11 questões sobre urbanização que já caíram nos vestibulares e no Enem

11 questões sobre urbanização que já caíram nos vestibulares e no Enem

Confira as questões sobre urbanização que o Portal Estratégia Vestibulares separou para você, utilizando o Banco de Questões do EV

O crescimento das cidades e a migração populacional do campo para a cidade são processos que caracterizam urbanização. São vários os fatores que contribuem para isso e vão desde a industrialização e modernização do campo até mesmo a visão de que é nas cidades que há a oportunidade de conquistar novos objetivos.

Ao falarmos sobre modernização do espaço rural, podemos mencionar fenômenos como a concentração fundiária, substituição contínua da mão-de-obra humana para maquinários agrícolas e falta de acesso à infraestruturas básicas de parte da população do campo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A taxa de urbanização brasileira atualmente é de mais de 84% da população, com projeção da ONU que aponta um crescimento até o ano de 2050 para mais de 93%. Com isso, a desigualdade social se torna um problema ainda maior, já que não há um planejamento adequado para que as pessoas sejam alocadas com qualidade de vida em espaços urbanos brasileiros.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou 11 questões sobre urbanização que já caíram nos vestibulares e no Enem presentes no Banco de Questões do EV, que contém mais de 275 mil perguntas com gabarito. Confira!

UFRR (2023)

“Alcançamos, neste século, a urbanização da sociedade e a urbanização do território, depois de longo período de urbanização social e territorialmente seletiva”.
(Santos, M. A urbanização brasileira. São Paulo: Edusp, 2008, p. 9)

Sobre o processo de urbanização brasileiro, é CORRETO afirmar que:

A O processo de urbanização é caracterizado pela concentração de pessoas em zonas rurais, bem como pela difusão de comportamentos tipificados como urbanos.
B Recentemente, o Estado de São Paulo delimitou o que chama de macrometrópole paulista compreendendo oito regiões metropolitanas da região Sudeste. 
C A expansão do meio técnico-científico-informacional ocorre de forma mais intensa nas cidades pequenas, incorporando de forma paulatina as metrópoles e cidades médias. 
D A metropolização contemporânea está apoiada na crescente mercantilização e financeirização da vida econômica e social, onde o sistema de objetos da globalização impulsiona a expansão física e a fragmentação do espaço urbanizado.
E Desde os anos 1950, ocorre um intenso fluxo comercial e migração de população das metrópoles em direção às cidades pequenas, que são as cidades que concentram mais empresas dos setores mais dinâmicos e inovadores.

Alternativa correta: D

UFPel (2018)

Observe o gráfico da urbanização mundial a seguir:

Sobre a urbanização, pode-se afirmar que:

A o aumento da população em áreas rurais devido ao aumento do desemprego nas cidades e à maior oferta de vagas no setor primário caracteriza o processo de urbanização.
B é a diminuição da população de um país tanto pelo crescimento natural negativo quanto pela emigração em massa de refugiados de guerras.
C a diminuição na taxa de natalidade e na taxa de mortalidade, que implica no declínio da expectativa de vida, além de uma maior participação da mulher no setor primário desencadeiam o processo de urbanização.
D a industrialização provoca um elevado êxodo rural, urbanizando as cidades. Portanto, a UFPel – PAVE 2016/2018– 3ª etapa (Aplicação: 09/12/2018) 8 / 26 urbanização é o aumento da população urbana em relação à população rural.
E a diminuição da participação do homem no mercado de trabalho e o aumento da migração de transumância na região Nordeste são fatores que culminam na urbanização do território brasileiro.

Alternativa correta: D

UFRGS (2017)

Leia o segmento abaixo.

Uma grande modificação estrutural ocorreu no povoamento regional, agora localizado ao longo das rodovias e não mais ao longo da rede fluvial, e no crescimento demográfico, sobretudo urbano. Processou-se, na região, uma penosa mobilidade espacial, com forte migração e contínua expropriação da terra e, assim, foi marcado o processo de urbanização. Em vista disso, a Amazônia teve a maior taxa de crescimento urbano no país, nas últimas décadas. No censo de 2000, 70% da população da região Norte estavam localizados em núcleos urbanos, embora carentes dos serviços básicos.
BECKER, B. Geopolítica da Amazônia. Estudos Avançados, 19 (53), 2005. p. 73.

Sobre a Região Amazônica, é correto afirmar que

A o povoamento regional atual ocorre ao longo da rede fluvial, privilegiando os grandes rios amazônicos.
B a região tornou-se uma “floresta urbanizada”, pois a urbanização não se mede só pelo crescimento e surgimento de novas cidades.
C a urbanização está ligada diretamente à industrialização da região.
D a urbanização estancou o desmatamento, visto que poucas pessoas continuam morando em regiões rurais.
E ela é pouco integrada ao espaço brasileiro, e tem sua economia e ligação territorial voltadas para o exterior, devido às grandes distâncias em relação ao centro do país.

Resposta: Existem cidades pequenas e médias que se adaptaram às condições fisiográficas da Amazônia.

Alternativa correta: B

Uneb (2016)

A urbanização, por se tratar de um processo, se concretiza quando o percentual da população urbana é superior ao da população rural.

Sobre a urbanização mundial, é correto afirmar:

A A urbanização atual é mais acelerada na América Latina, porque, nesse subcontinente, existe o predomínio do processo de metropolização.
B As megacidades, além de possuírem um grande número de habitantes, exercem funções de cidades globais, devido ao fato de apresentarem um elevado grau de infraestrutura urbana.
C O conceito de rede urbana está relacionado a um conjunto de cidades com o idêntico nível de hierarquia urbana, articuladas, por essa razão, fisicamente e funcionalmente.
D A especulação imobiliária constitui um forte mecanismo de prevenção da segregação espacial que ocorre nas cidades e do fenômeno da conurbação.
E O processo de urbanização, marcante no mundo contemporâneo, apresenta características distintas, conforme o grau de desenvolvimento econômico, de modo que, nos países subdesenvolvidos, está associada, dentre outros fatores, à concentração fundiária, o que estimula o êxodo rural.

Alternativa correta: E

Urca (2017)

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural. A partir da década de 1950, o processo de urbanização no Brasil tornou-se cada vez mais acelerado. Isso se deve sobretudo:

A A intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras da “política desenvolvimentista” do governo Juscelino Kubitschek;
B A intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1956, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras da “política desenvolvimentista” do governo de Getúlio Vargas;
C A intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1964, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras da “política desenvolvimentista” do governo de João Goulart;
D A intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1970, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras da “política desenvolvimentista” do governo dos Militares;
E A intensificação do processo de industrialização brasileiro ocorrido a partir de 1988, sendo esta a principal consequência entre uma série de outras da “política desenvolvimentista” do governo de Tancredo Neves.

Alternativa correta: A

FGV (2020)

A distribuição dos aglomerados subnormais ocorre, sobretudo, em:

A áreas de altas taxas de desemprego, devido à intensa urbanização.
B áreas com altos índices de analfabetismo, devido ao intenso processo de industrialização.
C áreas metropolitanas, em virtude das deficiências no planejamento e execução de políticas públicas.
D cidades médias, devido à não obrigatoriedade de elaboração de um plano diretor.
E cidades com pequena influência, em virtude das baixas taxas de articulação com a rede urbana.

Alternativa correta: C

Enem (2018)

A dinâmica hidrológica expressa no gráfico demonstra que o processo de urbanização promove a

A redução do volume dos rios.
B expansão do lençol freático.
C diminuição do índice de chuvas.
D retração do nível dos reservatórios.
E ampliação do escoamento superficial.

Resposta: Com a impermeabilização do solo das cidades impede ou dificulta a infiltração da água, resultando em aumento do escoamento superficial.

Alternativa correta: E

Unesp (2021)

O predomínio mundial da urbanização, com o crescimento no número absoluto de cidades, teve como uma de suas consequências

A o desenvolvimento de cidades globais, que contribuiu para a padronização de leis de uso e ocupação do solo, a fim de ampliar a circulação de pessoas.
B a valorização do terceiro setor, que ampliou o papel do comércio para suprir as necessidades de consumo das populações.
C a terciarização da economia, que levou à absorção da população economicamente ativa dos setores primário e secundário.
D o fim do setor secundário, que valorizou setores mais modernos da economia urbana.
E a terceirização da gestão pública, que contribuiu para otimizar recursos ao restringir os cargos e os locais de atuação de profissionais.

Alternativa correta: C

Unicentro (2022)

Nas primeiras décadas do século XX, a expansão da atividade industrial para outros continentes acabou desencadeando um intenso processo de urbanização em determinadas nações subdesenvolvidas. Sobre o processo de urbanização em países de industrialização tardia, assinale a alternativa correta.

A As indústrias têm promovido uma ação reversa e, segundo dados da ONU, até 2030, mais da metade da população irá retornar para as áreas rurais na busca de melhor qualidade de vida e produção do próprio alimento.
B O desenvolvimento da indústria, nesses países, foi impulsionado por investimentos do Estado e pela implantação de empresas estrangeiras, provocando profundas transformações socioeconômicas.
C O processo de urbanização em nações subdesenvolvidas levou séculos para se constituir, durante o desenvolvimento industrial; enquanto, na Europa e Estados Unidos, levou apenas algumas décadas.
D O processo de modernização das atividades agrícolas foi lento e gerou atrasos com o processo de expansão das policulturas, precisando de maior demanda de mão de obra humana e a contratação em massa de trabalhadores.
E O setor industrial absorveu a demanda de trabalhadores provenientes do campo; essa mão de obra foi absorvida pelo setor secundário da economia e, em sua maior parte, trabalhando com carteira assinada.

Alternativa correta: B

UFT (2014)

O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades. O processo de urbanização, no Brasil, ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, mas não ocorreu de forma homogênea.

Sobre a relação entre a urbanização e a população brasileira é CORRETO afirmar.

A A urbanização da região Sudeste foi impulsionada pela fundação de Brasília e pela transferência da capital para o Distrito Federal.
B No Nordeste, a urbanização permanece lenta e a população rural ainda é superior à população urbana, com exceção de Salvador, Fortaleza e Recife.
C A região Norte apresenta estrutura agrária baseada na agricultura familiar e de subsistência e a população é majoritariamente rural, com exceção da região metropolitana de Belém.
D A região Sul tinha estrutura agrária baseada na propriedade familiar, entretanto, nas últimas décadas, a mecanização acelerada impulsionou o êxodo rural e modificou as características urbanas e populacionais dos três estados da região.
E O Centro Oeste, apesar de massivos investimentos na agricultura tecnológica, ainda apresenta padrão agrário de pequenas propriedades, com predomínio de população rural, com exceção das cidades da região metropolitana de Goiânia, que possuem população urbana superior à rural.

Alternativa correta: D

Unitau (2013)

O processo de urbanização manifesta-se em todo o Brasil; contudo, do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenças no ritmo de transferência da população do meio rural para o urbano.

As desigualdades na urbanização refletem nas disparidades econômicas regionais, e na inserção diferenciada de cada região, na economia nacional. Com relação a isso, leia as afirmativas abaixo:

I. No Sudeste, a população urbana ultrapassou a rural na década de 1950, e a fase de urbanização acelerada encerrou-se há duas décadas.
II. A Região Sul contou com urbanização mais acelerada nas décadas de 1940.
III. No Nordeste, a trajetória da urbanização permaneceu relativamente lenta. A estrutura agrária assentada sobre latifúndios familiares, na faixa do litoral, contribuiu para reter a força de trabalho no campo e controlar o ritmo do êxodo rural.
IV. A urbanização no Centro-Oeste foi impulsionada pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas rodovias de integração nacional que interligaram a nova capital com o Sudeste, de um lado, e a Amazônia, de outro.
V. A Região Norte teve, na década de 1960, sua população concentrada nas cidades de Belém e Manaus.

São INCORRETAS as afirmativas:

A I e II apenas.
B I, III e IV apenas.
C II, III e IV apenas.
D II e III apenas.
E III, IV e V apenas.

Alternativa correta: D

Estude com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos de acordo com cada banca e edital, além de possuir materiais em diversos formatos: PDFs, vídeoaulas, áudios, mapas mentais e nosso Livro Digital Interativo, que integra todos esses formatos. Confira mais sobre o EV e seja um aprovado ainda esse ano!

CTA - Estratégia Vestibulares 1

Você pode gostar também