11 questões sobre Revolução Verde que já caíram nos vestibulares e no Enem

11 questões sobre Revolução Verde que já caíram nos vestibulares e no Enem

Entenda como os avanços tecnológicos no campo são abordados pelos vestibulares e esteja bem preparado para as provas

Você já ouviu falar na “Revolução Verde”? Esse é o termo utilizado para tratar de um período histórico de avanço nas tecnologias agrárias e aumento da produtividade e qualidade nas colheitas. 

A Revolução Verde chegou à agricultura mundial durante a Guerra Fria (1947 – 1991), logo após a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), e pode ser entendida como a aplicação da 3ª Revolução Industrial no campo. 

Confira, nas questões selecionadas pelo Portal Estratégia Vestibulares como o tema já apareceu nas provas e saiba o que estudar para estar bem preparado:

Leia também:
+ Revolução Verde: o que é, tecnologias e características
+ Agrotóxicos: o que são e como caem no vestibular
+ Sistemas de produção agrícola: definição, características e tipos
+ 7 cursos para quem quer trabalhar no campo

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

Universidade de Pernambuco  (UPE) 2018

Leia o texto a seguir:

O modelo da modernização da agricultura foi implantado a partir de receitas – os pacotes tecnológicos – que o produtor deveria adotar. Para os produtores terem acesso aos pacotes tecnológicos, nos países subdesenvolvidos, foi necessária uma ampliação do crédito por meio de convênios intergovernamentais, com o objetivo de financiar a importação de insumos e de maquinário agrícola. Tal medida teve um peso muito forte para convencer os produtores a implantarem, em suas propriedades, um manejo de produção com base nos pacotes, favorecendo o surgimento da Revolução Verde.

ROSA, Antônio Vitor. São Paulo: Atual, 1998.

Sobre a Revolução Verde, destacada no texto, analise as afirmativas a seguir:

1. Adota o uso intensivo de agrotóxicos e fertilizantes sintéticos na agricultura.

2. Minimiza a concentração da renda e da terra e evita a migração para as cidades.

3. Pode causar contaminação dos ecossistemas e compactação do solo.

4. Aumenta a concentração fundiária e de renda.

5. Multiplica o desenvolvimento da biodiversidade e da biomassa.

Estão CORRETAS:

A) 1 e 2, apenas.

B) 2 e 5, apenas.

C) 3 e 4, apenas.

D) 1, 3 e 4, apenas.

E) 1, 2, 3, 4 e 5.

Resolução: A alternativa D está correta. Veja as explicações:

1. Correto. A indústria química é muito requisitada nas práticas agropecuaristas.
2. Incorreto. Aumenta a concentração de renda, uma vez que empresas oligopolistas atuam nesse setor. Ademais, a Revolução Verde contribuiu com o aumento do êxodo rural.
3. Correto. Devido ao uso intensivo de agrotóxicos.
4. Correto. O capital fica na mão de poucos.
5. Incorreto. A Revolução Verde contribui com o aumento dos impactos ambientais negativos.

Universidade de Brasília (UnB) 2022

Em 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 50 municípios com maior valor da produção agrícola do país, 22 encontravam-se no estado de Mato Grosso, 6 em Goiás, 6 no Mato Grosso do Sul, 6 na Bahia e 10 em outras unidades da Federação. Os referidos municípios tiveram, em média, uma participação alta de seu produto interno bruto (PIB) agropecuário no PIB total do município. Para os 50 municípios considerados mais ricos no que se refere ao valor da produção, a média da participação do PIB agro no PIB total do município foi de 36,8%, enquanto, para o Brasil, essa participação foi de 5,4%.

Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens que se seguem.

Os municípios com maior participação no PIB agropecuário localizam-se em uma região de modernização agrícola recente denominada MATOPIBA.

C) Certo.

E) Errado.

Resolução: A alternativa E está correta. MATOPIBA diz respeito ao Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Os municípios do estado do Mato Grosso possuem as maiores participações.

Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) 2021

Sobre o estágio atual da agricultura e o desenvolvimento e a utilização de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) e Transgênicos, assinale as alternativas corretas.

I. Todos os transgênicos são OGMs, assim como todos OGMs passam por transgenia.

II. Nas últimas décadas, a biotecnologia introduziu a seleção e o cruzamento de características genéticas de espécies. Até então, isso nunca havia sido realizado.

III. Os críticos aos transgênicos apontam a perda de variedades de alimentos e o impacto aos ecossistemas como questões negativas ao seu uso, além de dependência tecnológica a determinadas empresas.

IV. Em números totais, o Brasil é um dos países que mais utilizam sementes transgênicas para sua produção, superando a maioria dos países desenvolvidos.

V. Os defensores dos OGMs apontam que eles propiciam aumento de produtividade e redução de agrotóxicos.

Está correto o que se afirma em:

A) III – IV – V

B) II – III – IV

C) I – II – IV – V

D) I – II – III – IV

Resolução: A alternativa A está correta. Isso porque:

I. – INCORRETA: Cuidado com as generalizações!!!! Afirmação
II. – INCORRETA: Cuidado! Essa é uma atividade realizada há um certo tempo! Afirmação
III. – CORRETA: Apontando uma dependência que se reflete diretamente em questões econômicas e sociais, afinal, nem todos os produtores conseguem arcar com os custos de tal modelo de produção Afirmação
IV. – CORRETA: Especialmente na produção de soja Afirmação
V. – CORRETA: Afinal, as sementes são mais “fortes”, dando origem à uma plantação mais resistente às pragas.

Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2021

A agricultura 4.0 é a conexão em tempo real dos dados coletados pelas tecnologias digitais com o objetivo de otimizar a produção em todas as suas etapas. Representará a chegada da Internet das Coisas ao campo. “No futuro, a agricultura será autonômica, independente. Os equipamentos conectados, com apoio de inteligência artificial e aprendizado de máquina, irão analisar os dados da cadeia produtiva e tomar as decisões. Caberá ao agricultor acompanhar, monitorar e endossar os processos em curso”, diz Fernando Martins, conselheiro de empresas de tecnologia voltadas ao agronegócio.

(Domingos Zaparolli. “Agricultura 4.0”. Pesquisa Fapesp, janeiro de 2020.)

Caso se concretize no cenário brasileiro, a agricultura 4.0 tem potencial para promover

A) a ampliação dos cultivos, a despeito dos baixos recursos comumente destinados aos insumos.

B) o aumento da produtividade, embora tenda a reforçar as desigualdades no campo

C) o aumento das exportações, ainda que possa desabastecer o mercado interno.

D) a superação do campesinato, embora deva permanecer ligada às práticas de cultivo tradicionais

E) a qualificação profissional da mão de obra, ainda que possa promover mudanças na estrutura fundiária.

Resolução: A alternativa B está correta. A produtividade é uma relação entre a área produzida e o volume de produção, e tende a aumentar com a tecnologia, entretanto, nem todas as pessoas podem arcar com esse preço (elevando a desigualdade).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) 2020

Observe o gráfico abaixo

Sobre o tema, é correto afirmar que

A) o Brasil e a União Europeia apresentam políticas públicas semelhantes com respeito às permissões de agrotóxicos.

B) o aumento recente no número de agrotóxicos autorizados no Brasil está relacionado com a adoção de políticas ambientais mais rígidas pelos órgãos estatais brasileiros.

C) as commodities apresentam o menor número de agrotóxicos autorizados no Brasil e proibidos na União Europeia.

D) os dados do gráfico refletem a visão de desenvolvimento adotada pelo Brasil, com ênfase em commodities e agrocombustíveis que demandam o uso intensivo de agrotóxicos.

E) a adoção de uma política permissiva ao uso de agrotóxicos está ausente no plantio de espécies arbóreas exóticas para exportação brasileira.

Resolução: A alternativa D está correta. Não é à toa que o Brasil é famoso por ser agroexportador.

Universidade de Taubaté (UNITAU) 2020

“No Brasil, a territorialização do capital e a oligopolização do espaço agrário têm promovido profundos impactos socioespaciais, tanto no campo como nas cidades. Isto explica em parte a reestruturação do território e a organização de um novo sistema urbano, muito mais complexo – resultado da difusão da agricultura científica e do agronegócio globalizados – e que têm poder de impor especializações produtivas ao território. É possível identificar, no Brasil agrícola moderno, vários municípios cuja urbanização se deve diretamente à consecução e expansão do agronegócio, formando-se cidades cuja função principal claramente se associa às demandas produtivas dos setores associados à modernização da agricultura – sendo que nestas cidades se realiza a materialização das condições gerais de reprodução do capital do agronegócio”.

LEIAS, Denise e PEQUENO, Renato. Desigualdades socio-espaciais nas cidades do agronegócio. Estudos Urbanos e Regionais, V.9, N.1 / mai.2007.

Sobre as cidades do agronegócio, a modernização da agricultura e as novas relações campo-cidade, é CORRETO afirmar:

A) Ocorre uma menor interrelação entre o local e o global, devido à necessidade de intensificação dos fluxos materiais e imateriais, conectando centros locais diretamente às metrópoles nacionais e mundiais.

B) As cidades do agronegócio se transformaram em “praça financeira” regional, passando a atrair uma grande quantidade de fluxos de pessoas e de capitais e a ter um papel de destaque na regulação da produção regional.

C) As cidades das áreas adjacentes às regiões de modernização agrícola ficaram estagnadas devido às demandas crescentes de novos produtos e mão de obra especializada, o que faz diminuir o tamanho das cidades.

D) A expansão dos complexos agroindustriais causou profundos impactos nas relações sociais de produção, resultando em uma nova divisão social e territorial do trabalho e no surgimento de novos grupos sociais antes excluídos da agricultura.

E) A reestruturação da agropecuária não modificou as relações de produção nos espaços agrícolas nem nos espaços urbanos que crescem com esse processo, em contraposição ao processo de globalização da produção.

Resolução: A alternativa B está correta. São exemplos dessas cidades: 2º Sorriso (MT) e Balsas (MA)

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  2020

A trilha de expansão traçada pela soja brasileira nas últimas duas décadas começa a ser seguida pelo trigo. Com o cultivo consagrado e concentrado na Região Sul, agora o cereal se ampara na pesquisa para conquistar áreas de cultivo no Centro-Oeste brasileiro. Nas últimas cinco safras, a triticultura cresceu 33% em área e 76% em volume de produção na região. O quadro desperta otimismo do setor para investir em inovação, mirando uma expansão ainda maior do plantio nos próximos anos.

Disponível em: http://sfagro.uol.com.br. Acesso em: 30 nov. 2017.

O fator que explica a expansão do cereal em destaque no texto pelo território nacional é a

A) inserção de agricultura orgânica.

B) utilização de trabalho familiar.

C) admissão de irrigação tradicional.

D) introdução de sementes adaptadas.

E) inclusão de culturas itinerantes.

Resolução: Alternativa D está correta. É a chamada “transgenia”.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2018

Assinale a alternativa correta sobre a presença de agrotóxicos e de sementes transgênicas na agricultura brasileira.

A) O uso de agrotóxicos e sementes transgênicas associa-se à busca de maior produtividade, sobretudo em áreas de fronteira agrícola.

B) As sementes transgênicas e o uso de agrotóxicos adequados ampliaram o interesse de países da União Europeia pelos produtos agrícolas brasileiros.

C) O uso de agrotóxicos no Brasil reduziu a necessidade de aproveitamento das sementes transgênicas nos cultivos agrícolas de grãos no país.

D) Por ser signatário de acordos internacionais, o Brasil reduziu o uso de agrotóxicos e sementes transgênicas em áreas próximas a mananciais.

Resolução: A alternativa A está correta. Esses insumos são símbolos da Revolução Verde.

Universidade de São Paulo (USP) 2018

As primeiras práticas de agricultura datam de, aproximadamente, 10.000 anos. Neste período, ocorreram inúmeras transformações na sua base técnica, mas é, no decorrer da segunda metade do século XX, que a revolução agrícola contemporânea, fundada na elevada motorização-mecanização, na seleção de variedades de plantas e de raças de animais e na ampla utilização de corretores de pH dos solos, de fertilizantes, de ração animal e de insumos químicos para as plantas e para os animais domésticos, progrediu vigorosamente nos países desenvolvidos e em alguns setores limitados dos países subdesenvolvidos.

Marcel Mazoyer & Laurence Roudart. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea, São Paulo: Unesp; Brasília: NEAD, 2010. Adaptado.

As transformações ocorridas na agricultura após meados do século XX foram reconhecidas como revolução verde, sobre a qual se pode afirmar:

A) Sua concepção foi desenvolvida no Japão e nos Tigres Asiáticos após a II Guerra Mundial.

B) Contribuiu para a ampliação da diversificação das espécies e do controle das sementes pelos pequenos agricultores.

C) Seus parâmetros produtivos estavam fundados, desde sua origem, em preservar e proteger a biodiversidade nas áreas de cultivo.

D) Com sua expansão, na África e no sudeste Asiático, as populações rurais puderam alcançar padrões de consumo semelhantes aos das grandes metrópoles.

E) Foi baseada na inovação científica e está atrelada à grande produção de grãos em extensas áreas de monocultura.

Resolução: A alternativa E está correta. A Revolução Verde foi um movimento de caráter científico que buscou aumentar a produtividade de culturas básicas, especialmente o trigo, para combater a questão da fome no mundo.

Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2018

Sobre a “revolução verde”, assinale a alternativa correta.

A) Foi um movimento impulsionado pelos partidos verdes da Europa na segunda metade do século XX. Apontava ao aprimoramento, via mecanização, da produção agrícola e ao uso generalizado de sementes geneticamente modificadas. Ambas as medidas buscavam acabar com a fome no mundo.

B) Foi um movimento impulsionado em meados dos anos 80 do século XX por alguns países agrícolas, como a Índia, o Brasil e a Rússia, entre os mais importantes. Apontava ao redirecionamento da produção interna de alimentos para os países industrializados, para, assim, melhorar a balança comercial e aumentar o produto interno bruto.

C) Foi uma iniciativa, impulsionada na década de 1960, por alguns países do sul global, entre eles México, Índia e Filipinas. Visava transformar o cultivo do arroz e do trigo, na base de sementes geneticamente modificadas, que tornavam as safras mais resistentes a catástrofes naturais e pragas.

D) Foi organizada pelos partidos verdes europeus e sua organização global, o Greenpeace. Iniciada no último terço do século XX, visava a transformação dos modos de produção agrícola em cultivos orgânicos que respeitassem o meio ambiente.

E) O maior impacto da revolução verde foi obtido na África, na década de 1960, onde, por haver uma população eminentemente agrária, combinaram-se técnicas industriais e tradições de cultivo, melhorando e diversificando a produção de maneira que os excedentes fossem exportados para o resto do mundo.

Resolução: A alternativa C está correta. 

A modernização das práticas agrícolas introduzidas pela Revolução Verde (meados de 1960) consistia na utilização de adubos químicos, inseticidas, herbicidas, sementes híbridas e mecanização das etapas de preparação, cultivo e colheita. Esse pacote foi defendido como a solução para aumento da produtividade e os EUA, com ajuda financeira de grandes grupos econômicos, introduziu essas técnicas no México e, depois, em países asiáticos. O pesquisador responsável por coordenar o Programa de Produção Cooperativa de Trigo no México foi Norman Boularg. Esse pesquisador atraiu a comunidade agrícola por suas descobertas de como adaptar o trigo a diferentes climas. Os resultados do México foram bem-sucedidos e o país, que antes importava trigo, passou a ser autossuficiente na produção. Esse resultado foi crucial para adesão de outros países ao conjunto de técnicas propostas.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) 2017

“O estudo da agricultura brasileira deve ser feito no bojo da compreensão dos processos de desenvolvimento do modo capitalista de produção do território brasileiro. […]. Esse processo deve ser entendido também no interior da economia capitalista atualmente internacionalizada, que produz e se reproduz em diferentes lugares do mundo, criando processos e relações de interdependência entre Estados, nações e sobretudo empresas” (OLIVEIRA, A. U. de. Agricultura brasileira: transformações recentes. In__: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2003, p. 467-534).  

Considere a informação acima e assinale a alternativa INCORRETA. 

A) A evolução da agricultura capitalista ocorreu após a Revolução Industrial e o crescimento da população urbana e da população total global, o que demandou maior quantidade de produtos agrícolas. O aumento da produtividade, sem necessariamente ampliar a área de cultivo, foi possível devido à Revolução Agrícola. 

B) A Revolução Verde configurou-se como um pacote tecnológico com novas técnicas de cultivo, equipamentos para mecanização, fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas. Foi concebida pelos Estados Unidos da América e, por isso, ao ser implementada em outros países, trouxe uma série de problemas ambientais e inadequações quanto ao tipo de solo e clima. 

C) A Revolução Verde foi uma forma de expansão da indústria americana sobre países subdesenvolvidos, que passaram a ser dependentes de implementos agrícolas, sementes e defensivos. Todavia, isso não contribuiu para o aumento da produção agrícola e não influenciou a concentração fundiária dos países receptores desse pacote tecnológico. 

D) O processo de urbanização exerce pressão sobre os recursos naturais, pois as pessoas que residem nas cidades não produzem seus alimentos, os quais são provenientes das áreas rurais. A produção em massa na área rural, sem manejo do solo ou uso de técnicas adequadas, por sua vez, resulta em problemas ambientais tais como erosão, assoreamento, eutrofização e salinização. 

E) Se o agronegócio (ou agrobusiness) no Brasil, por um lado, eleva a produtividade agrícola, gera superávit nas exportações e é responsável por cerca de 25% do PIB, por outro, pressiona a questão agrária, aumenta a monocultura e a concentração da propriedade rural além de deixar muitos trabalhadores rurais sem terra e sem condições para prover sua permanência na área rural. 

Resolução: A alternativa C está incorreta. Tal situação contribuiu para o aumento da produção agrícola.

Saiba mais sobre as questões cobradas nos vestibulares

Prepare-se para a prova com o Estratégia Vestibulares 

O Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem nos principais vestibulares do Brasil! 

Além disso, para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios focados em cada uma das bancas, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada: 

  • Curso com livros digitais;
  • Correção ilimitada de redações;
  • Fórum de dúvidas;
  • Simulados com questões inéditas;
  • Questões comentadas;
  • Mapas mentais; e
  • Entre muitas outras vantagens.

Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!

CTA banco de questões estratégia vestibulares
Você pode gostar também