herói, mas não são transmitidos aos descendentes. Essa planta cresce em Wakanda, região da África equatorial oriental, onde um meteorito contendo um metal chamado Vibranium caiu há 10 mil anos e provocou mutações na planta. 

Uma explicação coerente com o conhecimento científico para o que ocorreu nessa situação ficcional é que a erva.

A sofreu mutações em células somáticas pela ação do Vibranium na época em que o meteorito atingiu Wakanda.
B promoveu mutações no RNA das células do Pantera Negra.
C provocou mutações dominantes relacionadas aos super- poderes nas células germinativas do Pantera Negra.
D é uma planta característica de ambientes de tundra.
E estava em estação de floração quando o meteorito caiu, causando mutações em suas células germinativas.

Unicamp (2022)

Após a transformação do meristema vegetativo em meristema floral, há o surgimento da flor. De forma genérica, uma flor é constituída por verticilos florais, que são: o cálice (constituído pelas sépalas), a corola (constituída pelas pétalas), o androceu e o gineceu. Segundo o modelo de determinação genética ABC, a identidade dos verticilos é definida pela interação de pelo menos três genes. A atividade do gene A é necessária para a formação do perianto (verticilos não reprodutivos). A atividade do gene C é necessária para a formação dos verticilos reprodutivos. A atividade do gene B está envolvida na diferenciação entre pétalas (onde o gene B está ativo) e sépalas (onde o gene B está inativo), assim como na diferenciação entre estames (onde o gene B está ativo) e carpelos (onde o gene B está inativo). 

Uma flor completa de angiosperma e duas flores hipotéticas (Flor I. e Flor II) são apresentadas a seguir.

Assinale a alternativa que apresenta os genes ativos nas flores I. e II.

A flor I: A e B; flor II: B e C.
B flor I: B e C; flor II: A e B.
C flor I: A e B; flor II: A e C.
D flor I: A e C; flor II: B e C.

Alternativa correta: C

Enem (2021)

A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.

ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3. Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado). 

Essa é uma doença hereditária de caráter

A recessivo
B dominante
C codominante
D poligênico
E polialélico

UFU (2021)

A representação abaixo apresenta o padrão de herança do Xeroderma Pigmentoso (XP), uma condição genética caracterizada por extrema sensibilidade aos raios ultravioleta (UV), que resulta em um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de pele.

Em relação ao referido padrão de herança, analise as afirmações.

I. O XP tem a probabilidade de se manifestar em 25% dos descendentes de um casal saudável heterozigótico que apresenta um alelo alterado.
II. O XP afeta homens e mulheres em proporções diferenciadas, pois é uma doença genética autossômica cujo padrão de herança em todos os loci do XP é o recessivo.
III. É necessária a presença de um alelo alterado no mesmo locus para que uma pessoa desenvolva a doença.
IV. A probabilidade de manifestar a doença é aumentada para 50% se o casal for composto por um indivíduo heterozigótico e um indivíduo afetado pela doença.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas. 

A Apenas II e IV.
B Apenas I e III.
C Apenas II e III.
D Apenas I e IV.

Resposta: I. Certa. Tal situação está demonstrada no quadro A da ilustração.
II. Errada. A herança é autossômica, logo afeta homens e mulheres em proporções iguais.
III. Errada. São necessários dois alelos para a manifestação da doença, que aparece em homozigose recessiva.
IV. Certa. Tal situação está demonstrada no quadro B da ilustração.

Alternativa correta: D

Estude com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a materiais exclusivos e desenvolvidos de acordo com as necessidades e exigências de cada banca, o que aumenta a sua experiência com a prova desejada. Confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também