Do sonho à realidade: veja a trajetória de Leonardo Floriano, aprovado em Arquitetura e Urbanismo na USP
Leonardo Floriano e a professora de História e Sociologia do Estratégia Vestibulares, Alê Lopes, em visita à sede do Estratégia Vestibulares

Do sonho à realidade: veja a trajetória de Leonardo Floriano, aprovado em Arquitetura e Urbanismo na USP

Leonardo Floriano é mais um aprovado pelo Estratégia Vestibulares; confira o seu relato #VemSerAprovadoCoruja

Leonardo Luís Floriano, jovem de 22 anos natural de Jaraguá do Sul (SC), sempre sonhou em ser arquiteto. Sem referências familiares na área, ele foi o primeiro a alcançar o Ensino Superior na família e ingressar na famosa Universidade de São Paulo (USP).

O vestibulando estudou a vida toda em escolas públicas e, após concluir um curso no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e tentar a graduação em Arquitetura numa instituição privada, percebeu que aquilo não era o que realmente desejava. Foi então que decidiu buscar uma vaga em uma universidade pública por meio do Estratégia Vestibulares.

Leonardo começou a se preparar em dezembro de 2021, e essa jornada representou um grande desafio, já que seria sua primeira vez prestando a Fuvest, o vestibular da USP. O ingresso na Universidade de São Paulo era um sonho distante, e quando recebeu a notícia de sua aprovação em Arquitetura e Urbanismo, todos na família ficaram chocados e felizes ao mesmo tempo. 

Confira a trajetória de Leonardo Floriano, aprovado em Arquitetura e Urbanismo na USP, a partir da entrevista oferecida ao Estratégia Vestibulares.

Entrevista de Leonardo Floriano para o canal do Youtube do Estratégia Vestibulares

O ensino a distância

Inicialmente, Leonardo pensou que não se adaptaria ao ensino a distância, pois já havia experienciado no início da pandemia em sua antiga universidade, e achado uma “bagunça total”. No entanto, o método de estudos on-line do Estratégia era muito mais eficiente do que aquele o qual havia experimentado antes. 

O fato de poder organizar seu próprio calendário e estudar da maneira que considerava mais adequada fez com que Leonardo apreciasse o ensino a distância. “Isso é o que faz você adquirir melhor o conhecimento e aprender mais”, relata o Coruja.

Laços e conexões

Estudar on-line não foi uma barreira para Leonardo, pelo contrário, ele criou laços mais estreitos com os professores, participando de aulas ao vivo, chats e interações nas redes sociais. Ele nunca sentiu falta de uma sala de aula física, e acredita que o estudar on-line foi suficiente para sua preparação.

“Por incrível que pareça, depois que eu conheci o ensino a distância do Estratégia Vestibulares, eu criei mais vínculo com os professores do que antes. No ensino presencial você tem suas quatro, cinco horas com o professor e depois não fala mais com eles. Já no Estratégia você pode ficar 24 horas com o professor”, declara Leonardo.

Método de estudo

O vestibulando conta que sua rotina de estudos dependia de cada matéria. Em disciplinas que sentia mais facilidade, como História ou Geografia, ele assistia às vídeo-aulas e, se necessário, lia aos PDFs, que é o material teórico da aula. Já com as outras disciplinas, assistia às aulas e lia aos PDFs independentemente de sua dificuldade. 

Uma ferramenta que utilizava sempre era o Banco de Questões. Leonardo comenta que respondia a múltiplas questões de diversas matérias até pegar a prática. “Eu resolvi várias vezes a mesma questão, cheguei até a decorar”, confessa o estudante.

Ferramentas favoritas da plataforma

Apesar de a maioria dos alunos não curtir ligar a câmera em aulas on-line, Leonardo sempre gostou disso. Por este motivo, destacou a Sala VIP como um diferencial do Estratégia Vestibulares, que permite uma experiência mais próxima com os professores ao interagir nas aulas ao vivo por meio da câmera. ”Você vê o professor e sente que ele também está te vendo”, complementa o universitário.

Além disso, o Banco de Questões foi uma peça-chave em sua preparação, pois oferece respostas detalhadas que facilitam a prática e a compreensão dos conteúdos. Com os filtros disponíveis, ele pôde escolher questões específicas das universidades desejadas, otimizando seu estudo. 

Leonardo também mencionou o entusiasmo que teve ao conhecer o LDI (Livro Digital Interativo). Mesmo que não tenha utilizado o novo método, reconheceu sua importância para os novos alunos, descrevendo a ferramenta como uma “mão na roda para os vestibulandos”. “Sorte de quem vem agora”, destacou o Coruja.

A notícia da aprovação

A USP publicou os resultados ao meio-dia. Leonardo desligou o wifi no momento da divulgação e colocou uma música da Gal Costa. Decidiu então, que só abriria a lista de convocados quando a música acabasse. 

Ele pensou “se for pra ser, vai ser”. Quando percebeu que havia sido aprovado na universidade dos sonhos, disse não acreditar. Foi no momento no qual pisou no avião para ir a São Paulo que se tocou: “realmente deu certo, eu passei na USP”, confessa Leonardo.

Expectativas para vida universitária

Ao pesquisar sobre a instituição, percebeu que a vida universitária na USP é desafiadora e exige dedicação além dos estudos para o vestibular. No entanto, Leonardo acredita que, apesar da experiência intensa, será algo sensacional, pois está seguindo sua paixão em uma universidade de referência não apenas no Brasil, mas no mundo.

Com expectativas elevadas para a vida universitária, Leonardo acredita que o Estratégia Vestibulares proporcionou mais do que um preparo para o vestibular ou universidade, mas também um desenvolvimento pessoal para a vida. 

Dica de ouro

Leonardo ressaltou que a primeira etapa para ingressar numa universidade pública é acreditar na própria capacidade e estudar com vontade e determinação. Mesmo que as notas de corte pareçam assustadoras, o segredo está em perseverar.

Além disso, ele acredita que exercícios práticos são fundamentais para a aprovação. “Não adianta ter só a teoria se você não resolver questões para praticar, assim não tem como ser aprovado”, destaca o uspiano.

Ele encoraja a todos a nunca duvidarem de seu potencial e acreditarem que são capazes de alcançar seus sonhos, assim como ele conseguiu ingressar na melhor universidade do Brasil e realizar o curso que sempre desejou.

Portanto, a mensagem que Leonardo deixa para todos os aspirantes a uma universidade pública é clara: “acreditem em si mesmos, estudem com foco e confiança”

Como estudar para o Vestibular Fuvest?

Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Fuvest no próximo ano, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!

Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Fuvest, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o vestibular da Fuvest, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no botão e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA Curso Fuvest
Você pode gostar também