15 podcasts para estudar para o Enem e vestibulares

15 podcasts para estudar para o Enem e vestibulares

Selecionamos 15 podcasts para você estudar e apromorar seus conhecimentos em diversas matérias; confira quais são no artigo abaixo

Organizar os horários de estudos com tarefas, trabalho e demais atribuições de um dia é sempre muito difícil. Os dias passam cada vez mais rápido e são muitas as novidades e assuntos que surgem a cada momento. Por isso, ter podcasts para estudar pode ajudar a encaixar mais horas dedicadas ao aprendizado na sua rotina.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Conteúdos em áudio podem ser ouvidos enquanto está se locomovendo ou realizando alguma tarefa doméstica, por exemplo. Além disso, muitos podcasts com conteúdos didáticos e voltados para o aprendizado podem ser descontraídos, o que acaba por oferecer uma outra experiência e abordagem de um determinado assunto.

O Portal Estratégia Vestibulares preparou uma lista com 15 podcasts para estudar os mais variados temas e matérias. Assim, você poderá ouvir e conhecer um pouco mais sobre o que estuda para os processos seletivos que irá prestar. Confira a seguir!

1 — Fronteiras da Ciência

O podcast “Fronteiras da Ciência” foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tem viés científico. Atualmente, são 13 temporadas com entrevistas, debates e participações de professores universitários sobre os mais variados temas: energia solar, negacionismo, física médica e muitos outros.

2 — Filosofia Pop

Buscando o diálogo com diferentes áreas do conhecimento, o “Filosofia Pop” visa divulgar a Filosofia de forma acessível e cultural, abordando temas que envolvem política, direitos sociais e civis e ética, abordando filósofos e conceitos antigos e contemporâneos.

+ Filosofia pré-socrática e socrática: características, teorias e principais filósofos
+ Filosofia medieval: resumo, principais pensadores e conceitos
+ Filosofia pré-socrática: o que é, principais pensadores e teorias
+ 50 melhores cursos de Filosofia, segundo o MEC
+ Filosofia Moderna: principais pensadores e desdobramentos
+ Filosofia: o que é, períodos e muito mais!

3 — Estudão

O “Estudão” tem apenas seis episódios e foi desenvolvido por professores e pelo jornal Estadão. O objetivo é abordar matemática financeira e economia, explicando com conceitos práticos como esses universos podem cair nos vestibulares brasileiros.

+ 50 melhores cursos de Economia do Brasil, segundo o MEC
+ Matemática financeira: fórmulas, conceitos e importância
+ 13 filmes sobre Economia para incluir no repertório sociocultural
+ Fórmulas matemáticas: principais fórmulas que aparecem no vestibular
+ 7 cursos para quem gosta de Matemática

4 — Escriba Café

O “Escriba Café” te introduz na história da humanidade de forma participativa e dinâmica, trazendo informações no formato “storytelling”. É produzido desde 2004 e já foi eleito duas vezes o melhor podcast do Brasil, além de ter sido finalista entre os melhores do mundo em premiação promovida pelo portal Deutsche-Welle, da Alemanha.

5 — Hoy Hablamos

Dedicado ao estudo de Espanhol, o “Hoy Hablamos” comenta atualidades que acontecem nos países que falam o idioma. Além disso, há uma seção exclusiva e dedicada à gramática espanhola, com dúvidas, curiosidades e explicações.

6 — A Língua Nossa de Todo Dia

O professor Pasquale Cipro Neto (lembram dele? hmm talvez não…) responde dúvidas complicadas (ou não) da Língua Portuguesa no podcast “A Nossa Língua de Todo Dia”, feito em parceria com a rádio CBN. Ideal para quem tem dúvidas de Português e quer aprimorar conhecimentos na matéria.

7 — Presidente da Semana

Idealizado pelo jornalista Rodrigo Vizeu e desenvolvido pela Folha de São Paulo, o podcast “Presidente da Semana” conta a trajetória de todos os presidentes do Brasil, contextualizando os aspectos da época, como foram os mandatos e outros desenrolares.

Geografia Popular” traz conceitos de geografia física e política voltados para estudantes do Enem. Nos episódios são discutidos temas atuais sobre o Brasil e o mundo, com entrevistas e análises inclusas, além de conteúdos sobre preparação para as provas. 

9 — Scicast

Elaborado pelo Portal Deviante, o “Scicast” traz o que há de novo na ciência e tecnologia, envolvendo também temas como entretenimento e mundo gamer, de forma divertida e descontraída. Com mais de 500 episódios, o podcast traz temas que vão desde consciência artificial até mesmo a história das copas do mundo de futebol masculino.

10 — História FM

Com mais de 100 episódios, o “História FM” apresenta temas de forma acessível e com o máximo de rigor histórico, de forma lúdica e realista. O projeto é apresentado por Icles Rodrigues, historiador e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta também com entrevistas com outros estudiosos e especialistas da área.

11 — 30:MIN

Mais de 400 episódios sobre Literatura é o que oferece o podcast “30:MIN”. “Sua meia hora alucinógena de literatura” é a descrição, mas os episódios não se limitam no tempo, pelo contrário. A intenção dos criadores é mostrar o mundo literário como “algo vivo, caloroso e acessível”.

12 — Aprenda Inglês com Música

Aprenda Inglês com Música” traz episódios de aproximadamente meia hora, analisando músicas diversas no idioma, de forma rápida e divertida. A intenção do podcast é aprimorar a gramática e pronúncia, além de expandir o vocabulário de quem ouve e acompanha.

+ Inglês no Enem: como estudar a matéria para o vestibular
+ Suffixes: entenda a formação de palavras inglesas!
+ Verbos irregulares em inglês: definição, diferença dos regulares e lista dos principais!
+ Falsos Cognatos em inglês: o que são, exemplos e mais!

13 — Xadrez Verbal

Apresentado por Matias Pinto e Filipe Figueiredo, graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP), “Xadrez Verbal” traz notícias de política internacional com críticas, análises e debates, sempre com espaço para convidados.

14 — Novos Cientistas (USP)

O podcast “Novos Cientistas” traz doutores e mestres das USP para falarem sobre suas pesquisas de forma descontraída e explicativa. Além disso, os episódios são curtos, de 10 a 15 minutos cada.

15 — Geopizza

Geopizza” é um podcast quinzenal que aborda História e Geopolítica com abordagem leve e contemporânea. O projeto existe desde 2016, mas desde 2020 ele passou a fazer parte da Globoplay.

Estratégia Cast

O Estratégia Cast contém os áudios de alguns cursos do Estratégia Vestibulares, completos e de fácil acesso, gravados pelos nossos professores. Você pode marcar o que foi visto, acelerar a velocidade e adicionar conteúdos como favoritos. Confira o tutorial da plataforma:

Acesse o YouTube do Estratégia Vestibulares

O Estratégia Vestibulares conta com um canal no YouTube com diversos conteúdos completos e gratuitos para você: aulas iniciais, correções de provas ao vivo, revisões de véspera, conteúdos sobre os assuntos do momento e muito mais! Confira nosso canal clicando no botão abaixo:

CTA - Estratégia Vestibulares 1
CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também