13 questões sobre cadeia alimentar que já caíram nos vestibulares e Enem
Foto: Freepik

13 questões sobre cadeia alimentar que já caíram nos vestibulares e Enem

Cadeia alimentar é um dos tópicos de Ecologia mais cobrados nos vestibulares; veja 13 questões sobre tema para estudar para as provas

Para a Ecologia, cadeia alimentar é basicamente a relação nutritiva entre as diferentes espécies vegetais e animais. Ou seja, ela é um conjunto de organismos que se relacionam entre si, alimentando-se uns dos outros e trocando energia e matéria orgânica. 

Por meio dessas interações, os organismos adquirem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento e manutenção biológica. Assim, esses nutrientes alcançados podem servir de alimento para outros organismos, já que, dentro da cadeia alimentar, A se alimenta de B, que se alimenta de C, que se alimenta de D e assim por diante.

Se você está estudando sobre o assunto e gostaria de saber como ele pode ser cobrado nos processos seletivos, confira 13 questões sobre cadeia alimentar que já caíram nos vestibulares e no Enem!

+ Cadeia alimentar: o que é, exemplos, níveis tróficos e mais
+ Ecologia: conceito, importância, níveis de organização e questões 
+ 9 questões sobre ecologia que já caíram nos vestibulares e no Enem

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UEA (2024)

Logo após a aula de ecologia, no caminho de volta para sua casa, uma estudante imaginou a seguinte cadeia alimentar:

goiaba —> larvas —> pássaro —> gato

Nesse exemplo elaborado pela estudante,

A as larvas são produtoras primárias.

B a matéria tende a diminuir ao longo dos níveis tróficos.

C a energia assimilada abastece quatro níveis tróficos.

D a goiaba é um produto (fruto) de um ser heterótrofo.

E o gato é um consumidor quaternário.

Alternativa correta: C

Uerj (2024)

sabemos que a ordem mantida nos indivíduos vivos só é possível ao preço da criação de uma desordem. (l. 19-20)

A cadeia alimentar é um exemplo de relação trófica em que parte da energia dos seres vivos é transformada, a cada etapa, em sua forma mais desorganizada: o calor.

Esse tipo de transformação metabólica limita a energia disponível principalmente para o seguinte nível da cadeia alimentar:

A carnívoros

B herbívoros

C produtores

D decompositores

Alternativa correta: A

Resposta: A alternativa A está correta. Os carnívoros, que ocupam do terceiro nível trófico para frente, são os que recebem menor quantidade de energia. Levando-se em consideração que o fluxo de energia é unidirecional e decrescente, quanto mais distantes do primeiro nível trófico (dos produtores), menor quantidade de energia é recebida.

UFMS (2023)

Observe a imagem a seguir, que mostra uma cadeia alimentar terrestre, e assinale a alternativa correta.

A Os gafanhotos representam os consumidores secundários e são heterotróficos.

B Produtores quaternários podem ser herbívoros, carnívoros, onívoros e detritívoros.

C A planta é o consumidor primário, representando a base da cadeia alimentar terrestre.

D A águia é o predador da cadeia alimentar terrestre e representa o consumidor secundário.

E Produtores primários são seres autótrofos e pertencem ao primeiro nível da cadeia alimentar.

Alternativa correta: E

Resposta: A alternativa E está correta. Produtores são autótrofos e ocupam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Mas chamo a atenção para o termo “produtores primários”. Isso não existe. Eles são produtores e ponto.

Fameca (2023)

Analise a teia alimentar:

Considerando a teia alimentar, observa-se que

A a energia química é transferida dos produtores aos consumidores, e as onças-pintadas recebem quantidade de energia menor do que os insetos.

B a quantidade de energia acumulada nos níveis tróficos ocupados pelas sucuris e onças-pintadas é maior do que a acumulada no nível trófico das capivaras e veados-campeiros.

C a quantidade de energia química obtida pelos veados-campeiros e insetos é maior do que a obtida pelas capivaras e sapos.

D a biomassa e a quantidade de energia química acumuladas nos vegetais são menores do que a biomassa e a energia acumuladas nos últimos consumidores.

E a biomassa e a energia química são transferidas de forma bidirecional entre os seres vivos, sendo que as sucuris ocupam o nível trófico com menor biomassa.

Alternativa correta: A

UFSM (2023)

Observando a população de roedores silvestres, a pesquisadora Milena identificou a cadeia alimentar da qual esses animais fazem parte, descobrindo que os roedores alimentam-se exclusivamente de sementes duras de três espécies de plantas nativas diferentes. Os animais coletam as sementes caídas no solo e as transportam para as suas tocas, onde as usam como alimento. Durante esse percurso, muitas sementes caem pelo caminho e algumas delas germinam, de forma que os roedores ajudam na sua dispersão. Como predadores, esses animais têm duas espécies de serpentes e uma de lagarto que ocorrem na região. Entretanto, ao longo dos últimos anos, com a expansão da área urbana próxima ao habitat dessa comunidade, Milena notou uma diminuição considerável no número de predadores, ao mesmo tempo em que o desmatamento da região eliminou boa parte das plantas cujas sementes servem de alimento aos roedores.

Com base nessas observações, Milena está preocupada com as consequências futuras das modificações introduzidas pela ação humana naquele ambiente. Considerando a situação exposta e os organismos citados, e desconsiderando fatores não mencionados acima, um efeito possível de ser observado futuramente é

A o aumento do número de consumidores secundários, devido à diminuição do número de consumidores primários.

B o aumento da população de produtores, devido à dispersão causada pelos consumidores secundários.

C a extinção dos consumidores terciários, causada pela ausência de alimentos.

D o desequilíbrio em toda a cadeia trófica, podendo resultar em extinção local de uma ou mais espécies envolvidas na cadeia.

E o aumento do tamanho corporal dos roedores devido à disponibilidade alta de alimentos.

Alternativa correta: D

São Camilo (2023)

Analise a teia alimentar.

Suponha que uma ação antrópica provocou a extinção da população de falcões no ambiente da teia alimentar apresentada. Por causa de tal interferência, supõe-se que haverá

A aumento na população de raposas.

B aumento na população de gramíneas.

C redução nas populações de todos os herbívoros.

D redução nas populações de todos os consumidores secundários.

E redução na população de serpentes.

Alternativa correta: A

Resposta: Sem os falcões, haverá maior oferta de alimento para a raposa (coelho e rato), que terá sua população aumentada.  

UFRGS (2023)

Considere as seguintes afirmações sobre a produtividade e o fluxo de energia nas cadeias e teias alimentares.

I – Algumas atividades humanas, como a conversão de florestas em pastagens e o desenvolvimento urbano, podem interferir na produtividade primária.

II – Os consumidores primários incorporam a totalidade da energia solar captada pelos produtores.

III – A transferência de energia em uma cadeia alimentar é bidirecional: inicia nos produtores e segue rumo aos consumidores terciários, retornando através da ação dos decompositores.

Quais estão corretas?

A Apenas I.

B Apenas II.

C Apenas III.

D Apenas I e III.

E I, II e III.

Alternativa correta: A

Resposta:

  • I está correta.
  • II está incorreta, pois consumidores primários incorporam apenas uma pequena parte da energia produzida pelos produtores. 
  • III está incorreta, pois a transferência de energia em uma cadeia é unidirecional.

Urca (2023)

Analise as definições do termo cadeia alimentar apresentado a seguir:

I. Corresponde a série linear de organismos pelos quais flui a energia originalmente captada por seres autotróficos (fotossintetizantes e quimiossintetizantes).

II. Corresponde a sequência de organismos, em que um serve de alimento para o outro e podendo ser classificada como sendo do tipo pasteio ou de detritos.

III. Corresponde a sequência que permite determinar como a matéria e a energia são totalmente consumidas por um organismo e repassada para outro, a partir de minerais e fixação do alimento.

IV. Corresponde a transferência cíclica de nutrientes entre produtores, consumidores e decompositores, na qual o fluxo de energia aumenta a cada nível.

Assinale a alternativa correta:

A Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.

B Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

C Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

D Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

E Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

Alternativa correta: B

UFJF (2023)

Existem diversas pesquisas atuais investigando a concentração de alguns metais em animais marinhos em ecossistemas estuarinos no Brasil. Boa parte dos dados para o litoral sudeste apontam alta concentração de alguns metais nesses ecossistemas. Imaginemos que tenham sido encontradas as seguintes concentrações de mercúcio (Hg) nos seguintes animais em um ecossistema costeiro do litoral de São Paulo: 90 ng/g em poliquetas, 550ng/g em moluscos cefalópodes pelágicos, 550ng/g em peixes da espécie cangoá (peixe bentônico) e 770ng/g em toninhas (mamíferos marinhos). Dados apontam ainda que a concentração de Hg maior que 500ng/g em peixes é inadequada para consumo humano.

Marque a opção que contém as informações CORRETAS:

I. O exemplo em questão aborda a biomagnificação, ou seja, o acúmulo progressivo de substância de um nível trófico para outro ao longo da cadeia alimentar.

II. No exemplo apresentado os peixes possuem a maior acumulação de mercúrio por estarem no topo da cadeia alimentar.

III. Uma provável cadeia alimentar nesse ecossistema estuarino seria: poliquetas, cangoá e toninhas.

IV. Os dados apresentados no exemplo não representam uma preocupação quanto ao consumo de peixes na região. 

A I e II

B I, II e III      

C I, III e IV      

D III e IV

E I e III

Alternativa correta: E

UFPR (2023)

Considere que o destino dos heterótrofos é se alimentarem de um autótrofo, ou ainda de outro heterótrofo que, por sua vez, alimentou-se de um autótrofo. Isso pode continuar por muitos níveis tróficos, mas no início sempre há um autótrofo. A esse respeito, é correto afirmar:

A Os heterótrofos são a base da cadeia alimentar, responsáveis pela produção primária e pela maior produção de biomassa.

B Os heterótrofos são carnívoros predadores de herbívoros autótrofos, que são a base da cadeia alimentar e consumidores de maior biomassa.

C Seres autótrofos estão na base da cadeia alimentar, pois são produtores e consomem diretamente os seres fotossintetizantes.

D Seres fotossintetizantes são base de cadeia alimentar e servem de alimento para consumidores primários, que são alimento para consumidores secundários.

E Em uma cadeia alimentar, os autótrofos estão sempre no início, mas também podem comportar-se como consumidores primários e secundários.

Alternativa correta: D

Resposta: D está correta. Seres fotossintetizantes (autótrofos) ocupam o primeiro nível trófico de uma cadeia alimentar. O segundo nível é ocupado pelos consumidores primários (herbívoros e heterótrofos) e o terceiro nível, pelos consumidores secundários (carnívoros e heterótrofos). 

UnB (2023)

Quem defende o desmatamento de áreas na Amazônia costuma dizer que ele é necessário para levar progresso à região e desenvolvê-la economicamente. O conflito entre preservar a floresta e desenvolver a região, porém, é uma ideia errada e fora de lugar, afirma Ricardo Abramovay, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Ele lançou o livro Amazônia: por uma economia do conhecimento da natureza, em que analisa e propõe formas de conservar a mata e gerar crescimento econômico ao mesmo tempo. 

A verdadeira alternativa é a economia da floresta em pé, em substituição à economia da destruição da natureza que predomina hoje. O açaí é o exemplo mais emblemático: o rendimento de um hectare de açaí é muito superior ao de um hectare de soja (R$ 26,8 mil para o açaí e R$ 2,8 mil para a soja por ano em 2015). Há outras cadeias de valor existentes, como castanha do Pará, borracha e piscicultura, mas exploradas em condições muito precárias. A piscicultura de peixes de água doce em cativeiro na Amazônia tem vantagem sobre as formas mais conhecidas de piscicultura em cativeiro, como a de salmão. Os peixes da Amazônia criados em água doce não são carnívoros, logo o impacto ambiental é mais baixo. Além disso, o turismo ecológico no mundo cresce 15% ao ano, e na Amazônia ele tem um potencial de crescimento imenso. Tem também todo um potencial de moléculas da biodiversidade para a produção de fármacos. O Brasil vive o paradoxo de ser o país com a maior diversidade do mundo e ter uma indústria farmacêutica concentrada na produção de genéricos, pouco voltada a inovações para as principais moléstias do século XXI. É outro potencial para a valorização da floresta em pé que não estamos aproveitando. 

Internet: <www.dw.com> (com adaptações). A partir do texto anterior e considerando que o açaizeiro ou palmeira-açaí (Euterpe oleracea), a planta responsável pela produção do açaí, é uma monocotiledônea nativa da região amazônica, julgue o seguinte item.

Infere-se do texto que os peixes de água doce criados em cativeiro na Amazônia são consumidores primários.

C Certo.

E Errado.

Alternativa correta: C

Resposta: O texto afirma que os peixes da Amazônia criados em água doce não são carnívoros.

Facisb (2023)

Na representação da teia alimentar a seguir, a ave se alimenta da lagarta, da aranha e do inseto. No início da temporada de emergência das lagartas, esses invertebrados são muito pequenos, sendo presas fáceis para as aves e as aranhas. Na temporada posterior à da emergência das lagartas, as lagartas sobreviventes já estão maiores e as aranhas não conseguem mais predá-las.

(https://academic.oup.com. Adaptado.) 

A mudança temporal nessas relações tróficas tem como consequência

A o aumento da biomassa dos produtores.

B a redução do fluxo de energia para as lagartas.

C o aumento do fluxo de energia para os insetos.

D o aumento da densidade populacional das aves.

E a redução da densidade populacional das aranhas.

Alternativa correta: E

Resposta: Certa. Quando a lagarta aumenta de tamanho, deixa de ser alimento para as aranhas, que passam a contar apenas com uma única fonte de alimento, os insetos. Logo, haverá escassez e a população de aranhas irá reduzir.

Enem (2021)

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração no município mineiro de Mariana e o derramamento de produtos tóxicos nas águas do Rio Doce, ocorridos em 2015, ainda têm consequências para os organismos que habitam o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, localizado a mais de 1 000 quilômetros de distância. Esse desastre ambiental afetou o fitoplâncton, as esponjas, as algas macroscópicas, os peixes herbívoros e os golfinhos.

FRAINER, G.; SICILIANO, S.; TAVARES, D. C. Franciscana calls for help: […]. International Whaling Commission, Conference Paper, jun. 2016 (adaptado). 

Concentrações mais elevadas dos compostos citados são encontradas em

A esponjas.

B golfinhos.

C fitoplâncton.

D peixes herbívoros.

E algas macroscópicas.

Alternativa correta: E

Resposta: E está correta. O fitoplâncton é formado por microrganismos fotossintetizantes, ou seja, produtores, que formam a base das cadeias alimentares aquáticas.

Seja aprovado com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares, além de aprender sobre os diversos temas de Ecologia cobrados nos vestibulares, você pode estudar com cursos preparatórios exclusivos focados em diversas bancas do Brasil. A Coruja oferece também aulas gratuitas no YouTube, professores especialistas em diversas provas e diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

Black November Lote 1
Você pode gostar também