7 questões sobre relevos brasileiros que já caíram nos vestibulares e no Enem
Pico da Neblina Divulgação/ICMBio

7 questões sobre relevos brasileiros que já caíram nos vestibulares e no Enem

Levantamos questões sobre os relevos brasileiros que já caíram nos vestibulares e no Enem em nosso banco de questões para você treinar

Os relevos são o conjunto de formas existentes na superfície do planeta, geralmente caracterizados por planaltos, planícies, depressões e montanhas como seus quatro principais formatos. Eles foram formados ao longo do tempo, de acordo com as movimentações das partes de terra em conjunto com suas placas tectônicas.

O relevo brasileiro conta com os três primeiros formatos, mas não apresenta cadeia de montanhas relevante, uma vez que o território não está localizado em nenhuma faixa de encontro entre placas tectônicas.

Dentre as características do relevo do Brasil está o fato de que ele é geologicamente antigo, com longa exposição aos efeitos dos agentes exógenos de transformação da superfície, o que gera áreas com grande desgaste. 

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Os vestibulares costumam cobrar questões variadas de relevo e muitas têm como plano de fundo pontos e particularidades do Brasil. Para você praticar e entender como isso pode aparecer nas provas, separamos 7 questões sobre relevos brasileiros que já caíram em vestibulares variados, inclusive no Enem e estão presentes em nosso Banco de Questões. Confira!

Uece (2023)

“O relevo brasileiro só pode ser entendido a partir dos processos geomorfológicos que afetaram o continente sul-americano. Os processos morfogenéticos do Brasil estão relacionados com a abertura do Oceano Atlântico e a formação da Cadeia Orogenética dos Andes. A epirogênese meso-cenozóica desencadeou os processos desnudacionais e estabeleceram a compartimentação do relevo. As macroformas associam-se às megaestruturas dos Crátons, Cinturões Orogenéticos e Bacias Sedimentares herdadas do Gondwana, produzidas pelas fases erosivas pré e pós-Cretáceo.” 

Ross. J. O Relevo Brasileiro no Contexto da América do Sul. R. Bras. Geogr., Rio de Janeiro, V. 61, n. 1. 2016. Disponível em: https://web.archive.org/web/20160912095518id_/http://rbg.ibge.gov.br:8 0/index.php/rbg/article/viewFile/28/9 

Considerando os aspectos relacionados à formação e à evolução do relevo do Brasil, é correto afirmar que

A o Brasil possui formações de relevo de origem cristalina, com a predominância de altimetrias altas e médias, principalmente em decorrência de dobramentos modernos e das atividade tectônicas de origem recente que caracterizam o relevo planáltico brasileiro.
B os relevos planálticos no Brasil representam, espacialmente, as formas de relevo predominantes. Nessas formações, como no Planalto Central e no Planalto das Guianas, a ação dos agentes externos ocorre de maneira significativa.
C nas regiões onde predominam os relevos de planícies, como na Amazônia e no Pantanal, predominam os processos de erosão sobre os processos de deposição de sedimentos, e essa condição de evolução do relevo é determinante para a formação da rede de drenagem.
D as macroestruturas correspondentes aos crátons, aos cinturões orogenéticos e às bacias sedimentares que compõem o relevo brasileiro foram produzidas pelas diversas fases tectônicas e de deposição que ocorreram durante o holoceno e antropoceno.

Alternativa correta: B

Unicamp (2022)

A Serra do Mar se estende paralelamente ao litoral por cerca de 1.500 km, desde o vale do Rio Itajaí (SC) até a região de Campos dos Goytacazes (RJ). Trata-se de um conjunto de escarpas controladas por falhas e com graus diferenciados de dissecação, que finaliza o Planalto Atlântico na linha de costa com um horst. A configuração da Serra do Mar pode ser observada nos perfis a seguir, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

(Adaptado de Yociteru Hasui, Celso Dal Ré Carneiro, Fernando Flávio Marques de Almeida e Andrea Bartorelli, Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012.) 

A partir dos seus conhecimentos sobre os aspectos geológicos e geomorfológicos da Serra do Mar, indique a alternativa correta.

A A Serra do Mar é formada predominantemente por áreas falhadas compostas por rochas basálticas. A origem dessas rochas está relacionada à ruptura das placas tectônicas, o que resultou na abertura do Oceano Atlântico.
B A Serra do Mar é formada por rochas sedimentares que apresentam, em sua estrutura, falhas e fraturas. No período chuvoso, a infiltração aumenta o peso do material, desencadeando processos gravitacionais denominados movimentos de massa.
C A Serra do Mar originou-se com a ruptura das placas tectônicas sul-americana e africana, que ocasionou um conjunto de blocos falhados (soerguidos e rebaixados), formando ilhas, pois os grabens foram recobertos pela água do mar.
D A Serra do Mar tem sua gênese associada a processos similares à origem da Cordilheira dos Andes, que, com a convergência das placas sul-americana e africana, ocasionou a formação de dobramentos e falhamentos hoje estabilizados.

Resposta: A — Incorreto. Seria granito.
B — Incorreto. São rochas cristalinas.
C — Correto. Graben, também conhecido como fossa tectónica ou vale tectónico, é a designação dada em geologia estrutural a uma depressão de origem tectónica, geralmente com a forma de um vale alongado com fundo plano, formada quando um bloco de território fica afundado em relação ao território circundante.
D — Incorreto. Houve divergência entre a placa sul-americana e africana.

Alternativa correta: C

Unesp (2022)

Carlos Fioravanti: Se você pudesse entrar agora em um helicóptero e o piloto perguntasse “Vamos para onde?”, que lugares escolheria para revisitar ou conhecer?

Jurandyr L. S. Ross: Vou ser pragmático, estou precisando fazer um sobrevoo em um lugar em que nunca estive, e estou orientando um doutorado sobre essa região. É um lugar muito interessante porque, entre os relevos montanhosos, há superfícies baixas e planas, com um clima de transição do Cerrado para a Caatinga, solo fértil e uma intensa agricultura irrigada. Tenho muita curiosidade de conhecer esse lugar.

Carlos Fioravanti. https://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.)

(https://atlasescolar.ibge.gov.br. Adaptado.) 

No mapa, o lugar descrito no excerto corresponde ao número

A 1 — Chapada Diamantina.
B 4 — Planalto da Borborema.
C 2 — Chapada dos Parecis.
D 5 — Serra dos Carajás.
E 3 — Serra da Canastra.

Alternativa correta: A

UEPG (2021)

(SOMATÓRIO)

Sobre o relevo no Brasil, assinale o que for correto.

01) A região Norte do país é cortada por uma grande área de planície conhecida como Amazônica.
02) O Planalto das Guianas possui rochas antigas, datadas do Arqueozoico.
04) As serras no país são encontradas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, não tendo ocorrência nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.
08) O Sul do país possui área de derrames basálticos do Mesozoico, com derivação de latossolos, como ocorre no Terceiro Planalto Paranaense.
16) A Chapada Diamantina, que possui formação escarpada e de meseta, faz parte de um parque nacional localizado na região Sul do país.

Resposta: Alternativa (01) – CORRETA: parte dela de formação recente
Alternativa (02) – CORRETA: tal estrutura circunda a porção setentrional da planície amazônica.
Alternativa (04) – INCORRETA: há serras na região Norte do Brasil
Alternativa (08) – CORRETA: tal solo foi fundamental para a produção de café
Alternativa (16) – INCORRETA: a Chapada Diamantina não tem o formato padrão de um chapada, tão pouco está no Sul do país.

Gabarito: 11

Unitau (2021)

Sobre a classificação do geógrafo Aziz Ab´Saber acima, em relação ao relevo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA.

A As planícies são as áreas relativamente planas, onde os processos de sedimentação predominam sobre os de erosão.
B O conceito de “mares-de-morro” diz respeito ao relevo de terras baixas costeiras.
C As planícies ocupam a maior parte do relevo do Brasil.
D Os planaltos são áreas levemente acidentadas, onde os processos de sedimentação predominam sobre os de erosão.
E Planícies são superfícies planas, com altimetria inferior a 500 m.

Resposta: A — Correta. Tal alternativa descreve corretamente as planícies
B — Incorreta. São as Serras e planaltos que se estende na porção leste do Brasil e em partes do interior de São Paulo
C — Incorreta. Os planaltos que se destacam
D — Incorreta. Há um predomínio de erosão
E — Incorreta. A altimetria não é o foco de tal regionalização

Alternativa correta: A

Enem (2020)

Escudos antigos ou maciços cristalinos são blocos imensos de rochas antigas. Estes escudos são constituídos por rochas cristalinas (magmático-plutônicas), formadas em eras pré-cambrianas, ou por rochas metamórficas (material sedimentar) do Paleozoico. São resistentes, estáveis, porém bastante desgastadas. Correspondem a 36% da área territorial e dividem-se em duas grandes porções: O Escudo das Guianas (norte da Planície Amazônica) e o Escudo Brasileiro (porção centro-oriental brasileira).

Disponível em http//ambientes.ambientebrasil.com br. Acesso em: 28 jun 2015.

As estruturas geológicas indicadas no texto são importantes economicamente para o Brasil por concentrarem

A fontes de águas termais.
B afloramentos de sal-gema.
C jazidas de minerais metálicos.
D depósitos de calcário agrícola.
E reservas de combustível fóssil.

Resposta: as demais alternativas estão concentradas em bacias sedimentares.

Alternativa correta: C

Fuvest (2019)

Examine a imagem e o gráfico.

A sequência correta dos compartimentos geomorfológicos no traçado A – B apresentados na imagem e no perfil é:

A 1 – planalto 2 – escarpa 3 – planície litorânea
B 1 – escarpa 2 – planalto 3 – depressão periférica
C 1 – escarpa 2 – planalto 3 – planície litorânea
D 1 – planalto 2 – escarpa 3 – depressão periférica
E 1 – depressão periférica 2 – escarpa 3 – planície litorânea

Resposta: É mais fácil começar analisando o ponto B do perfil topográfico, pois é uma planície litorânea, dessa maneira, eliminamos as alternativas “b” e “d”. O ponto A é uma área de remoção, logo, é um planalto.

A linha A-B mostra um caminho que se estende do Rio de Janeiro ao litoral de São Paulo. O perfil topográfico nesse trajeto é: Planalto Atlântico, escarpa (parte final e inclinada do planalto) e, por fim, a planície litorânea. Vamos retomar os conceitos desses compartimentos geomorfológicos:

Planalto: são formações antigas, onde surgem serras, dobramentos e formações graníticas recobertas parcialmente por terrenos sedimentares. Os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste são formas de relevo importantes do Brasil. 
Escarpa: declive acentuado que aparece em bordas de planalto. Pode ser gerada por um movimento tectônico, que forma escarpas de falha, ou ser modelada pelos agentes externos, que geram escarpas de erosão.
Planície Litorânea: as planícies e tabuleiros litorâneos estendem-se do Maranhão ao Rio Grande do Sul. De Norte para Sul, as planícies litorâneas tornam-se mais estreitas, chegando quase a desaparecer em trechos da costa sul e sudeste.

Alternativa correta: A

Estude com o Estratégia Vestibulares

No Estratégia Vestibulares você tem acesso a cursos específicos de acordo com cada banca e edital, além de possuir materiais em diversos formatos: PDFs, vídeoaulas, áudios, mapas mentais e nosso Livro Digital Interativo, que integra todos esses formatos. Confira mais sobre o EV no banner abaixo.

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também