11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares

11 questões sobre agricultura e agronegócio que já caíram no Enem e em vestibulares

Separamos questões que falam sobre agricultura e também agronegócio direto do nosso banco de questões e que já caíram em vestibulares, inclusive no Enem

A agricultura é uma das atividades econômicas mais importantes do Brasil no que diz respeito à economia, cultura e compreensão de como o país funciona. O termo significa “atividade que tem por objetivo a cultura do solo para produzir vegetais úteis ao homem ou para a criação de animais”, segundo o dicionário Oxford.

Foi a partir dela que a população humana deixou de ser nômade e passou a fixar-se em locais específicos, principalmente perto de rios, lagos e pontos com abundância de água doce. E, com o passar do tempo, as atividades que envolviam as cadeias produtivas agrícolas e pecuárias se tornaram o que chamamos de agronegócio.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Ou seja, tudo o que rodeia o mercado da agricultura é o agronegócio: maquinário agrícola, desenvolvimento de tecnologias que ajudam a vida no campo, transporte de insumos e produtos variados, entre outros.

E o agronegócio representa em torno de 25% do PIB brasileiro, o que ressalta sua importância no campo econômico do país. Entretanto, muitas situações que englobam o agro no Brasil são alvos de críticas de setores da sociedade. A ausência de uma reforma agrária, o desmatamento exacerbado de biomas como cerrado, pantanal e floresta amazônica, a concentração de renda e o desperdício de água são alguns deles.

Listamos 11 questões sobre agricultura e o agronegócio em si que já caíram no Enem e em vestibulares espalhados pelo Brasil para você treinar e compreender melhor como o assunto pode pintar nas suas provas.

Uefs (2017)

Focos de maior dinamismo econômico no Nordeste brasileiro, 2000

(www.clubemundo.com.br. Adaptado.)

As áreas 2, 4 e 5 indicadas no mapa correspondem, respectivamente,

A ao complexo mineral, à agricultura irrigada e ao polo turístico.
B à pecuária, ao complexo metalúrgico e ao polo turístico.
C ao polo têxtil, ao complexo mineral e ao polo petroquímico.
D à agricultura de grãos, ao polo têxtil e ao complexo metalúrgico.
E à agricultura de grãos, à agricultura irrigada e ao polo petroquímico.

Alternativa correta: E

Enem (2016)

A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.

SILVA, J. G. O novo rural brasileiro. Revista Nova Economia, n. 1, maio 1997 (adaptado).

Essa nova forma de organização social do trabalho é denominada

A terceirização.
B pluriatividade.
C agronegócio.
D cooperativismo.
E associativismo.

Resposta: A característica fundamental é que ele não é mais somente um agricultor ou um pecuarista: ele combina atividades agropecuárias com outras atividades não agrícolas dentro ou fora de seu estabelecimento, tanto nos ramos tradicionais urbano-industriais como nas novas atividades que vêm se desenvolvendo no meio rural, como lazer, turismo, conservação da natureza, moradia e prestação de serviços pessoais.

Como podemos perceber, o texto relata a realidade de uma pessoa que passou a desempenhar múltiplas funções, logo, a única alternativa possível é a letra b.

Alternativa correta: B

UFPel (2016)

Leia o texto a seguir:

“No Brasil, o setor engloba 4,3 milhões de unidades produtivas (84% do total) e 14 milhões de pessoas ocupadas, o que representa em torno de 74% do total das ocupações distribuídas em 80.250.453 hectares (25% da área total). A produção […] se destina basicamente para as populações urbanas, locais, o que é essencial para a segurança alimentar e nutricional” (EMBRAPA, 2014).

A citação acima se refere a um setor produtivo do campo. Indique a alternativa que corresponde com os dados apresentados:

A Plantation.
B Agronegócio.
C Agricultura Familiar.
D Agronegócio familiar baseado no latifúndio.
E Monocultura.
F I.R.

Alternativa correta: C

Unesp (2012)

Leia o texto.

A cada sopro de modernização das forças produtivas agrícolas e agroindustriais, as cidades das áreas adjacentes se tornam responsáveis pelas demandas crescentes de uma série de novos produtos e serviços, dos híbridos à mão de obra especializada, o que faz crescer a urbanização, o tamanho e o número das cidades. As casas de comércio de implementos agrícolas, sementes, grãos, fertilizantes; os escritórios de marketing, de consultoria contábil; […] as empresas de assistência técnica, de transportes; os serviços do especialista em engenharia genética, veterinária, administração […] se difundiram por todas as partes do Brasil agrícola moderno.

(Maria Adélia de Souza (org.). Território Brasileiro: usos e abusos, 2003.)

O texto faz referência a

A cidades globais.
B metrópoles nacionais.
C cidades do agronegócio.
D cidades planejadas.
E metrópoles conurbadas.

Resposta: A — Incorreto. Nem toda cidade majoritariamente do agronegócio é considerada global.
B — Incorreto. O texto não menciona uma influência nacional.
C — Correto. Vários termos apontam que a principal função dessa cidade é o agronegócio, agroindustriais, “híbridos”, “mão de obra especializada”, “implemento agrícola”, “engenharia genética” etc.
D —  Incorreto. O excerto não aponta para uma cidade planejada.
E — Incorreto. Conurbação é a fusão de 2 ou mais zonas urbanas. Em tese, toda metrópole, pelo menos em parte, é conurbada. 

Alternativa correta: C

Unitins (2018)

Envolve vários setores, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, nos quais são empregados capitais nacionais e estrangeiros. Quase sempre diz respeito à grande agricultura empresarial, produtora de grãos e de itens voltados à exportação. No Brasil é dominado por transnacionais do ramo alimentício e de fabricantes de insumos para a agricultura brasileira. Podemos associar esse termo a toda cadeia voltada ao mercado agroindustrial. O texto refere-se:

A à agricultura patronal.
B à agricultura familiar.
C ao agronegócio.
D à agricultura sustentável.
E à agricultura de subsistência.

Alternativa correta: C

Fuvest (2023)

O Estado de São Paulo, março de 2022. 

A partir do gráfico e de seus conhecimentos sobre a dinâmica do espaço agrário brasileiro, é correto afirmar que o uso de fertilizantes no Brasil ocorre, majoritariamente,

A em lavouras intensivas, em pequenas propriedades, com baixa produtividade e pouco emprego de tecnologia, direcionadas ao mercado internacional de commodities, principalmente no Centro-Sul do país.
B em lavouras extensivas, com elevado emprego de mão de obra, altíssima mecanização, com predomínio de adoção de práticas conservacionistas e baixo impacto ambiental, principalmente na região Norte do país.
C em lavouras destinadas ao abastecimento do mercado interno, intensamente mecanizadas, com predomínio de grandes propriedades e com baixo impacto ambiental, principalmente na região Nordeste do país.
D em lavouras mecanizadas, destinadas ao mercado internacional, com predomínio do emprego de mão de obra especializada, principalmente no Centro-Sul do país.
E em lavouras extensivas, destinadas ao mercado externo, com alta mecanização e emprego de mão de obra especializada, principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país.

Resposta: A — Incorreto. Em grandes propriedades, com alta produtividade e com muita tecnologia.
B — Incorreto. Em lavouras intensivas, baixo emprego de mão de obra, práticas comerciais, elevado impacto ambiental e principalmente no Centro-Sul.
C — Incorreto. Mercado externo, elevado impacto ambiental e principalmente no Centro-Sul.
D — Correto. Essas características são fruto da Revolução Verde.
E — Incorreto. Em lavouras intensivas e principalmente no Centro-Sul.

Alternativa correta: D

Enem (2021)

A partir da década de 1990, parte significativa da agricultura brasileira sofreu grandes transformações com a adoção de novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola. Trata-se da emergência de uma agricultura científica e globalizada. 

FEDERICO, S. Agricultura científica globalizada e fronteira agrícola no mundo moderno. Disponível em: www.confins.revues.org.Acesso em: 11 fev. 2015 (adaptado). 

No campo brasileiro, as transformações descritas no texto tiveram como efeito o(a)

A primazia do cultivo orgânico.
B superação do modelo exportador.
C valorização de saberes tradicionais.
D abrandamento dos conflitos violentos.
E fortalecimento de atividades monocultoras.

Resposta: “novas tecnologias de informação, menor intervenção estatal e maior regulação das empresas mundiais de insumos e comércio agrícola” fizeram com que a produtividade dos grãos aumentasse para atender ao mercado internacional, principalmente. 

Alternativa correta: E

Urca (2021)

“A questão agrária no Brasil é bastante complexa, pois está relacionada com a concentração fundiária, a desigualdade e a pobreza no meio rural. A atual conjuntura do campo brasileiro é resultado de um processo histórico que culminou no campo desigual”

(ROCHA e CABRAL. 2016, p. 75. Disponível em https:/Sistemas.uftedu.br/periadicos findex.php /producacacademiea /article / view / 2963. Acesso OI ago. 2421).

No que se refere à questão agrária no Brasil, é possível afirmar:

A Tem recebido grande atenção das esferas de governo.
B Os problemas no campo são causados pela baixa produtividade da agricultura familiar.
C O meio rural no Brasil não tem sido historicamente marcado pela violência.
D O Brasil promoveu ao longo da década de 2000 um amplo programa de Reforma Agrária.
E A concentração fundiária e a ausência de uma Reforma Agrária profunda provocam grande desigualdade e violência no meio rural brasileiro.

Resposta: A — Incorreto. “grande atenção” ficou exagerado.
B — Incorreto. O problema é que a massa não possui terra.
C — Incorreto. Muito pelo contrário, existem diversos conflitos entre agricultores, posseiros, madeireiros, mineradores etc.
D — Incorreto. “amplo” ficou exagerado.
E — Correto. A questão agrária é altamente concentradora.

Alternativa correta: E

Unicamp (2021)

Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2017 Cana-de-açúcar

Brasil – Produção Agrícola Municipal – 2017 Manga

(Fonte: Atlas Escolar do IBGE. Disponível em https://mapas.ibge.gov.br/ escolares/ensino-medio/brasil.html). Acessado em 10/09/2020.

A produção agrícola nacional, para os mercados interno e externo, aparece como ponto fundamental para o Produto Interno Bruto nacional. Sobre as culturas de cana-de- açúcar e manga é correto afirmar:

A Pouco concentrada espacialmente, a cana-de-açúcar é uma cultura permanente voltada para exportação.
B A manga é uma cultura permanente, que tem importante produção nas áreas irrigadas no Nordeste.
C A cana-de-açúcar é uma cultura temporária no litoral nordestino e permanente na região Sudeste.
D Inteiramente voltada para o mercado interno, a cultura da manga é uma cultura temporária na região Sudeste.

Resposta: A — Incorreto. A cana está concentrada em SP e é uma cultura temporária (anual).
B — Correto. Com destaque para o Vale do São Francisco.
C — Incorreto. A cana é uma cultura temporária (anual).
D — Incorreto. A manga é uma cultura permanente, pois não precisa tirar a árvore para dar fruto novamente.

Alternativa correta: B

Enem (2020)

A soja é a cultura agrícola brasileira que mais cresceu nas últimas três décadas e corresponde a 49% da área plantada em grãos do país. O aumento da produtividade está associado aos avanços tecnológicos, ao manejo e à eficiência dos produtores. O grão é componente essencial na fabricação de rações animais e, com uso crescente na alimentação humana, encontra-se em franco crescimento.

Disponível em: www.agricultura.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.

Uma causa para o crescimento, no Brasil, da produção agrícola especificada no texto é o(a)

A ampliação da qualidade de vida no campo.
B priorização do crédito ao pequeno produtor.
C aumento do emprego de mão de obra informal.
D aplicação de leis que viabilizam a distribuição de terras.
E desenvolvimento de métodos que incrementam o cultivo.

Resposta: A — Incorreto. A ampliação da qualidade de vida no campo não é a causa do aumento da produtividade.
B — Incorreto. O grande produtor é mais beneficiado do que o pequeno.
C — Incorreto. O emprego diminui por causa da mecanização
D — Incorreto. A reforma agrária é pouco difundida no nosso território.
E — Correto. Entre os métodos, podemos destacar a mecanização, os agroquímicos e a biotecnologia. 

Alternativa correta: E

Famerp (2020)

De acordo com o último Censo Agropecuário, esse modelo de agricultura é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Além disso, é responsável pela renda de 40% da população economicamente ativa do País e por mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo — 84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica. “A tendência é esse número crescer cada vez mais, principalmente com a procura por produtos agroecoló gicos”, afirma o secretário Jefferson Coriteac, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

(www.mda.gov.br, 12.06.2018. Adaptado.) 

O modelo de agricultura que reúne as características apresentadas no excerto corresponde 

A à agricultura familiar, que se apresenta restrita em área, mão de obra e capital investidos. 
B à agricultura orgânica, que se baseia no uso sustentável da terra e dos insumos utilizados. 
C à agricultura patronal, que se baseia na contratação de mão de obra qualificada para seus cultivos. 
D ao agronegócio, que se baseia no uso de tecnologia nas diferentes etapas do processo produtivo.
E ao sistema agroflorestal, que se pauta no extrativismo de matérias-primas com alto valor comercial.

Resposta: “base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes”, “mais de 70% dos brasileiros ocupados no campo”, “84% dos estabelecimentos rurais respondem por essa lógica” e “produtos agroecológicos” remete à agricultura familiar. Lembrando que ela possui o maior número de estabelecimentos e não as maiores áreas.

Alternativa correta: A

Confira os cursos do Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos variados e desenvolvidos especificamente para cada banca. Além disso, você pode optar por materiais em formatos distintos e acessar as aulas e conteúdos de qualquer lugar e a qualquer hora. Confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 4
Você pode gostar também