15 questões sobre filmes brasileiros que já caíram nos vestibulares

15 questões sobre filmes brasileiros que já caíram nos vestibulares

Filmes nacionais são costumeiramente usados como pano de fundo para questões de vestibulares brasileiros. Confira 15 perguntas que já foram usadas por diversas instituições de ensino

Os vestibulares usam diversos artifícios na hora de construir suas questões: músicas, artigos científicos, notícias são alguns recortes que compõem uma prova. Além desses, filmes também podem trazer um ponto de debate que origine perguntas para que os vestibulandos respondam no processo seletivo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Portal Estratégia Vestibulares separou 15 questões sobre filmes brasileiros e o cinema nacional como um todo, para que você veja como o tema pode ser abordado nas provas do país. Confira!

Unichristus (2016)

Essa imagem é uma cena do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, do diretor Glauber Rocha, 1964. O filme representa uma das produções do Cinema Novo, movimento que

A pretendia levar para as telas o nacionalismo retratando as belezas naturais do Brasil.
B oferecia diversão e entretenimento para aliviar as tensões políticas, características do período.
C queria levar o Brasil a participar dos grandes eventos cinematográficos do mundo.
D oferecia comédias musicais, misturadas com elementos de filmes policiais.
E procurava levar para as telas os problemas sociais do Brasil, com linguagem própria da nossa cultura.

Alternativa correta = E

Unir (2011)

Em relação às críticas apresentadas no texto sobre o filme Tropa de Elite 2, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A maioria dos comentários dos jornalistas e críticos foi positiva.

( ) Na opinião de Lemos, o segundo filme não foge conceitualmente do primeiro.

( ) Para Giannini, Nascimento é mais consistente no primeiro filme.

( ) Forlani afirma que o segundo filme é menos violento e mais cômico.

Assinale a sequência correta.

A F, V, F, V
B V, V, F, F
C V, V, V, F
D F, F, V, V
E V, F, F, V

Alternativa correta = B

Cásper Líbero (2017)

O filme Notícias de uma guerra particular mostra o cenário de favela como uma fratura social, onde todos os personagens – mesmo com ocupações diferentes – são iguais e submetidos à rotina do tráfico de drogas. O destaque do filme de João Moreira Salles são os personagens: policiais, favelados e traficantes.

Fonte: http://sofalado.blogspot.com.br/2012/10/analise-do-filme-noticias-de-uma-guerra.html Acesso: 09/10/2016 | Adaptado.

O contexto do filme de João Moreira Salles evidencia a:

A eficácia do Estado no combate ao crime organizado no Brasil.
B construção de uma ética particular entre população e crime organizado.
C atuação da polícia a partir de critérios justos e eticamente irretocáveis.
D desvinculação entre a atuação do Estado e o crime organizado.
E prática social exótica, que caracteriza a vida nas favelas brasileiras.

Alternativa correta = B

UFGD (2017)

Sobre o filme O menino e o Mundo podemos afirmar, exceto que:

A Os traços desta animação brasileira sugerem a ingenuidade, a infantilidade. O personagem principal é desenhado com um rabisco simples, em 2D, sobre espaços brancos remetendo a folhas de papel. A evolução do cinema animado tem sido cada vez mais associada ao desenvolvimento tecnológico.
B Com um ritmo agradável, o diretor de O Menino e o Mundo dedica-se a representar de maneira lúdica os espaços e as configurações do mundo contemporâneo: a exploração dos agricultores, a falência das fábricas, a tristeza dos tecelões, a precariedade dos artistas de rua, a falta de estrutura nas comunidades carentes, o regime militar. Tudo é retratado de modo a misturar o sonho (a bela música das favelas) com o pesadelo (os tanques de guerra, transformados em animais gigantescos).
C O tom de grande alegria impregna este filme de excelente qualidade técnica, além de uma inventividade ímpar na representação dos espaços e do som. É uma produção capaz de divertir, mas não suscita a reflexão de crianças e adultos, por razões diferentes e em níveis distintos. Estas qualidades fazem de O Menino e o Mundo um filme muito mais complexo e rico do que os seus simples traços permitem imaginar.
D O Menino e O Mundo impressiona pela mistura de técnicas, incluindo colagens, carros feitos por computador (representando a desigualdade social) e mesmo imagens em estilo documentário, de árvores sendo cortadas em florestas. Junto da trilha sonora de cunho social, composta pelo rapper Emicida, fica evidente a notável ambição deste filme de entreter ao mesmo tempo em que estabelece uma mensagem muito clara sobre a sociedade atual.
E Todas estão incorretas.

Alternativa correta: C

UESB (2015)

O filme “À Beira do Caminho”, de Breno Silveira, tem por cenário as rodovias brasileiras, que constituem uma parte da malha de transporte do país.

Em relação ao transporte de cargas utilizados no Brasil, é correto afirmar que a dominância cabe

A às ferrovias, cuja característica mais importante é sua elevada conectividade e seu grande potencial de carga por tonelada de combustível consumido.
B às rodovias, que, apesar da extensão continental do país e do elevado consumo de combustível, apresenta como vantagem a possibilidade de as mercadorias serem entregues de porta a porta.
C ao transporte hidroviário, que apresenta os menores custos, desde que existam condições favoráveis, como rios potencialmente navegáveis.
D ao transporte aéreo, que é rápido e seguro, porém de elevado consumo de combustíveis e de capacidade de carga limitada.
E ao transporte marítimo, pelo alto nível de infraestrutura dos portos nacionais, favorecendo uma tradicional navegação de cabotagem, mas com riscos de poluição do oceano.

Alternativa correta = B

UPE (2015)

Leia as afirmativas abaixo sobre os filmes Auto da Compadecida, Memórias Póstumas e A Hora da Estrela e coloque V nas verdadeiras e F nas falsas.

(  ) As três películas cinematográficas são adaptações de romances brasileiros, cuja primeira edição data do século XX, razão pela qual podem ser enquadradas em uma das fases do Modernismo.

(  ) A película Auto da Compadecida, por ser uma tragédia brasileira, provoca o riso do público. Em seu texto, Ariano Suassuna resgata personagens da cultura popular, como Chicó, quando mantém uma relação de intertextualidade com o cordel.

(  ) Nos três filmes, pertencentes ao mesmo gênero, são narradas histórias que se afastam completamente da cultura brasileira, pois a linguagem e a atuação dos atores estrangeiros distanciam-se da realidade do país.

(  ) Os três filmes são enquadrados em gêneros distintos, pois tanto Auto da Compadecida como Memórias Póstumas são comédias, sendo A Hora da Estrela um drama, o qual resgata a história de uma jovem nordestina que se muda para o Rio de Janeiro.

(  ) Os três filmes, embora tenham relação com a região Nordeste, trazem à tona personagens com os mesmos hábitos, pois se enquadram na mesma classe socioeconômica.

A F F F V V
B V F F F F
C F F F V F
D V V V F F
E V F V F V

Alternativa correta = C

UFMS (2006)

A década de 1990 foi considerada muito profícua para o cinema brasileiro. Alguns dos filmes nela produzidos alcançaram grande sucesso em razão da qualidade estética, do enredo e da opção por temas de fácil compreensão pelo grande público. Em 1995, o longa-metragem Carlota Joaquina; princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati e estrelado por reconhecidos atores brasileiros como Marco Nanini, Marieta Severo e Ney Latorraca, entre outros, foi considerado uma comédia histórica de bom nível, embora tenha provocado muitos debates sobre a opção narrativa adotada. O filme ora referido tem como pano de fundo o seguinte episódio da história brasileira:

A a chegada da esquadra portuguesa à costa brasileira, em 1500. 
B a chegada da família real portuguesa e da corte ao Brasil, em 1808, além de aspectos do cotidiano da realeza.
C a presença do Imperador Pedro I na Bahia e suas dificuldades na implantação do Império. 
D a partida de D. João IV, em direção a Portugal, em obediência a determinações das Cortes Portuguesas.
E a invasão dos territórios brasileiros, durante as guerras napoleônicas, pelo general Junot. 

Alternativa correta = B

Unicentro (2009)

O Filme O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, conta a história de uma criança, em Belo Horizonte, que é obrigada a viver com o avô para que seus pais possam sair de férias, na verdade um eufemismo para esconder a necessidade de fuga. O avô do garoto morre e este passa a viver com o vizinho, aguardando ansiosamente a volta dos pais.

O período da história do Brasil retratado no filme é do (a) 

A Nova República.
B Estado Novo.
C República Velha.
D Regime Militar.
E Redemocratização.

Alternativa correta = D

IFPE (2016)

Para comemorar o aniversário de uma pequena cidade, o prefeito decide realizar um evento denominado “Cinema na Praça”, onde serão exibidas três produções do cinema brasileiro. Para isso, os moradores da cidade, por meio de uma votação, escolherão três filmes entre os cinco indicados abaixo, através de uma urna que será disponibilizada na praça da cidade.

– O pagador de promessas.
– O que é isso companheiro?
– Tropa de elite 2.
– Lisbela e o prisioneiro.
– Cidade de Deus.

Determine o número de combinações possíveis de realizar a escolha dos três filmes dentre os cinco possíveis.

A 120
B 20
C 10
D 5
E 3

Alternativa correta = C

Unicamp (2020) Discursiva

Texto I

Em Bacurau, vilarejo fictício no meio do nada que recebe o nome de um pássaro “brabo” de hábitos noturnos, o sertão é também o centro do país. Bacurau cheira a morte. A primeira sequência do longa é a passagem de um caminhão-pipa que atropela caixões pelo caminho. No povoado isolado, mas hiperconectado à internet, os moradores, com uma grande variedade de gêneros, raças e sexualidades, vivem sem água e escondem-se quando o prefeito em campanha pela reeleição chega para distribuir mantimentos vencidos, e despejar livros velhos em frente à escola local. Aí já começa a resistência: em meio à penúria, os moradores organizam-se e ajudam-se entre si. Quando o vilarejo literalmente desaparece dos mapas digitais e a comunidade perde a conexão com a internet, a presença de forasteiros coincide com o misterioso aparecimento de cadáveres crivados à bala e Bacurau vive uma carnificina.

(Adaptado de Joana Oliveira, Em ‘Bacurau’, é lutar ou morrer no sertão que espelha o Brasil. El País. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/20/cultura/15663 28403_365611.html. Acessado em 20/10/2019.) 

Texto II

(Adaptado do Instagram de Lia de Itamaracá. Disponível em https://www.insta7zu.com/tag/LiaDeltamaraca. Acessado em 20/10/2019.)

a) Explique por que “bacuralizar” é um neologismo e qual é o processo de formação dessa palavra.
b) Considere as informações sobre o enredo do filme Bacurau presentes no texto I e sobre o papel do Estado na vida da comunidade no texto II. A partir dessas informações, crie um exemplo do uso de “bacuralizar” para cada acepção da palavra registrada no texto II.

Unespar (2016)

Sobre o curta-metragem “Ilha das Flores” é correto afirmar que:

A É um documentário brasileiro, dirigida por Walter Salles, produzido em 2003, sobre um casal de atores vivendo os conflitos da relação conjugal durante uma excursão teatral em Florianópolis;
B É um drama argentino, dirigido por Pablo Trapero, produzido em 2007, sobre as consequências sociais causadas pela Guerra das Malvinas;
C É um documentário argentino, dirigido por Pablo Trapero, produzido em 1998, sobre os soldados sobreviventes da Guerra das Malvinas;
D É um documentário brasileiro, dirigido por Jorge Furtado, produzido em 1989, sobre as relações desiguais geradas pela economia capitalista;
E É um documentário brasileiro, dirigido por Jorge Furtado, produzido em 2003, sobre a ocupação de argentinos no litoral de Santa Catarina em temporadas de verão.

Alternativa correta = D

Unemat (2012)

Sobre o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, assinale o único elemento que se encontra na famosa cena do julgamento.

A Sentido moralizante, a partir da perspectiva cristã de cunho popular.
B Densa discussão teológica.
C Dessacralização de dogmas da religião católica.
D Ausência do elemento caricatural nas ações das personagens.
E Preconceito racial.

Alternativa correta = A

IFNMG (2017)

Sobre o filme Que horas Ela volta, de Anna Muylaert, pode-se afirmar que: 

A A personagem Jéssica, embora bem articulada e crítica, não rompe as convenções, ocupando o seu espaço de “filha de empregada”. 
B A empregada Val tem livre circulação pela casa dos patrões, sendo considerada membro da família. Portanto, o filme retrata o ideal de organização social em que não há espaço para a intolerância social. 
C A casa de Bárbara pode ser lida como uma alegoria da sociedade, uma vez que o seu espaço reproduz a exclusão social. Os empregados têm circulação restrita. Observa-se que há luxo e espaço no restante da casa e o quarto da empregada é um “cubículo”. 
D O título do filme “Que Horas Ela Volta” faz referência à Barbara, que se ausenta como mãe, cabendo à Val exercer o papel afetivo em relação à atenção dispensada a Fabinho.Val também se desdobra e consegue participar da educação de sua filha Jéssica e se mantém sempre presente.

Alternativa correta = C

Faceres (2013)

O movimento cultural do Cinema Novo brasileiro, nos anos sessenta, manifestou uma propensão acentuada para retratar temas relacionados:

A Às classes dominantes da sociedade brasileira, enaltecendo a sua importância econômica e social.
B Aos subúrbios da cidade do Rio de Janeiro, exprimindo uma visão otimista da cultura das populações suburbanas.
C À vida das classes médias urbanas, caracterizada pela estabilidade social e pelo conservadorismo político.
D À miséria das populações do nordeste brasileiro, provocada pela seca e pela exploração econômica e social.
E Aos sucessivos governos republicanos brasileiros e a sua política de reformas sociais e econômicas.

Alternativa correta = D

UFU (2021)

A técnica do cinema corresponde aos imperativos da vida contemporânea. Ao revés das gerações de ontem, obrigadas a consumir largo tempo no exame demorado e minucioso dos textos, as de hoje e, principalmente, as de amanhã, entrarão em contato com os acontecimentos da História e acompanharão os resultados das pesquisas experimentais, por meio das representações da tela sonora. Os cronistas do futuro basearão seus comentários nesses segmentos vivos da realidade, colhidos em flagrante, no próprio tecido das circunstâncias.

SIMIS, Anita. Cinema e cineastas em tempo de Getúlio Vargas. Revista de Sociologia e Política, n. 9, 1997. (Adaptado)

O texto acima é parte de um discurso proferido por Getúlio Vargas, percebe-se que o governo Vargas parecia ter uma concepção bastante nítida da função política do cinema.

Dentre os usos desse veículo feitos nesse período, é INCORRETO afirmar que a

A disseminação de uma ideologia nacionalista teve destaque nos debates dos problemas políticos e econômicos brasileiros.
B formação de hábitos era articulada à educação mental, moral e higiênica, além de um culto racional aos esportes.
C propagação de valores oligárquicos, relacionados a uma ideologia clientelar, tipicamente coronelista, marcava Vargas e seu grupo de apoio.
D divulgação de documentários e cinejornais em que predominava a propaganda política e comercial, bem como a exaltação de personalidades ligadas ao regime de Vargas.

Resposta: A alternativa C está incorreta. A ascensão de Vargas pela Revolução de 1930 representou o enfraquecimento das elites oligárquicas e das práticas coronelistas, enfraquecidas tanto pela introdução do voto secreto e da justiça eleitoral, em 1932, quanto pela centralização do poder.

Alternativa correta = C

Tenha o apoio do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares tem suporte rápido e especializado, desenvolvido especialmente para atender às necessidades dos alunos, além de mentorias personalizadas, fórum de dúvidas ativo e Salas VIP, com participação da nossa equipe de professores. Confira mais detalhes abaixo:

CTA - Estratégia Vestibulares 4

Você pode gostar também