Alimentos que dão energia: o que comer para estudar melhor?

Alimentos que dão energia: o que comer para estudar melhor?

Saiba como se alimentar bem durante a preparação para o vestibular, alcançando mais rendimento e menos ansiedade

Você sabia que existem alguns alimentos que dão energia para estudar? Pois é, o Estratégia conversou com uma nutricionista e trouxe dicas para que você tenha uma alimentação saudável e muito mais disposição na hora de se preparar para o vestibular. 

Se você é do tipo que não abre mão do café, energéticos e alimentos ricos em açúcar enquanto estuda, saiba como substituir o consumo não saudável e garantir mais qualidade nos estudos e saúde para o seu corpo.

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O que são alimentos energéticos?

Durante o processo de digestão, alguns alimentos tornam-se energia para o nosso corpo muito mais rápido do que outros. Essa energia é fundamental para o funcionamento de várias partes do organismo e, por isso, esses alimentos são considerados como energéticos.

Eles são a fonte de energia para os processos metabólicos como digestão, absorção dos alimentos, biossíntese de moléculas, sono e outros. Além disso, nossa capacidade de nos exercitar fisicamente andando, correndo, estudando e até respirando, vem dessa energia.

Leia também:

Como manter uma boa rotina alimentar?

O foco, rendimento e memória de um vestibulando estão diretamente ligados à alimentação durante a preparação para as provas, e quando ela não obedece uma rotina que se adeque melhor ao seu corpo, sintomas como indisposição e dificuldade de concentração podem te atrapalhar.

Mariane Róvero Costa, docente e coordenadora do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário Sagrado Coração (Unisagrado), explica que a rotina alimentar é necessária para evitar longos períodos de jejum e o consumo exagerado em determinadas refeições.

“Deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos gordurosos e ricos em açúcares, priorizando refeições coloridas, com vegetais e frutas, que são ricos em vitaminas necessárias para um melhor funcionamento cerebral”, conta.

Além disso, Mariane também explica que o consumo de peixes, ricos em ômega 3, um ácido graxo importante para um cérebro saudável, tende a ajudar na rotina de estudos. A professora também salienta a necessidade da hidratação “Nada disso irá adiantar se não houver hidratação, a água é meio para a maioria das reações químicas no nosso organismo”.

Dicas de alimentação saudável para o vestibular

  • Estabeleça horários para refeições;
  • Evite jejum por muito tempo;
  • Não coma em excesso nas refeições;
  • Dê prioridade a alimentos naturais;
  • Não consuma bebidas energéticas e alimentos açucarados em excesso; e
  • Alie uma alimentação saudável com exercícios físicos.

Veja alguns alimentos que dão energia para estudar

Bebidas energéticas

Para um maior rendimento durante os estudos, é comum que xícaras de café e latas de energético se tornem companhia dos vestibulandos. Por mais rápidos que sejam os efeitos estimulantes da cafeína, presente em ambas as bebidas, o consumo excessivo não é a melhor maneira de buscar energia.

“Uma preocupação com o consumo dessas bebidas é a grande quantidade de açúcar presente nos energéticos e acrescidos ao café. Além do mais, a cafeína quando consumida após grandes refeições, como almoço e jantar, pode comprometer a absorção do ferro”, explica a professora Mariane.

Café e chocolate

Quando consumido em quantidades recomendadas, de 3 a 4 xícaras diárias, o café pode, sim, tornar-se um aliado. Além da energia da cafeína, a bebida também é fonte de efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e cardioprotetores. 

Do contrário, o efeito pode ser o desenvolvimento de doenças como diabetes, ansiedade e depressão. “O ideal é consumir café em quantidades moderadas, sem açúcar ou com pouca quantidade do mesmo”, explica a professora.

Outro aliado da energia para os estudos, quando consumido sem excessos, é o chocolate. Mariane conta que além de também agirem como estimulantes, por serem compostos por cafeína, os chocolates com maior teor de cacau (50% ou 70%) são fontes de triptofano.

Segundo a professora, triptofano é um aminoácido que dá origem à serotonina, “[A serotonina é um] neurotransmissor conhecido como hormônio da felicidade, responsável, dentre outras funções, por regular o sono, apetite, humor e memória”, explica.

Carboidratos e vitaminas

De acordo com a professora Mariane, o consumo de carboidratos é essencial para garantir o aporte de glicose, que age como um combustível para o cérebro e contribui para a concentração e o raciocínio. “Boas fontes de carboidratos são as frutas associadas a farelos como a aveia e alimentos integrais que garantem um fornecimento de glicose lento e prolongado ao cérebro”, explica.

Além disso, os carboidratos são ricos em fibras, “aumentam a saciedade e evitam aquela sonolência após consumo exagerado de comida”, diz a professora. 

Já as vitaminas do complexo B, são fundamentais para as vias metabólicas geradoras de energia. Alimentos como carnes magras, peixes, ovos, leite, grãos integrais, vegetais verde escuro, castanhas e nozes são fontes dessas vitaminas.

Alimentos que diminuem a energia

Quando o assunto é conseguir energia para as atividades, alguns alimentos podem ser vilões. Isso porque, nosso organismo pode levar mais tempo para digerir e metabolizar determinadas comidas.

As carnes vermelhas, por exemplo, exigem grande esforço do corpo para fazer a digestão e metabolização das altas doses de proteína e gordura presentes no alimento.

O mesmo acontece com frituras como a batata frita, por possuir grande quantidade de gordura e sódio, faz com que o organismo precise de mais tempo para trabalhar no processo de digerir e metabolizar o que foi consumido, gastando grande energia nesse processo.

Alimentos que diminuem a ansiedade

A incerteza do resultado e a busca pelo melhor desempenho durante as provas dos vestibulares formam um cenário ideal para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, e para atenuá-los, também é possível recorrer a boas práticas de alimentação.

“O consumo de alimentos como café, em pouca quantidade, chocolate e ainda banana e produtos lácteos, que também são fontes de triptofano, quando associado a um padrão alimentar saudável, podem contribuir para o controle da ansiedade e melhora do desempenho nos estudos”, diz a professora Mariane.

Ela também ressalta a importância de lembrar que nenhum alimento ou nutriente substitui uma boa noite de sono. “Uma alimentação equilibrada, uma noite bem dormida e atividade física são fundamentais para melhora da função cognitiva e o sucesso nas provas”, afirma.

Alimentos que potencializam a ansiedade

Assim como alguns alimentos são capazes de atenuar os sintomas de ansiedade, existem aqueles que podem acentua-los. Alimentos ricos em sódio, por exemplo, podem causar problemas no sistema imunológico, acarretando em sensação de fadiga. Já no sistema nervoso, eles são responsáveis por aumentar sintomas associados à ansiedade e depressão.

Outros exemplos são a cafeína e o açúcar em excesso, que ao invés de apenas fornecer energia — como fazem quando consumidos em doses recomendadas —, desencadeiam sintomas de ansiedade.

Vale também lembrar que, apesar de natural em algumas fases, a ansiedade em excesso pode e deve ser tratada com a ajuda de profissionais da psicologia e psiquiatria.

Veja também:

O que comer antes e durante o vestibular?

A véspera da prova pode ser um dia repleto de ansiedade e vontade de revisar mais aqueles últimos detalhes. Mas calma! O ideal é descansar e confiar no seu processo de estudos até ali. 

E na alimentação, uma boa refeição na véspera do vestibular está associada a sensação de bem-estar e a garantia de energia. Uma dica da professora Mariane para a noite anterior a prova é consumir vegetais verde escuros, carne magra, carboidrato como macarrão ou arroz integral, purês e uma fonte de leguminosa (feijão, ervilha, lentilha ou grão de bico). 

“As refeições que antecedem a prova devem fornecer energia e auxiliar no controle do nervosismo e ansiedade, por isso, deve-se evitar os exageros e refeições ricas em gordura”, explica.

Para a manhã da prova, o café não está proibido, mas é importante o consumo sem exageros. As recomendações de Mariane para esta refeição é incluir leite, pães integrais, frutas como laranja, morango e kiwi, e sementes como chia ou linhaça. 

Durante o vestibular, a professora recomenda lanches como mix de castanhas com frutas secas, frutas como a banana e sanduíches leves com vegetais. Além de, claro, uma garrafa de água para garantir a hidratação adequada.

Alimente-se bem e estude com o Estratégia

Já deu para entender que a preparação para o vestibular requer um cuidado especial com a saúde, né? E o Estratégia Vestibulares prepara a melhor estrutura de estudos para te ajudar a aliar as duas coisas e garantir um maior bem-estar durante a preparação.

Conte com professores capacitados, ouvintes e especialistas nas bancas dos vestibulares, e que fornecem um material completo e atualizado por PDFs e vídeo-aulas. A Coruja também garante Banco de Questões, correções ilimitadas de redações, revisões de véspera, salas VIP e muito mais. Conheça nossos cursos!

Você pode gostar também