Mariana Mendes Justiça, formada em Biomedicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), viu durante o período de isolamento da pandemia uma oportunidade de focar nos estudos para alcançar seu grande sonho: cursar Medicina. Acreditava ser o momento perfeito, já que estava mais madura e sabia o jeito certo de estudar. Depois de dois anos se preparando com o Estratégia Vestibulares, veio a recompensa: a aprovação na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e na Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
A estudante deu seu depoimento ao Estratégia Vestibulares, contando um pouco sobre sua rotina de estudo, materiais preferidos do curso pré-vestibular e motivos para escolher a Famerp, além de oferecer dicas aos vestibulandos. Acompanhe a trajetória de Mariana Justiça.
Navegue pelo conteúdo
Estudando com o Estratégia Vestibulares
Mariana conta que conheceu o Estratégia por meio de sua mãe, que, na época, era concurseira. “Minha mãe se preparava pelo Estratégia Concursos, e quando eu estava para me formar em Biomedicina [em 2019], também comecei a estudar e vi a qualidade da plataforma. Quando descobri o Estratégia Vestibulares, percebi que seria uma ótima opção”, relata a Coruja.
Os materiais que a estudante mais utilizou foram as videoaulas e os PDFs. Ela separava de acordo com sua dificuldade, determinando qual seria o melhor método para cada matéria. “Eu selecionei algumas matérias que tinha mais dificuldade e decidia se ia assistir a videoaula, ler o pdf ou até conciliar os dois juntos. As videoaulas de revisão também foram essenciais”.
Mariana já experimentou o cursinho presencial e o on-line. O presencial foi durante seus estudos para passar em Biomedicina. Já o on-line foi com o Estratégia Vestibulares, em sua preparação para Medicina. De acordo com a jovem, ela prefere a segunda opção. “O on-line te dá uma oportunidade muito maior de você conseguir aproveitar o seu tempo. Não vai ter a pausa obrigatória do almoço, não vai ter um outro aluno perguntando, você consegue pausar o professor e fazer as anotações com mais calma”, explica a biomédica.
Não adianta só estudar o dia inteiro
A estudante de Medicina criou um cronograma para manter o foco: estudava cada matéria por três horas, intercalando assuntos que ela gostava e possuía mais facilidade com assuntos que não gostava e considerava mais difíceis. Tendo isso em mente, seus estudos começavam às 6h e iam até às 18h, com uma breve pausa para o almoço.
Além disso, Mariana conta que sempre realizava alguma atividade física ao longo do dia, já que o exercício é um grande aliado da aprovação. Segundo uma pesquisa publicada em 2016 pela Universidade de Radboud e pela Universidade de Edimburgo, as atividades físicas auxiliam na retenção do conhecimento.
Ademais, durante a preparação para o vestibular, os estudantes sofrem de muita pressão e ansiedade, o que pode ser controlado com os exercícios físicos. De acordo com o estudo Efeitos psicofisiológicos do exercício físico em pacientes com ansiedade e depressão, publicado em 2016, alguns dos motivos que explicariam a melhora cognitiva em resposta às atividades físicas são: o aumento no transporte de oxigênio para o cérebro e a liberação de serotonina; causando, assim, a diminuição da ansiedade e do estresse e o aumento da autoestima.
Mariana admite que apenas encontrou o modelo ideal para sua rotina no segundo ano em que se preparava para o vestibular. “No primeiro ano, eu estudava até mais tarde, até às onze da noite. Já no segundo ano, eu percebi que fazendo assim não conseguia render tanto. Então, comecei a tirar esse tempo para passar com a minha família, ver um filme com minha mãe ou uma série com meu irmão. Isso me ajudou também a relaxar um pouco mais e ter ânimo pra no dia seguinte começar às seis da manhã tudo de novo”, descreve a estudante.
+ Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
Por que a Famerp ?
O esforço da estudante garantiu a ela vaga na Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto e na Faculdade de Medicina de Marília. No entanto, sua escolha foi a Famerp. “Ela é uma ótima universidade, está entre uma das melhores do Brasil e é o segundo melhor hospital universitário da América Latina. Então a possibilidade de ter acesso a casos diferentes foi o motivo de eu escolher a Famerp”, explica a Coruja.
O Hospital de Base, conhecido também como HB, é um dos maiores complexos hospitalares do Brasil. Ele atende, aproximadamente, duas milhões de pessoas associadas à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), realizando cerca de 46 mil atendimentos por mês.
Vale destacar que além dos atendimentos particulares, o HB recebe cerca de 85% dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). Um de seus diferenciais para os estudantes de Medicina é possuir uma das maiores emergências do interior do estado de São Paulo, atendendo por volta de 12 mil casos por mês.
Dica de ouro
“Só não passa quem desiste”, essa é a frase que a mãe de Mariana sempre dizia a ela. A estudante ressalta que o caminho pode sim ficar turbulento, mas com determinação e foco, é possível chegar ao objetivo final. “Eu, por exemplo, estava há quatro anos longe do Ensino Médio, sem ter nenhum contato com matérias da área de humanas, que sempre foi uma matéria que eu sempre tive muita dificuldade”, relembra a universitária.
A dica que Mariana Justiça gostaria de passar a aqueles que almejam cursar Medicina é não desistir e confiar em si mesmo. Dessa forma, é possível conseguir uma vaga até começando do zero. “Você que tá começando agora acredite nos seus sonhos, acredite no seu potencial, porque ver o seu nome na lista não tem preço”, destaca a estudante.
Como estudar para a Famerp?
Se você quer focar nos estudos e garantir uma vaga na Famerp assim como Mariana Justiça, o Estratégia Vestibulares pode te ajudar!
Além de oferecer diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem no vestibular da Famerp, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece um curso preparatório exclusivo sobre o Famerp, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.