A arte da autodisciplina: veja a trajetória de Nilton Junior, aprovado em Audiovisual na USP
Nilton Junior, aprovado em Audiovisual na USP com o Estratégia Vestibulares

A arte da autodisciplina: veja a trajetória de Nilton Junior, aprovado em Audiovisual na USP

Nilton Junior é mais um aprovado pelo Estratégia Vestibulares; confira o seu relato #VemSerAprovadoCoruja

Nilton Junior da Silva saiu de Franca, interior de São Paulo, aos 19 anos para realizar um sonho de infância: iniciar sua história no mundo das Artes. Essa decisão foi tomada porque o aprovado em Audiovisual na Universidade de São Paulo (USP) acredita que a capital paulista proporcionará maiores oportunidades em sua carreira como artista. 

O jovem contou em entrevista para o Estratégia Vestibulares sobre suas expectativas em relação ao curso e experiências profissionais, além de dividir sua história com a arte e trajetória percorrida até passar no vestibular da Fuvest. 

A arte no Brasil

Nilton nunca ignorou os desafios que enfrentaria: ele via a realidade da arte no Brasil, uma área negligenciada que não recebe seu devido valor e é, muitas vezes, a mais prejudicada pelas circunstâncias na qual se encontra. A classe artística, por exemplo, foi uma das mais afetadas pela pandemia de coronavírus. No entanto, a perseverança dos artistas brasileiros o inspira até os dias de hoje. “Eu via desde pequeno como nossa arte é de resistência e é esforçada, e isso já brilhava meus olhinhos”, admite o Coruja.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada em dezembro de 2021, o setor cultural era formado por aproximadamente 5,5 milhões de pessoas no Brasil durante o ano de 2019. No entanto, a pandemia do coronavírus teve um impacto significativo nessa área, resultando em uma queda de 11,2% no número de empregados em 2020, quando esse setor passou a contar com cerca de 4,8 milhões de trabalhadores, representando 5,6% da população empregada.

O cenário começou a se recuperar com a flexibilização do isolamento, permitindo a retomada gradual da cultura e a abertura de novos postos de trabalho no setor. De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no segundo trimestre de 2021, o número de empregados no setor cultural chegou a 5 milhões, superando a quantidade de ocupados em 2020, mas ainda não alcançando o nível de 2019.

Por que Audiovisual?

Nilton conta que lembra do momento em que se apaixonou pelo cinema brasileiro: ele estava na quinta série e a professora passou o filme Central do Brasil. Naquele momento, viu seu coração acelerar-se pela atuação de Fernanda Montenegro e pela história do longa-metragem. “Me apaixonei pela forma como a gente conta uma história que nunca seria ouvida, porque é de uma pessoa praticamente invisível. E o cinema dá essa possibilidade de ela ser contada para o país e para o mundo todo”, expressa o universitário.

Segundo o estudo “O impacto econômico do audiovisual na América Latina”, encomendado pela Netflix à Deloitte, a indústria da televisão e do cinema dispõe de um futuro promissor. Após superar os impactos causados pela pandemia da Covid-19, o setor do audiovisual no Brasil gerou uma receita total de R$ 56,937 bilhões em 2021. 

Ainda de acordo com o estudo, a estimativa é que, entre 2022 e 2030, o mercado global do segmento cresça a uma taxa média de 7,2% a cada ano, alcançando uma receita de US$ 170 bilhões. Essa demanda cada vez maior de profissionais de Audiovisual fez com que Nilton encontrasse na área a escolha perfeita para satisfazer seus interesses passionais e objetivos profissionais. 

“Como, atualmente, a profissão de Audiovisual é muito promissora e conforme nossa sociedade avança o profissional de audiovisual é muito requerido no mercado, eu percebi que era uma profissão que poderia conciliar tanto o meu sucesso profissional quanto a minha paixão pela arte”, relata o estudante.

Preparação com o Estratégia Vestibulares

Nilton Junior conheceu o Estratégia vestibulares em 2021, ano em que prestou a Fuvest pela primeira vez. Porém, por ter tido acesso ao curso pré-vestibular já quando se preparava para a segunda fase, acabou não estudando muito por seu material. Porém, fez uma promessa caso não passasse no processo seletivo: estudaria com o Estratégia no ano seguinte. Então, em 2022, iniciou sua preparação na plataforma on-line.

Durante sua preparação, Nilton fez uso intensivo das Salas VIP do Estratégia e considerou essa ferramenta um diferencial. “Nas Salas VIP, eu tinha o contato direto com o professor, podia me comunicar com ele. Se eu tirasse alguma dúvida mais profunda, ele conseguia sanar essa dúvida de uma forma mais clara, e foi perfeito pra mim”. 

O estudante acredita que esse recurso do Estratégia foi o responsável por sua aprovação, principalmente em relação à fase discursiva da Fuvest. “Como minha segunda fase é discursiva, eu conseguia, nas aulas da Sala VIP, interagir mais com os professores, conversar mais com eles a respeito, falar uma resposta que eu tinha pensado e receber a correção na hora”, completou o uspiano.

Nilton ressalta que o Estratégia Vestibulares é ideal para quem precisa conciliar trabalho e estudos. Isso porque o curso garante flexibilidade de horário aos alunos, com vídeo-aulas disponíveis a qualquer momento do dia. Desta forma, cada vestibulando organiza seu próprio cronograma de estudos.

Dica de ouro

A dica de Nilton para quem deseja estudar com auxílio de cursinho on-line é ter autodisciplina. “O cursinho presencial te oferece uma cobrança um pouco maior. No cursinho online, essa pressão tem que vir de você”, explica o estudante. 

Inclusive, o Estratégia Vestibulares possui Salas VIP destinadas à preparação socioemocional dos alunos, como maneiras de não se render à procrastinação, dicas de concentração e foco e até mesmo preparo psicológico para momentos de pressão, estimulando, assim, a autodisciplina. “Além disso, os professores te ajudam com dicas, pra você que tem pouca autodisciplina, acaba conseguindo lidar com isso também”, valoriza Nilton.

O estudante reconhece que essa autodisciplina é uma qualidade necessária, também, para o ensino superior. Ou seja, além da preparação para o vestibular, o Estratégia preparou-o para a vida universitária. Agora, cabe a Nilton superar os desafios da universidade e da vida, para um dia fazer aquilo que tanto admira: contar as histórias cativantes das “pessoas invisíveis” da sociedade. 

Como estudar para a Fuvest?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na USP assim como Nilton, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.
CTA Curso Fuvest
Você pode gostar também