9 questões sobre densidade demográfica que já caíram nos vestibulares e no Enem

9 questões sobre densidade demográfica que já caíram nos vestibulares e no Enem

Saiba mais sobre o conceito de densidade demográfica e sua importância, além de treinar o tema com questões que já caíram nos vestibulares

A densidade demográfica é um índice que mede o número de habitantes por quilômetro quadrado, e a análise desse dado permite notar a distribuição da população em uma determinada área, que pode ser de um conjunto de quarteirões até mesmo todo o mundo.

A partir da densidade demográfica, é possível perceber fenômenos sociais e geográficos como megalópoles, marginalização de pessoas nas periferias das cidades, êxodo rural, evolução populacional de uma determinada área ou região e diversos outros espectros.

O índice se tornou muito comum em análises geográficas sobre diversos olhares, o que fez com que ele chegasse também aos vestibulares. Por isso, listamos 9 questões sobre densidade demográfica que já foram utilizadas no Enem e em alguns vestibulares para você treinar e perceber como lidar com o assunto nas provas. Vamos lá?

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

UEA (2017)

No estudo das populações, a densidade demográfica expressa a média de habitantes por quilômetro quadrado. Um país com elevada densidade demográfica é classificado como

A metropolitano.
B central.
C povoado.
D periférico.
E populoso.

Resposta: Absoluta = geral -> populoso; relativa = por área (densidade demográfica) -> povoado

Alternativa correta: C

IFPR (2020)

A figura apresenta informações sobre a densidade demográfica dos países mais populosos.

Fonte: Site do IBGE

De acordo com os dados da tabela, é possível afirmar que:

A Bangladesh é o país com o maior número de habitantes.
B China é o país com o menor número de habitantes.
C a densidade demográfica da China é menor que a da Índia.
D a densidade demográfica da Índia é maior que a de Bangladesh.

Alternativa correta: C

UFG (2021)

Observe o mapa a seguir.

Fonte: IBGE (2014)

O mapa traz uma variável importante do território nacional. O tema representado diz respeito à

A densidade demográfica.
B densidade tecnológica.
C produção agrícola.
D concentração industrial.

Alternativa correta: A

Uerj (2016)

Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.

Adaptado de revistagalileu.globo.com, setembro/2014.

A análise do mapa possibilita visualizar o uso da Internet nas diversas regiões do mundo. A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é:

A baixa densidade demográfica
B redução do crescimento econômico
C descontinuidade das transmissões globais
D desigualdade de desenvolvimento tecnológico

Alternativa correta: D

Uepa (2017)

A distribuição desigual da população mundial está vinculada a inúmeras razões, em geral elas acontecem por questões políticas, religiosas, econômicas ou também por conflitos de várias ordens, promovendo assim áreas com maior densidade que outras. Neste contexto é correto afirmar que: 

A a na Europa Ocidental, e no Japão os motivos de suas densidades demográficas elevadas estão vinculadas as questões de natureza histórica e principalmente aquelas ligadas as questões econômicas, pois uma boa qualidade de vida sempre atrai migrantes de outras regiões.  
B o baixo padrão de vida de Xangai e Pequim, em razão de um desenvolvido reduzido de suas atividades industriais, financeiras e comerciais, tem contribuído para um pequeno volume de habitantes, e com baixas densidades demográficas.  
C a Índia, Bangladesh, Líbano e El Salvador apesar de apresentar um elevado padrão de vida resultante de seu rápido desenvolvimento econômico, mantém um baixo crescimento populacional e com reduzidas densidades demográficas.  
D a exiguidade dos territórios de Mônaco, Malta e Vaticano e principalmente a pouca importância de suas economias contribuem para que esses lugares apresentem baixíssimas densidades demográficas.  
E em Cingapura suas áreas urbanas apresentam baixíssimas densidades demográficas, isso acontece por que seu meio rural mecanizado atrai um grande número de trabalhadores em busca de empregos e melhores salários. 

Alternativa correta: A

UFJF (2017)

Leia o texto: 

A atual população indígena brasileira, segundo dados do Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, é de 896,9 mil indígenas. De acordo com a pesquisa, foram identificadas 305 etnias, das quais a maior é a Tikúna, com 6,8% da população indígena. Também foram reconhecidas 274 línguas. Dos indígenas com 5 anos ou mais de idade, 37,4% falavam uma língua indígena e 76,9% falavam português.

Os Povos Indígenas estão presentes nas cinco regiões do Brasil, sendo que a região Norte é aquela que concentra o maior número de indivíduos, 342,8 mil, e o menor no Sul, 78,8 mil. Do total de indígenas no País, 502.783 vivem na zona rural e 315.180 habitam as zonas urbanas brasileiras.

Adaptado de: http://www.brasil.gov.br/governo/2015/04/populacao-indigena-no-brasil-e-de-896-9-mil. Acesso em 22/08/2016.

Os Povos Indígenas resistem no território brasileiro, ainda que enfrentando graves problemas e conflitos. Os números acima demonstram, em parte, a diversidade dessas populações: 305 etnias e 274 línguas. Sobre a ocupação indígena no Brasil é correto afirmar que:

A a densidade demográfica nos territórios indígenas é muito alta devido à territorialidade dessas populações que necessitam de maiores espaços para a manutenção das suas práticas tradicionais de pesca, caça, coleta e agricultura.
B a maior quantidade de demarcações de terras indígenas no Brasil ocorre sobretudo nas regiões Norte e Nordeste, devido ao vazio demográfico existentes nestas regiões, para onde a Funai consegue deslocar os povos indígenas.
C ainda convivemos com altos índices de homicídios da população indígena que continua sofrendo diferentes formas de violência ensejadas pelo capital urbano-industrial e agrário que avança sobre os territórios indígenas.
D os estudos do IBGE omitem, ao falar sobre as 274 línguas, que existem somente três troncos linguísticos indígenas no Brasil, sendo, os demais, derivações ou desdobramentos dos troncos Tupi, Macro-Jê e Banto.
E no Estado de Minas Gerais as populações indígenas desapareceram em meados do século XX devido à ampliação das atividades urbano-industriais e agrárias, restando apenas alguns indivíduos isolados nos meios urbanos.

Alternativa correta: C

Unitins (2021)

Observe os dois gráficos a seguir. Analise sobre o crescimento populacional brasileiro e o processo de transição demográfica vivenciado no país.

Após análise dos gráficos, assinale a alternativa correta.

A Na evolução do crescimento populacional brasileiro, mesmo com a queda da taxa de fecundidade, não houve redução da participação da população jovem no total da população brasileira ao longo das últimas três décadas.
B Em virtude do alto crescimento populacional, o Brasil, atualmente, é considerado um país povoado e tem a quinta maior densidade demográfica do mundo, atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia.
C As quedas expressivas da taxa de mortalidade registradas em meados do século XX foram reflexos do processo de urbanização, adoção de métodos contraceptivos e maior participação da mulher no mercado de trabalho.
D A explosão demográfica da população brasileira no período entre 1950 e 1980 foi marcada pelo elevado crescimento vegetativo, com queda nas taxas de mortalidade e altas taxas de natalidade e fecundidade.
E O Brasil apresenta, nas últimas décadas, um crescimento populacional baixo, com perspectivas de que no censo a ser realizado em 2021 haja a possibilidade de, pela primeira vez, ser registrado crescimento populacional negativo.

Alternativa correta: D

ESPM (2017)

Um município de 250 km² de área total tem uma população estimada de 30 000 habitantes, dos quais 40% moram na zona rural, que abrange 60% de sua superfície. A densidade demográfica da zona rural desse município é de:

A 80 hab/km²
B 60 hab/km²
C 70 hab/km²
D 90 hab/km²
E 50 hab/km²

Alternativa correta: A

Enem (2012)

A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

A menor proporção de fecundidade na rn:enhancement-e2da79ec-28ad-4ef2-ae19-c43ebb2d37c9″ class=”textannotation”>área urbana.
B menor proporção de Teorias Demográficas: o que são, características e mais!
+ Demografia: conceitos, teorias e características
+ População e demografia: conceito, indicadores demográficos e importância

Estude com o Estratégia Vestibulares

Com o Estratégia Vestibulares você tem acesso a materiais exclusivos e desenvolvidos de acordo com cada banca e edital, o que aumenta o índice de assertividade do conteúdo com cada prova. Além disso, você pode estudar quando e onde quiser, no horário que desejar e com variedade de formatos disponíveis. Confira!

CTA - Estratégia Vestibulares 2
Você pode gostar também