9 questões sobre Revolução Industrial que já caíram no Enem e demais vestibulares

9 questões sobre Revolução Industrial que já caíram no Enem e demais vestibulares

Pratique e relembre as características, diferenças e consequências da Revolução Industrial no mundo atual

A Revolução Industrial é uma dos principais fatos que consolidaram o capitalismo vigente no mundo atual. O processo acelerou a produção de mercadorias e mudou a forma como se dão as relações de trabalho, tornando vários itens até então artesanais em fabris e massificados.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

A nação pioneira nesse processo foi a Inglaterra, mas não parou por aí. Hoje são destacadas três fases que correspondem à evolução das tecnologias implementadas no processo industrial. Confira abaixo 9 questões sobre Revolução Industrial que já foram utilizadas no Enem ou algum vestibular brasileiro e entenda como o assunto pode pintar nas provas atuais.

Uefs 2011

A Revolução Americana, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa apresentam como fator comum de ligação

A a luta contra a opressão de países estrangeiros.
B o fortalecimento do tráfico de escravos como base segura de lucros.
C a promoção de medidas que levaram ao imperialismo colonial.
D a inserção no mesmo contexto histórico que registrou a ascensão do capitalismo.
E a crítica à doutrina econômica da Igreja Católica, favorável à divisão da grande propriedade.

Alternativa correta: D

UVA 2016

A importância maior da Revolução Inglesa do século XVII, para o processo conhecido como Revolução Industrial foi:

A possibilitar uma gigantesca reforma agrária que abriu caminho ao capitalismo britânico.
B permitir a ascensão dos comerciantes e empresários industriais ao comando da política inglesa.
C suprimir os Últimos remanescentes feudais e eliminar as formas político-econômicas mercantilistas.
D instaurar a liberdade de consciência e estabelecer as bases do sistema parlamentar.

Alternativa correta: B

UNIRV 2019

A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceu na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

O texto acima escreve sobre a Revolução Industrial. Sobre os acontecimentos na Revolução Industrial, Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para a alternativa

As mudanças promovidas pela Primeira Revolução Industrial ocorreram em vários âmbitos. Na esfera da produção, os três setores mais atingidos foram: a mineração de carvão, a indústria têxtil e a siderurgia.

C Certo.
E Errado.

Alternativa correta: C

Unitau 2014

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Não se pode relacionar ao pioneirismo inglês, nesse processo da Revolução Industrial, o fato de

A a Inglaterra possuir grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, e assim ter fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor.
B os ingleses contarem com reservas de minério de ferro, matéria-prima importante para o período.
C a mão de obra ser abundante (dada a Lei dos Cercamentos de Terras).
D a burguesia inglesa ter capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados.
E o mercado consumidor estar consolidado, dada a expansão do processo de colonização da África e da Ásia, processo que já tinha sido iniciado com sucesso no século anterior.

Alternativa correta: E

Unicentro 2023

A chamada Revolução Industrial implicou mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais que apresentam continuidades até mesmo na atualidade. Com base nos conhecimentos sobre Revolução Industrial, assinale a alternativa correta.

A A Revolução Industrial caracterizou uma série de transformações sociais e econômicas que se manifestaram, inclusive, em termos culturais ao afetar as diferentes formas de percepção do tempo, considerando-se o uso de relógio nas fábricas.
B Foram três componentes fundamentais da Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII: a disponibilidade de matéria-prima, principalmente para a indústria de base, o emprego de mão de obra servil e a disponibilidade de um mercado consumidor interno.
C Paralelamente a outras condições históricas que permitiram a emergência da Revolução Industrial, é possível destacar a reorganização das relações de produção, baseando-se no trabalho do artesão que conhecia todas as etapas produtivas.
D Considerando a mão de obra barata e as condições precárias de trabalho, a Revolução Industrial foi acompanhada pela insatisfação nas corporações de ofício, cujos artesãos revoltaram-se em movimentos como o Ludismo.
E Na Inglaterra do século XVI, o processo de transição do feudalismo para o neoliberalismo criou condições para que os antigos camponeses migrassem para as cidades, constituindo mão de obra barata para as corporações de ofício emergentes.

Alternativa correta: A

UFPel 2016

A primeira Revolução Industrial teve, em meados do século XVIII, origem na Inglaterra, sendo resultado do processo de ampliação de acumulação de capital e de técnicas/conhecimentos que permitiram a construção das máquinas a vapor.

Nos dias de hoje, é sabido que se vivencia a terceira Revolução Industrial. 

Aponte a alternativa que evidencia corretamente características da Terceira Revolução industrial.

A Microeletrônica, robótica e microbiologia, os três atravessados pela revolução que a microeletrônica produz na informática (ciência do tratamento e comunicação das informações).
B Máquinas de tear, ampliação da utilização de petróleo como fonte energética e sustentabilidade.
C Eliminação da desigualdade industrial entre os países, utilização do modo produtivo fordista e um menor período de trabalho.
D Microbiologia, menor flexibilização do regime de trabalho e de contratação do trabalhador e dos setores de produção.
E Macroeletrônica, microbiologia e radiação, os três atravessados pela revolução que a macroeletrônica produz na informática (ciência do tratamento e comunicação das informações).

Alternativa correta: A

Fuvest 1991

Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial:

A redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano.
B maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante.
C declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas.
D formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas “trade unions”, que promoveram a conciliação entre patrões e empregados.
E manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

Alternativa correta: B

UPE 2021

Qual das imagens a seguir representa uma inovação decorrente da Segunda Revolução Industrial?

A

Bertha Benz e o primeiro teste de um veículo motorizado (1888)

B

Réplica da Imprensa de Gutemberg – Museu Gutemberg

C

Programa de construção do ENIAC – Computador Modular

D

Lançamento da Apollo 11

E

Máquina a Vapor

Alternativa correta: A

Enem 2009

Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário.

São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

A a erradicação da fome no mundo.  
B o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.  
C a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.  
D a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.  
E o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

Resposta: A Revolução Industrial provocou uma grande expansão urbana e forte reorganização do trabalho e do consumo. Nesse sentido, a produção agrícola acompanha necessariamente essas mudanças e passa a ocupar cada vez mais áreas de cultivo com produtos voltados para o consumo industrial.

Alternativa correta: C

Escolha o Estratégia Vestibulares

Se está procurando por um curso completo, voltado para o vestibular da universidade dos seus sonhos, você acaba de encontrar. No Estratégia Vestibulares os cursos são específicos, e contam com variedade de escolha, além de outros serviços disponíveis como Salas VIP, Banco de Questões, Fórum de dúvidas ativo e acompanhamento dos nossos professores. Confira!

Você pode gostar também