11 questões sobre vitaminas que já caíram nos vestibulares e Enem
Foto: KamranAydinov/ Freepik

11 questões sobre vitaminas que já caíram nos vestibulares e Enem

Por sua importância, as vitaminas já foram assunto em diversas provas de processos seletivos; confira 11 questões sobre o tema, tiradas direto do Banco de Questões do EV

As vitaminas são compostos orgânicos fundamentais para o bom funcionamento do organismo, agindo, principalmente, como catalisadoras de reações químicas. Ou seja, elas são responsáveis por garantir que as reações, como a digestão e a coagulação, aconteçam de forma mais rápida e eficiente, gastando menos energia.

O organismo não é capaz de produzir vitaminas que são introduzidas na alimentação. Por isso, é essencial manter uma dieta rica em alimentos que são fonte de vitaminas, como leite, frutas, verduras, legumes, carnes, cereais e ovos. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

No total, existem 13 vitaminas essenciais para o corpo humano, divididas em dois tipos: lipossolúveis e hidrossolúveis. A primeira classe é formada pelas vitaminas A, D, E e K, solúveis em gordura, podendo ser armazenadas. Enquanto isso, a segunda classe não pode ser armazenada no corpo, por ser solúvel em água. Fazem parte desse grupo as vitaminas do complexo B e a vitamina C.

Quando há carência parcial de vitaminas, o corpo humano entra em estado de hipovitaminose. Já a carência total delas, é chamada de avitaminose. Assim como a falta, o excesso de vitaminas também faz mal, causando a hipervitaminose.

Devido sua importância, as vitaminas já foram assunto em diversas provas de processos seletivos e, por isso, o Portal Estratégia Vestibulares separou 11 questões sobre o tema, todas do Banco de Questões do EV, que já caíram nos vestibulares e no Enem. Confira!

UnB (2022)

A covid-19 é uma doença que afeta diversos sistemas do organismo humano. Seu início ocorre pela interação de proteínas do vírus SARS-CoV-2 com uma proteína chamada de receptor de ECA2, que, estando presente em diversas células, participa de vários processos orgânicos, como, por exemplo, o do controle da pressão arterial, interferindo indiretamente na dilatação de artérias. O receptor de ECA2 também é abundante nos pulmões e interfere na resposta inflamatória, fatores que, estando associados à redução de trocas gasosas durante a doença, causam a baixa saturação de oxigênio. As alterações na resposta inflamatória também podem desencadear mecanismos de coagulação, causando obstrução vascular, a chamada trombose. Esta, por sua vez, pode levar ao comprometimento renal, impedindo a filtração necessária à homeostase.

Internet: <www.technologyreview.com>;<www.nationalgeographic.com>; e <www.hms.harvard.edu> (com adaptações).

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o seguinte item.

A coagulação mencionada no texto é um processo que depende de íons cálcio e de vitamina K.

C Certo.

E Errado.

Resposta: Certo. A vitamina K é necessária para a síntese das proteínas que ajudam a controlar o sangramento (fatores de coagulação). O cálcio age mediando a ligação de vários fatores de coagulação junto às plaquetas.

Alternativa correta: C

Uece (2022)

Relacione, corretamente, as vitaminas abaixo apresentadas com os respectivos sintomas de deficiência, numerando a Coluna II. de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. A

2. C

3. D

4. B1

Coluna II

(  ) cegueira noturna

(  ) raquitismo

(  ) escorbuto

(  ) beribéri

A sequência correta, de cima para baixo, é:

A 2, 1, 3, 4.

B 1, 4, 2, 3.

C 1, 3, 2, 4.

D 2, 3, 4, 1.

Alternativa correta: C

FCMSCSP (2022)

Um corte pequeno ou um arranhão ocasional não representam um risco de vida porque o corpo humano saudável realiza o fenômeno de coagulação sanguínea, que contém a hemorragia e opera posterior recuperação dos tecidos. No processo de coagulação sanguínea, na área do tecido lesado

A a vitamina K atua na formação direta do fibrinogênio e da trombina, que se aderem às bordas do ferimento para reter os glóbulos sanguíneos.

B a tromboplastina converte o fibrinogênio em fibrina, que catalisa a conversão da protrombina em trombina, formando uma rede proteica que aumenta a adesão das plaquetas.

C as fibrinas convertem a trombina em protrombina, que imediatamente adere-se às bordas do ferimento, facilitando o poder adesivo das plaquetas.

D a tromboplastina converte a protrombina em trombina, que catalisa a conversão do fibrinogênio em fibrina, formando uma rede proteica que retém os glóbulos sanguíneos.

E o fibrinogênio converte a tromboquinase em trombina, que imediatamente forma coágulos nos vasos lesionados para reduzir a circulação sanguínea.

Resposta:  Segundo o modelo clássico da coagulação, inicialmente as plaquetas liberam uma enzima denominada tromboplastina (ou tromboquinase) no local lesionado. Esta, por sua vez, juntamente a íons de cálcio, transforma a enzima protrombina em trombina, que é uma enzima proteolítica que transforma o fibrinogênio em monômeros de fibrina através da remoção de alguns peptídios. Esses monômeros polimerizam-se e formam os fios de fibrina. Por fim, é formada uma rede a partir desses fios, onde ficam aprisionados as células do sangue, plaquetas e o plasma, constituindo o coágulo.

Segundo o modelo atual, podemos dividir o processo em quatro etapas que se sobrepõem: iniciação, amplificação, propagação e finalização. Na fase de iniciação, o endotélio vascular e células sanguíneas são perturbados e ocorre a interação do FVII a com o FT, uma proteína transmembrânica. Na fase de amplificação, a trombina ativa plaquetas, cofatores V. e VIII e fator XI na superfície das plaquetas. Na propagação, ocorre a produção de trombina e a formação do tampão no local da lesão. Na finalização, por sua vez, ocorre a limitação do coágulo para evitar a oclusão do vaso.

Alternativa correta: D

Fuvest (2021)

Canto V Estância 81

E foi que, de doença crua e feia,

A mais que eu nunca vi, desampararam

Muitos a vida, e em terra estranha e alheia

Os ossos para sempre sepultaram.

Quem haverá que, sem ver, o creia?

Que tão disformemente ali lhe incharam

As gengivas na boca, que crescia

A carne e juntamente apodrecia?

Luís Vaz de Camões, Os Lusíadas.

É correto afirmar que Camões, neste trecho, descreveu sintomas de

A peste bubônica, zoonose transmitida por ratos que assolou populações europeias e asiáticas no século XIV, propagada pelas viagens comerciais.

B escorbuto, deficiência em vitamina C, doença comum nas viagens ultramarinas europeias dos séculos XV e XVI, como a de Vasco da Gama em busca das índias.

C malária, doença de ampla ocorrência nas viagens de exploradores para a África e Américas nos séculos XV e XVI.

D varíola, doença viral disseminada no Velho Mundo e trazida pelos navegantes dos séculos XV e XVI às colônias, onde dizimou populações nativas.

E leishmaniose, parasitose transmitida por mosquitos e contraída pelos primeiros exploradores da Amazônia e dos Andes durante o século XVI.

Resposta: O poema faz clara referência ao escorbuto, uma avitaminose decorrente da carência de vitamina C, cujo sintoma diagnóstico é o inchaço e a hemorragia das gengivas. São ainda sintomas: Dificuldade na cicatrização de feridas; Cansaço fácil; Palidez; Perda do apetite; Deformidades e quedas dentárias; Pequenas hemorragias; Dor muscular; Dor nas articulações.

Atualmente é uma doença rara, mas ficou conhecida especialmente durante o século XVII, como “doença de marinheiros”, porque eles se alimentavam exclusivamente de frutos do mar, já que frutas e verduras frescas não estavam disponíveis nos navios.

Alternativa correta: B

UFG (2021)

As vitaminas são alimentos orgânicos fundamentais para manter o funcionamento normal e adequado do organismo humano. Elas precisam ser obtidas por meio de alimentação saudável e balanceada, geralmente na forma inativa como provitaminas e, no organismo, se transformam na forma ativa. 

Os alimentos ricos em caroteno, como a cenoura, são fontes de qual vitamina?

A Retinol.

B Calciferol.

C Filoquinona.

D Ácido ascórbico

Alternativa correta: A

FMP (2021)

A vitamina K ganhou destaque recentemente, depois da divulgação de um estudo holandês que apontou uma relação entre os piores resultados de saúde dos pacientes com COVID-19 e os níveis reduzidos de vitamina K. 

Disponível em: <https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/07/03/coronavirus-o-que-e-a-vitamina-k-e-o que-as-pesquisas-dizem-de-seu-efeito-contra-covid-19.ghtml>. Acesso em: 1 out. 2020. 

A carência da vitamina lipossolúvel citada no texto ocasiona 

A deformidades no esqueleto de crianças. 

B sangramentos na gengiva decorrentes de escorbuto.

C redução do número de glóbulos vermelhos decorrentes de anemia perniciosa.

D dificuldade no estancamento de hemorragias.

E dificuldade de enxergar em ambientes pouco iluminados.

Alternativa correta: D

Unaerp (2020)

A vitamina D tem sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, uma vez que a sua deficiência no organismo está relacionada a diversas doenças. Sobre a vitamina D, assinale a opção correta.

A É uma substância lipossolúvel essencial para a coagulação sanguínea.

B É um calciferol antioxidante e indispensável para a síntese de colá- geno e matriz óssea.

C É uma substância lipossolúvel, e sua deficiência pode gerar ceguei- ra noturna e xeroftalmia.

D É uma substância hidrossolúvel, e seu excesso é eliminado pela urina e dificilmente gera hipervitaminose.

E É um lipídio esteroide de origem vegetal e animal e participa da ho- meostase do cálcio e fosfato no organismo.

Alternativa correta: C

Uece (2020)

Em relação a vitaminas e sais minerais, assinale a afirmação verdadeira.

A As vitaminas e alguns sais minerais como o ferro e o zinco são macronutrientes que precisam ser ingeridos em grandes quantidades.

B O ácido ascórbico, vitamina C, e as vitaminas do complexo B são lipossolúveis.

C A carência de vitaminas provoca estados clínicos conhecidos como hipervitaminoses.

D Vitaminas, por serem moléculas orgânicas necessárias aos animais, quando não são por eles sintetizadas, ou o são em quantidades inadequadas, devem ser obtidas por meio da dieta.

Alternativa correta: D

Urca (2020)

A hipovitaminose K é uma deficiência incomum em adultos, porém bastante evidenciada em recém-nascidos, devido principalmente as pequenas quantidades de vitamina K que a mãe passa para o feto durante a gravidez, além do intestino do recém-nascido ainda não adquirir bactérias, necessárias para a síntese de vitamina K. Dentre as propriedades da vitamina K assinale a alternativa que apresente os principais sintomas de sua carência no organismo:

A Provoca alterações neurológicas, como a diminuição dos reflexos, além de dificuldades visuais, catarata, além de predisposição a doenças cardíacas., mal de

Parkinson e de Alzheimer.

B Pode causar cegueira noturna, provocando ceratoconjuntivite ou a ulcerações nas córneas, que podem evoluir para necroses, além de contribui para a formação de pele seca, unhas quebradiças e queda de cabelo.

C Provoca o aumento do risco de problemas cardíacos, osteoporose, além de favorecera incidência de doenças autoimunes como esclerose múltipla e diabetes tipo 1.

D Provoca dificuldades de coagulação sanguínea, evidenciando sangramentos (hemorragias) nasal, sob a pele, em ferida do estômago ou do intestino, hemorragias no cérebro ou em volta dele são potencialmente fatais para os recém-nascidos. Além de debilitar os ossos.

E Provoca diarreia, falta de apetite, emagrecimento, fadiga, insônia, irritabilidade, depressão nervosa e dermatite.

Alternativa correta: D

Unicentro (2018)

Diversas doenças podem ser causadas pela falta de algumas vitaminas. São as chamadas avitaminoses. O escorbuto  (do latim scorbutus) é uma doença que tem como primeiros sintomas hemorragias nas gengivas, tumefação purulenta das  gengivas (inchaço com pus), dores nas articulações, feridas que não cicatrizam, além de desestabilização dos dentes. Outra importante avitaminose é o raquitismo. O raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países em desenvolvimento.

O escorbuto e o raquitismo estão associados à deficiência das vitaminas:

A D e B, respectivamente.

B A e E, respectivamente.

C C e D, respectivamente.

D B e D, respectivamente.

E B12 e A, respectivamente.

Alternativa correta: C

Enem (2018)

De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura.

Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de

A hormônios, estimulantes da regeneração celular da retina.

B enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.

C vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.

D tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.

E vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.

Resposta: Talvez você já tenha ouvido sua avó dizer que cenoura faz bem aos olhos. Mesmo não sabendo o motivo, ela tem toda a razão! Cenouras são ricas em pigmentos chamados carotenos, precursores da vitamina A. Essa vitamina, por sua vez, é fundamental para a formação das estruturas fotorreceptoras presentes na retina. 

Alternativa correta: C

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas sobre a bioquímica das células cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também