Aos 20 anos, Gabriella da Mata, nascida e criada em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, foi aprovada em 6º lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024.
Além de esforço e dedicação, a futura médica contou também com o apoio do Estratégia Vestibulares durante seu percurso em busca da aprovação.
Gabriella contou em entrevista disponível no Youtube do EV alguns detalhes sobre sua trajetória, como ferramentas favoritas da plataforma, experiência com o online, a escolha do curso e a sensação de ser aprovada. Acompanhe e saiba mais sobre o caminho percorrido pela universitária!
Navegue pelo conteúdo
Estudando com o Estratégia Vestibulares
Gabriella conta que escolheu estudar com a plataforma da Coruja porque, além de ser online, é o curso preparatório para vestibular mais completo da internet. A jovem não tinha a possibilidade e nem gostava de estudar em cursinhos presenciais, portanto, sua decisão não foi tão difícil.
“Para mim, o online foi o ideal porque eu pude fazer tudo no meu tempo, pude estudar com mais afinco as matérias as quais eu não tinha tanta habilidade, e pude aprender com maior facilidade”, explica Gabi.
A ferramenta mais utilizada pela estudante foi o Banco de Questões, que possui mais de 285 mil questões cadastradas, todas voltadas para as principais provas de vestibulares do Brasil. Com ele, Gabriella montava suas próprias listas de exercícios de forma individualizada e personalizada, escolhendo questões por instituição, assunto e disciplina.
Os PDFs com conteúdo, os simulados e as videoaulas também foram ótimas aliadas da ex-vestibulanda. Ela comenta: “Eu gostava muito dos PDFs também, achava muito completos, e das aulas gravadas, que eram muito completas e feitas pelos professores que possuem uma excelente didática. Até mesmo nas aulas que eu tinha maior dificuldade, conseguia entender o que era explicado”.
Catálogo nomeado 'enem1' não encontrado.
A experiência com o online
A mediciner conta que teve uma ótima experiência se preparando para o vestibular por meio de uma plataforma online. Sua adaptação foi rápida e seu aprimoramento veio com o tempo. Aos poucos, aprendeu a eliminar as distrações e focar no que realmente importa. “Com o tempo eu fui aprendendo a ser mais eficiente no que eu estava fazendo”, resume Gabriella.
Vale destacar que ela já possuía uma preferência pelo método online, que permite mais liberdade ao estudante. Montar os próprios cronogramas, estudar de acordo com seu próprio ritmo, focar em disciplinas específicas e economia de gastos secundários são atributos que o modelo de estudo oferece.
A escolha do curso e a aprovação
Já que sempre gostou de estudar a área da saúde, escolher cursar Medicina foi algo intuitivo para Gabriella, baseado em sua aptidão pessoal. Além disso, ela complementa: “Acho que eu me daria bem lidando com pacientes e cuidando de outras pessoas”.
O momento da aprovação é sempre impactante na vida de todo vestibulando. A fluminense conta que ao descobrir ter sido aprovada, não conteve as lágrimas. “Quando eu vi meu nome em sexto lugar na UFRJ eu nem acreditei, porque não imaginava que eu seria capaz de alcançar esse objetivo”.
Além da UFRJ, a jovem foi aprovada também em Medicina pelo Enem Unicamp, o processo seletivo da Universidade Estadual de Campinas que utiliza como forma de ingresso as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ela ainda acrescenta: “Vale muito a pena estudar e se dedicar porque, no final, a gente colhe os frutos do nosso esforço. Somos recompensados por cada hora de estudo”.
Dica de ouro
Gabriella acredita que, muitas vezes, o Ensino Médio não prepara os estudantes corretamente para o Enem e, por isso, ela aconselha todos aqueles em busca da aprovação no vestibular a iniciarem os estudos nas disciplinas que possuem mais dificuldade.
“Comece por aquelas matérias que você tem uma defasagem maior e comece do básico. Não tenha medo de errar, não tenha medo de começar do simples, porque ninguém começa de cima, todo mundo começa de baixo. É uma construção do conhecimento”, esclarece a estrategista.
Para ela, outra atividade essencial para garantir a aprovação, principalmente em Medicina, é realizar revisões periódicas ao longo da preparação: “A gente acaba esquecendo o que a gente estudou no começo, então é válido rever com frequência as matérias”.
Para finalizar, Gabriella encoraja todos os vestibulandos a persistirem em seus sonhos e não desistirem. “Eu espero que cada dia mais vocês mantenham o foco no objetivo e não desviem a atenção com coisas inúteis, coisas fúteis, porque no final vale a pena, é o fruto do nosso esforço e é muito gratificante”, enaltece a Coruja.
Como conquistar sua vaga na UFRJ?
Se você, assim como Gabriella, está focado em montar seu próprio cronograma de estudos para garantir uma vaga na UFRJ, seja em Medicina ou em outros cursos, conte com a ajuda do Estratégia Vestibulares!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no Enem, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Enem 2024, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!