O mito da caverna e seu autor, Platão, fazem parte dos principais assuntos quando falamos de Filosofia. A metáfora criada para explicar a hierarquia de conhecimento e percepção humana sobre os fatos é um dos objetos de estudo e base científica para diversas discussões sociais e outras teorias que surgiram e surgem até hoje.
Também chamada de alegoria da caverna, a história é retratada em “A República”, livro em que Platão descreve um diálogo entre Sócrates e Glauco, seu interlocutor. A teoria platônica aborda o conhecimento da verdade e a necessidade que o governador da cidade em questão tem sobre o acesso a esse tipo de conhecimento.
Escolhemos sete questões sobre Platão e o mito da caverna, disponíveis em nosso Banco de Questões, para você treinar sobre o assunto e não errar mais nada referente ao tema nos vestibulares. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
Unichristus (2015)
Platão desenvolveu a noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a sensível e a inteligível.
O conhecimento sensível ocupa-se dos objetos sensíveis que são para Platão imagens das ideias; o conhecimento inteligível volta-se para os modelos dos objetos sensíveis, ou seja, as ideias.
Disponível em: www.google.com. Acesso em: 30 de julho de 2014.
Essa máxima de Platão é explicada pela
A alegoria da lógica matemática.
B alegoria da caverna.
C alegoria cartesiana.
D alegoria dos ídolos.
E alegoria da evidência.
Alternativa correta: B
UEG (2019)
Considerando a história contada por Platão no livro VII da República, mais conhecida como Mito da Caverna, podemos deduzir que:
A o homem, apesar de nascer bom, puro e de posse da verdade, pode desviar-se e passar a acreditar em outro mundo mais perfeito de puras ideias.
B não podemos confiar apenas na razão, pois somente guiados pelos sentimentos e testemunhos dos sentidos poderemos alcançar a verdade.
C a caverna, na alegoria platônica, representa tudo aquilo que impede o surgimento da consciência filosófica, que possibilitaria uma ascensão para o mundo inteligível.
D a razão deve submeter-se aos testemunhos dos sentidos, pois a verdade que está no mundo inteligível só será atingida mediante a sensibilidade.
E os homens devem se libertar da crença na existência em outro mundo e buscar resolver seus conflitos aprofundando-se em sua interioridade.
Resposta: A caverna representa o mundo sensível que nos engana e não deixa enveredar pela razão.
Alternativa correta: C
Uenp (2014)
Platão (427-347 a.C.), filósofo do período clássico grego, no livro VII da República, uma de suas obras mais importantes, desenvolve o célebre Mito ou alegoria da Caverna. Assinale a alternativa correta sobre esse Mito.
A Explicita como Platão concebe a estrutura interna da análise da vida na cidade grega.
B O centro da caverna, ao ser iluminada pelo Sol, corresponde ao mundo inteligível, o do conhecimento do verdadeiro ser.
C Manifesta a forma como Platão pensa o conhecimento, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que conseguiu ver a verdadeira realidade quer também libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
D Discute sobre a teoria do conhecimento estruturada basicamente em fatores relativistas e passageiros.
E Relata o sonho de possuir uma vida longa e regada pelos prazeres.
Alternativa correta: C
UFPel (2014)
O tema do “Mito da Caverna”, narrado por Sócrates e Glauco, no Livro VII da República (Platão), é a dialética do conhecimento. Para os prisioneiros descritos no mito, o único mundo real era a caverna em que eles se encontravam acorrentados, ou seja, a realidade era a obscuridade na qual não podiam se ver nem ver os outros. A caverna era para os prisioneiros todo o mundo real, pois eles não sabiam que o que viam na parede do fundo eram apenas sombras de um outro mundo, exterior à caverna, uma vez que não podiam virar a cabeça para ver que havia algo lá fora e que era de lá de fora que outros homens lhes enviavam imagens e sons.
Com base no texto, e em seus conhecimentos, é correto afirmar que
A segundo Platão, no “Mito da Caverna”, conhecer é um ato de liberação e de iluminação. A dialética não nos dá a visão, mas nos ensina a ver, a orientar o olhar, pois é da própria natureza da alma possuir a capacidade para ver. Contemporaneamente, as sombras, projetadas na parede do fundo da caverna, são explicadas pelo princípio da propagação retilínea da luz, as quais se formam quando um objeto opaco interrompe a passagem da luz.
B de acordo com a narrativa de Platão, os prisioneiros permaneciam acorrentados no chão de uma caverna, onde havia um fresta em que passava apenas alguma luz exterior. A sombra projetada na parede do fundo da caverna é uma consequência do princípio da independência dos raios luminosos.
C dos nossos sentidos a visão é o que mais colabora para o conhecimento que adquirimos do mundo que nos rodeia. Quando um objeto refrata a luz, ocorre a formação de sombras projetadas. De acordo com Platão, a experiência é a principal fonte de conhecimento.
D de acordo com a posição filosófica exposta no “Mito da Caverna”, os prisioneiros permaneciam acorrentados nas profundezas de uma caverna escura onde eram obrigados a trabalhar até a morte, tendo conhecimento do mundo real apenas pelas sombras formadas pelos reflexos da luz externa.
E no “Mito da Caverna”, Platão descreve a vida dos prisioneiros subjugados por um rei da antiga Grécia, que tinham conhecimentos do mundo real apenas pelas sombras que são formadas pela refração da luz externa.
F I. R.
Alternativa correta: A
UPE (2017)
Sobre o Mito no mundo atual, considere o texto a seguir:
Os meios de comunicação (televisão, jornais, etc.) utilizam a palavra Mito com um significado diferente, quando se referem a artistas, que, num determinado momento, ganham destaque por causa de um filme ou música de sucesso. Mas, mesmo nesse caso, os “Mitos” do mundo artístico são assim chamados, porque atribuímos a eles qualidades que consideramos dignas de um deus.
(CHALITA, Gabriel. Vivendo a Filosofia. 2002, p. 23). Disponível em: www.4hd.com.br
Assim, é CORRETO afirmar que no mundo atual
A o Mito narra as habilidades divinas, transmitidas aos homens pelos deuses.
B o Mito retrata tanto a significância quanto a primeira atribuição de sentido ao mundo.
C o Mito tem importância pelo fato de ser a primeira forma de dar significado ao mundo.
D o Mito na totalidade do real, não apresenta mais abrangência nem o distintivo existencial que havia na sua origem, isto é, no Mito primitivo.
E o Mito possibilita ao homem lutar e viver criticamente contra tudo o que lhe é adverso.
Alternativa correta: D
UFJF (2017)
Leia o texto abaixo e responda:
O mito ou “Alegoria” da caverna é uma das passagens mais clássicas da história da Filosofia, sendo parte constituinte do livro VI de “A República” onde Platão discute sobre teoria do conhecimento, linguagem e educação na formação do Estado ideal. A narrativa expressa dramaticamente a imagem de prisioneiros que desde o nascimento são acorrentados no interior de uma caverna de modo que olhem somente para uma parede iluminada por uma fogueira. Essa ilumina um palco onde estátuas dos seres como homem, planta, animais etc. são manipuladas, como que representando o cotidiano desses seres. No entanto, as sombras das estátuas são projetadas na parede, sendo a única imagem que aqueles prisioneiros conseguem enxergar. Com o correr do tempo, os homens dão nomes a essas sombras (tal como nós damos às coisas) e também à regularidade de aparições destas.
Fonte: Disponível em http://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm. Acessado em 18/10/2016.
A passagem do texto que melhor se articula com a ideia central do “mito da caverna” é:
A “A televisão
Me deixou burro
Muito burro demais”.
B “Que eu nunca li num livro
Que o espirro
Fosse um vírus sem cura”.
C “A mãe diz pra eu fazer
Alguma coisa
Mas eu não faço nada”.
D “A luz do sol me incomoda
Então deixa
A cortina fechada”.
E “Oh! Cride, fala pra mãe
Que tudo que a antena captar
Meu coração captura”.
Alternativa correta: D
Fuvest (2019)
De acordo com o texto, o “mito político”
A prejudica o entendimento do mundo real.
B necessita da abstração do tempo.
C depende da verificação da verdade.
D é uma fantasia desvinculada da realidade.
E atende a situações concretas.
Resposta: Segundo o texto, O mito político ganha força porque, mesmo que não tenha conteúdo ou compromisso com a verdade, atende a demandas cotidianas da população. Portanto, ele responde a situações concretas.
Alternativa correta: E
O Estratégia Vestibulares é a alternativa correta!
Todas as respostas para as suas dúvidas na hora de escolher um cursinho estão no Estratégia Vestibulares! Materiais exclusivos, Banco de Questões com mais de 280 mil perguntas, Mentoria Personalizada, Redações Ilimitadas, fórum de dúvidas ativo, Salas VIP e muito mais você encontra aqui.