11 questões sobre mulheres que já caíram nos vestibulares

11 questões sobre mulheres que já caíram nos vestibulares

O Portal Estratégia Vestibulares listou 11 questões sobre mulheres em comemoração ao 8 de março; confira

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional das Mulheres, data que marca a luta feminina pela igualdade de gênero e pela garantia de direitos, como a equiparação salarial entre homens e mulheres.

A criação da data comemorativa deu-se pela eclosão de greves realizadas por funcionárias da fábrica Triangle Shirtwaist Company, uma indústria têxtil de Nova Iorque. Em 1909, essas mulheres, em busca de melhores condições de trabalho, realizaram uma passeata que reuniu cerca de 15 mil mulheres, em conjunto com alguns sindicatos e com o Partido Socialista da América.

As funcionárias da Triangle Shirtwaist Company, que trabalhavam aproximadamente 14 horas por dia, pediam pela redução da jornada e mais segurança no ambiente de trabalho, que continha tecidos inflamáveis. Em 25 de março de 1911, um incêndio na fábrica matou 146 pessoas, entre elas 125 eram mulheres. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Além disso, em 8 de março de 1917, após a derrubada da monarquia czarista, trabalhadoras russas do setor de tecelagem entraram em greve e reivindicaram o auxílio dos operários metalúrgicos.

Esses foram alguns dos acontecimentos que associaram o 8 de março ao Dia das Mulheres. Mesmo após tantas conquistas e direitos femininos garantidos, a desigualdade de gênero ainda se mostra presente, principalmente tratando-se de mulheres pretas, indígenas e amarelas. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o salário recebido pelas mulheres é, em média, 22% menor do que a remuneração dos homens. Mesmo assim, de acordo com a Agência Brasil, nos últimos dez anos houve redução na diferença salarial entre homens e mulheres.

Devido a importância da data e da luta feminina, o Portal Estratégia Vestibulares separou 11 questões sobre mulheres que já caíram nos vestibulares. Confira abaixo!

Unesp (2024)

O espaço urbano é onde proliferavam a pobreza e certa autonomia dos desqualificados sociais, bastante incômoda para as autoridades. Era justamente este o espaço social das mulheres pobres, livres, forras e escravizadas. Circulavam pelas fontes públicas, tanques, lavadouros, pontes, ruas e praças da cidade, onde era jogado o lixo das casas e o mato crescia a ponto de ocultar escravizados fugidos: o seu espaço social era justamente o ponto de interseção onde se alternavam e se sobrepunham as áreas de convívio das vizinhanças e dos forasteiros; a do fisco municipal e a do pequeno comércio clandestino; as margens da escravidão e do trabalho livre, o espaço do trabalho doméstico e o de sua extensão ou comercialização pelas ruas…

(Maria Odila Leite da Silva Dias. “Mulheres sem história”. In: Revista de História, 1983. Adaptado.)

Ao tratar de São Paulo do século XVIII, o excerto estabelece um paralelo entre a condição das mulheres no espaço urbano e

A a situação de abandono das crianças pobres da colônia.

B a constituição de um padrão ideal de família burguesa.

C o prevalecimento dos interesses políticos da metrópole.

D a área de indefinição social, política ou econômica.

E os setores da sociedade defensores de propostas identitárias.

Alternativa correta: D

Unesp (2024)

Observe as imagens. A da esquerda é intitulada “Plantas do Orquidário Moderno” (1845). A da direita intitula-se “Madame Professora” (1846).

(In: Peter Gay. A experiência burguesa da Rainha Vitória a Freud: a educação dos sentidos, 1988.)

As duas imagens referem-se a algumas sociedades européias do século XIX e

A representam, com ironia, os novos papéis exercidos pelas mulheres nas sociedades do período.

B aludem, com humor, ao avanço das pesquisas e do ensino nas sociedades do período.

C constatam a substituição da estrutura patriarcal pelo matriarcalismo nas sociedades industriais.

D ilustram, com surpresa, a padronização do trabalho feminino nas sociedades de economia industrial.

E celebram a liderança política feminina numa sociedade de hegemonia liberal.

Alternativa correta: A

UFSM (2023)

Aspásia de Mileto (imagem acima), esposa de Péricles, governante de Atenas no século V a.C, foi um exemplo de mulher que, mesmo com limitações, participava da vida intelectual e política da pólis. A respeito da atuação das mulheres na vida política e social na Grécia Antiga clássica, é correto afirmar que

A na democracia ateniense, elas eram consideradas cidadãs, participando dos debates da Ágora.

B elas podiam ter propriedades e não eram tuteladas pelos seus maridos ou parentes próximos.

C as hetairas eram mulheres com certo acesso ao conhecimento, podiam circular pelos espaços públicos e debater com os cidadãos atenienses.

D as mulheres, em Esparta, eram educadas para a carreira bélica e possuíam livre acesso para ingressar no exército.

E as mulheres, na pólis ateniense, não podiam participar das festas religiosas e das apresentações artísticas, como as peças teatrais.

Alternativa correta: C

UFSM (2023)

Sobre o papel social das mulheres na sociedade feudal europeia, no que diz respeito às atividades produtivas, às relações de trabalho, à produção do conhecimento e ao acesso a ele, é correto afirmar que

A eram subalternas ao poder masculino, limitadas ao acesso e, mais ainda, à produção do conhecimento. Cabia a muitas mulheres o trabalho doméstico, bem como as funções de camponesas e artesãs.

B atuavam como copistas nos mosteiros medievais, sendo responsáveis por registrar e produzir o conhecimento e preservar o legado da cultura ocidental.

C em uma sociedade teocêntrica, as mulheres eram responsáveis pela organização dos templos e cultos, bem como pela formação educacional dos monges.

D por terem acesso ao conhecimento das tecnologias de guerra e de formas de luta, as mulheres da nobreza eram inestimáveis guerreiras e cavaleiras.

E as mulheres consideradas hereges, críticas aos princípios e valores da Igreja Católica, eram tratadas com benevolência e respeito às diferenças de opinião.

Alternativa correta: A

UFSM (2023)

Maria Odília Teixeira (imagem acima) nasceu na cidade baiana de São Félix do Paraguaçu, em 1884. Filha de uma mulher que havia sido escravizada, formou-se em medicina em 1904, na Universidade da Bahia, em Salvador, sendo considerada uma das primeiras médicas negras do Brasil. Sobre o contexto e as características históricas da sociedade brasileira das primeiras décadas do século XX, considere as afirmativas a seguir.

I → Maria Odília Teixeira fez sua formação acadêmica em uma das primeiras faculdades de medicina do Brasil, a da Bahia, que, juntamente com os cursos de Direito, eram responsáveis pela formação profissional de significativa parcela da elite brasileira desde o século XIX.

II → Ela frequentou um curso de graduação e seguiu uma carreira profissional que são de difícil acesso às mulheres negras no Brasil.

III → O resgate da história de Maria Odília Teixeira nos permite construir uma versão menos eurocêntrica da história do Brasil.

Está(ão) correta(s)

A apenas I.

B apenas II.

C apenas I e II.

D apenas I e III.

E I, II e III.

Alternativa correta: E

UFSM (2023)

Bertha Lutz (1894-1976)(imagem ao lado) formou-se na Universidade de Sorbonne (Paris) em 1919. No Brasil, foi professora por mais de 40 anos no Museu Nacional do Rio de Janeiro, tendo destacada carreira acadêmica como cientista. Além dela, outras mulheres, apesar das dificuldades enfrentadas, tiveram destaque e foram agentes históricos importantes nas primeiras décadas do século XX, no Brasil. A respeito da participação das mulheres nesse período, considere as afirmativas a seguir.

I → As sufragistas lutaram pela participação das mulheres na política, desejando ter direito ao voto e o acesso a cargos elegíveis.

II → Houve, na época, o início do predomínio das mulheres na vida acadêmica, nos cargos de professoras e pesquisadoras nas universidades brasileiras.

III → O protagonismo feminino fez-se presente na luta sindical e no movimento operário de caráter anarquista e socialista.

Está(ão) correta(s)

A apenas I.

B apenas II.

C apenas I e II.

D apenas I e III.

E I, II e III.

Alternativa correta: D

UFSM (2023)

O filme “Estrelas além do tempo” (imagem acima) narra a história de três mulheres negras que, na década de 1960, trabalharam na NASA (Agência espacial norte-americana) e precisaram provar sua competência enquanto funcionárias e cientistas, lidando cotidianamente com o preconceito racial e de gênero. Considerando esse contexto histórico representado no filme, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.

(   ) A corrida espacial, no contexto da Guerra Fria entre EUA e China, possibilitou a ida do primeiro norte-americano ao espaço.

(   ) No desenvolvimento da indústria tecnológica espacial, mesmo que muitas vezes invisibilizadas, algumas mulheres tiveram um papel de destaque como cientistas.

(   ) A sociedade dos EUA estava profundamente tensionada pelos conflitos raciais e pela luta política em defesa dos direitos dos negros, liderada, por exemplo, por Martin Luther King e Malcom X.

A sequência correta é

A V – F – V.

B F – V – V.

C V – V – F.

D V – F – F.

E F – V – F.

Alternativa correta: B

UFRGS (2022)

Assinale a alternativa correta sobre a história da luta das mulheres brasileiras por seus direitos desde o final do século XIX.

A As mulheres, com a Proclamação da República e a promulgação da Constituição de 1891, garantiram o direito ao voto e elegeram suas primeiras representantes.

B As militantes operárias, na Primeira República, lutavam contra as desigualdades nas relações de trabalho, defendendo a igualdade salarial frente aos homens.

C A atuação política das mulheres, durante a ditadura civil-militar, restringiu-se ao Movimento Feminino pela Anistia, devido à repressão implementada pelo regime.

D A elaboração da Constituição de 1988 foi realizada somente por constituintes homens, já que as mulheres haviam perdido seus direitos políticos durante a ditadura.

E As lutas do feminismo negro no Brasil iniciaram-se na segunda década do século XXI, com a disseminação do acesso à internet e às redes sociais virtuais no país.

Alternativa correta: B

UEA (2021)

Nascida em São Paulo, no dia 2 de agosto de 1894, filha da enfermeira inglesa Amy Fowler e do cientista e pioneiro da Medicina Tropical Adolfo Lutz, Bertha foi educada na Europa, formou-se em Biologia pela Sorbonne e tomou contato com a campanha sufragista inglesa. 
(www.senado.leg.br)

A série “Donas da Rua”, criação do cartunista Maurício de Sousa, homenageia mulheres do Brasil e do mundo. A brasileira Bertha Lutz é uma delas. Entre várias atuações, Bertha destacou-se no início da Era Vargas (1930-1945) por

A ter sido ministra da Saúde.

B ter lutado pelo voto feminino.

C ter descoberto a vacina para a varíola.

D ter apoiado o fechamento do congresso.

E ter reivindicado o direito ao divórcio.

Alternativa correta: B

UEA (2021)

Desejando ver o rosto da moça, Aladim se escondeu atrás da porta dos banhos. Quando a filha do sultão chegou perto da porta, tirou o véu, e Aladim pôde ver seu rosto através de uma fresta. Era a primeira vez em sua vida que Aladim via uma mulher sem véu que não sua mãe. Ficou encantado com aquela visão.
(Paulo Sérgio de Vasconcellos. As mil e uma noites: contos selecionados.)

O excerto retrata um dos costumes mais conhecidos no ocidente em relação às mulheres muçulmanas: o uso do véu. A recomendação deste preceito, de acordo com a cultura muçulmana, relaciona-se

A aos períodos de convívio entre familiares.

B à hegemonia feminina sobre seus pais e maridos.

C aos cuidados com a aparência e a exposição ao sol.

D à distinção e preservação das mulheres islâmicas.

E aos momentos de orações diárias especificamente.

Alternativa correta: D

Fuvest (2021)

Leia o texto:

A corrupção nos costumes das mulheres é ainda uma coisa prejudicial ao fim que se propõe o governo, e à boa conservação das leis do Estado (…). É o que aconteceu em Esparta (…).

Tais são as observações feitas entre os lacedemônios: no tempo da sua dominação as mulheres resolviam quase todas as questões. De resto, que diferença existe em que as mulheres governem, ou que os magistrados sejam governados por mulheres? (…) as mulheres dos lacedemônios, mesmo no caso de perigo, fizeram-lhes o maior possível.

Aristóteles, A política. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.,p.79-80.

É correto afirmar sobre as mulheres na Grécia Antiga:

A Obtiveram o direito à educação e acesso às escolas filosóficas da cidade-Estado de Atenas durante o período clássico.

B Em Esparta, recebiam educação física na infância, tinham direito à herança e administravam as propriedades na ausência dos maridos.

C Adquiriram poderes políticos como cidadãs apenas com o estabelecimento do Império Macedônico, sob a liderança de Alexandre Magno.

D Em Atenas, podiam participar de algumas discussões na Eclésia e possuíam direitos políticos durante o período da democracia.

E Tornaram-se legisladoras e integrantes do conselho dos mais velhos na cidade-Estado de Tebas.

Alternativa correta: B

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre a história das mulheres cobrada nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também