10 questões sobre as músicas e a carreira de Rita Lee que já caíram nos vestibulares
Capa do álbum “Rita Lee”, lançado em 1979 / Foto: Divulgação

10 questões sobre as músicas e a carreira de Rita Lee que já caíram nos vestibulares

A cantora deixa um legado construído ao longo de seus 60 anos de carreira, com 30 álbuns gravados e mais de 300 músicas registradas

A rainha do Rock brasileiro, Rita Lee Jones, faleceu nesta segunda-feira (08). Aos 75 anos, foi vítima de um câncer de pulmão que tratava desde 2021. Rita deixa um legado construído ao longo de seus 60 anos de carreira, com 30 álbuns gravados e mais de 300 músicas registradas.

Nascida em São Paulo (SP), fruto de um pai que era filho de imigrantes estadunidenses e uma mãe italiana, Rita deu seus primeiros passos no mundo da música ainda na adolescência, com o grupo “Teenage Singers”. 

Mais tarde, em 1964, entrou em um grupo de rock chamado “Six Sided Rockers”, que dois anos depois deu origem a “Os Mutantes”, com quem Rita fez história no tropicalismo, movimento que buscava, entre outras coisas, aproximar a música da cultura popular brasileira. Ainda no grupo, a cantora participou da gravação do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, obra fundamental do tropicalismo.

A partir de 1979, Rita Lee se dedicou à carreira solo, lançando sucessos como “Lança Perfume”, “Mania de Você”, “Baila Comigo”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”, deixando os palcos em 2012, por falta de condições físicas.

Sua trajetória rumo à realeza do rock nacional foi marcada por canções subversivas sobre liberdade feminina, protestos contra a Ditadura Militar (1964-1985), drogas, amor e sexo, e por isso tem composições muito abordadas pelas bancas de vestibulares. Conheça algumas questões sobre as músicas e a carreira de Rita Lee que já caíram nos vestibulares.

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Faculdade Ceres (Faceres) 2020

Leia abaixo um trecho da letra de Gente fina, canção composta por Rita Lee em 1973:

Eu sei que você

Está com medo de entrar

Não não não não não

E o que vão pensar

Não não não não não

Vai se misturar

Com esses meninos cabeludos

Que só pensam em tocar

E você escuta o papai dizendo

Que gente fina é outra coisa

É outra coisa

Mas gente fina é outra coisa

(…)

Outro dia eu te vi

Pensei que fosse seu pai

Não não não não não

Que decepção

Não não não não não

Fiquei triste de ver

A sua vida começando pelo lado errado

E você está acreditando mesmo

Que gente fina é outra coisa

Mas gente fina é outra coisa

Na época, a canção foi vetada pela Divisão de Censura e Diversões Públicas, do Ministério da Justiça, pois poderia acarretar “uma desagregação social e familiar”. 

De acordo com o texto e o seu contexto, é correto afirmar que:

A) Os órgãos repressores da ditadura militar censuraram esta canção por motivos partidários, pois a vadiagem era defendida pelo Partido Comunista.

B) Além de política, a ditadura era moral. Os discursos que contrastavam com a suposta ordem estabelecida eram reprimidos.

C) De acordo com a letra, “os meninos cabeludos que só pensam em tocar” eram o exemplo da ordem estabelecida, sem contestações.

D) A letra da música foi vetada pelos órgãos repressores da ditadura pois ela estimulava a manutenção do modelo patriarcal de família.

E) A letra retrata uma decepção com alguém que prometia se espelhar no próprio pai, mas começou a vida pelo lado errado.

Resolução: A alternativa B está correta.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012

Capa do LP Os Mutantes, 1968

Disponível em: http://mutantes.com. Acesso em: 28 fev. 2012.

A capa do LP Os Mutantes, de 1968, ilustra o movimento da contracultura. O desafio à tradição nessa criação musical é caracterizado por.

A) letras e melodias com características amargas e depressivas.

B) arranjos baseados em ritmos e melodias nordestinos.

C) Sonoridades experimentais e confluência de elementos populares e eruditos.

D) temas que refletem situações domésticas ligadas à tradição popular.

E) ritmos contidos e reservados em oposição aos modelos estrangeiros.

Resolução: A alternativa C está correta, pois a tropicália, expressão da contracultura na música brasileira, busca um som experimental, que mistura elementos populares e eruditos, brasileiros e estrangeiros.

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) 2019

No contexto do final da década de 1960, o Tropicalismo, que causou polêmicas com produções como a do álbum citado, tornou-se símbolo de:

A) purismo estético

B) extremismo político

C) tradicionalismo artístico

D) experimentalismo cultural

Resolução:  A alternativa D está correta. A Tropicália foi um movimento cultural surgido em 1968, contando com compositores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Torquato Neto, Capinam, Rogério Duprat e a banda de rock “Os Mutantes”. Misturando influências da canção popular com pop internacional, trazia visões estereotipadas do Brasil como um paraíso tropical para fazer críticas à situação política e socioeconômica do país, sobretudo em relação à miséria e à desigualdade social.

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Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013

Mesmo tendo a trajetória do movimento interrompida com a prisão de seus dois líderes, o tropicalismo não deixou de cumprir seu papel de vanguarda na música popular brasileira. A partir da década de 70 do século passado, em lugar do produto musical de exportação de nível internacional prometido pelos baianos com a “retomada da linha evolutória”, instituiu-se nos meios de comunicação e na indústria do lazer uma nova era musical.

TINHORÃO, J. R. Pequena história da música popular: da modinha ao tropicalismo. São Paulo: Art, 1986 (adaptado).

A nova era musical mencionada no texto evidencia um gênero que incorporou a cultura de massa e se adequou à realidade brasileira. Esse gênero está representado pela obra cujo trecho da letra é:

A) A estrela d’alva / No céu desponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor. (As pastorinhas, Noel Rosa e João de Barro)

B) Hoje / Eu quero a rosa mais linda que houver / Quero a primeira estrela que vier / Para enfeitar a noite do meu bem. (A noite do meu bem, Dolores Duran)

C) No rancho fundo / Bem pra lá do fim do mundo / Onde a dor e a saudade / Contam coisas da cidade. (No rancho fundo, Ary Barroso e Lamartine Babo)

D)  Baby Baby / Não adianta chamar / Quando alguém está perdido / Procurando se encontrar. (Ovelha negra, Rita Lee)

E) Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca. ( Chega de saudade, Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Resolução: A alternativa D está correta, pois uma das características do tropicalismo é a mistura com a cultura de massa e as influências da música americana. Assim, o uso de palavras estrangeiras como “Baby baby” indica essa influência. Além disso, Rita Lee é uma artista do tropicalismo, principalmente durante o período com o grupo Os Mutantes.

Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS) 

Os versos abaixo são composições de Rita Lee. Assinale a alternativa em que todos os verbos em destaque são regulares.  

A) “Um belo dia resolvi mudar
E fazer tudo que eu queria fazer
Me libertei daquela vida vulgar
Que eu levava estando junto a você”

B) “Meu bem você me
Água na boca
Vestindo fantasias
Tirando a roupa”

C)Ando meio desligado
Que eu nem sinto meus pés no chão
Olho e não vejo nada”

D) “Me cansei de escutar opiniões
De como ter um mundo melhor”

Resolução: A alternativa A está correta, pois todos os verbos são regulares, ou seja, não sofrem alteração de seu radical com a conjugação. A saber: mudar – radical mud; libertei – radical libert; levava – radical lev.

Universidade Estadual do Paraná (Unespar) 2015

As frases abaixo são trechos de canções brasileiras:

I. “Mas louco é quem me diz que não é feliz”

II. “Sobre a cabeça os aviões, sob os meus pés os caminhões”

III. “Eu sou os olhos do cego e a cegueira da visão”

IV. “Ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”

V. ”Ah! Se tu soubesses como eu sou tão carinhoso”

No que se refere às canções citadas, assinale a alternativa incorreta:

A) A canção II foi composta por Caetano Veloso e a canção III foi composta por Raul Seixas;

B) A canção I foi interpretada por Rita Lee e a canção IV foi interpretada por Elis Regina;

C) A canção IV foi composta por Belchior;

D) A canção V teve uma primeira versão instrumental, foi letrada posteriormente por João de Barro;

E) Somente as alternativas a e b são verdadeiras.

Resolução: A alternativa E está correta.

Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) 2012

Texto II: MUTANTE

Quando eu me sinto um pouco rejeitada

Me dá um nó na garganta

Choro até secar a alma de toda mágoa

Depois eu passo pra outra

Como um mutante

no fundo sempre sozinha

Seguindo o meu caminho

Ai de mim que sou romântica!

(Rita Lee e Roberto de Carvalho)

(http: //www.vagalume.com.br/rita-lee/mutante.html Acesso em: 25.09.2011. Adaptado.)

A oralidade expressa no texto II pode ser exemplificada pelo emprego 

A) da expressão “um pouco”, que modifica o advérbio “quando” no 1º verso da 1ª estrofe. 

B) do pronome oblíquo “Me” antecedendo o verbo “dá” no 2º verso da 1ª estrofe. 

C) da preposição “até”, que indica o limite da ação de “chorar” no 3º verso da 1ª estrofe. 

D) da conjunção comparativa “como”, que exprime uma hipérbole no 1º verso da 2ª estrofe. 

E) do verbo no gerúndio “Seguindo”, que denuncia alto grau de informalidade no 3º verso da 2ª estrofe.

Resolução: A alternativa B está correta.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 2014

Texto II

Nem luxo, nem lixo

Como vai você?

Assim como eu

Uma pessoa comum

Um filho de Deus

Nessa canoa furada

Remando contra a maré

Não acredito em nada

Até duvido da fé

Não quero luxo, nem lixo

Meu sonho é ser imortal

Meu amor!

Não quero luxo, nem lixo

Quero saúde pra gozar no final

LEE, Rita Lee; CARVALHO, Roberto de. Nem luxo, nem lixo. In: LEE, Rita. Rita Lee. [LP]. Brasil: Som Livre, 1980.

A ideia central, defendida pelo eu-lírico, na letra da canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho (texto II) está melhor explicada em:

A) a liberdade só é possível com fé.

B) a imortalidade depende do sonho.

C) os bens materiais se justificam pela imortalidade.

D) o bem-estar é o principal valor da vida.

E) as dificuldades devem sempre ser enfrentadas.

Resolução: A alternativa D está correta. As demais alternativas estão incorretas pois não há referência na letra da canção que associe liberdade com fé,  ao dizer “meu sonho é ser imortal” o eu lírico apenas expressa um desejo. Não há condicionamento real entre sonhar e ser imortal. 

Além disso, o eu lírico afirma que “não quer luxo”, mas sim “saúde”. Não há ligação entre a imortalidade e os bens materiais, e ainda a ideia central da letra da canção é a sobrepujança do bem-estar sobre “luxo ou lixo”. A necessidade de lutar contra as adversidades aparece em “Nessa canoa furada / Remando contra a maré”, mas não é o centro do texto.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) 2001

Os versos abaixo são da letra da música Cobra, de Rita Lee e Roberto de Carvalho:

Não me cobre ser existente

Cobra de mim que sou serpente

Com relação ao emprego do imperativo nos versos, podemos afirmar que:

A) a oposição imperativo negativo e imperativo afirmativo justifica a mudança do verbo cobre/cobra. 

B) a diferença de formas (cobre/cobra) não é registrada nas gramáticas normativas, portanto há inadequação na flexão do segundo verbo (cobra). 

C) a diferença de formas (cobre/cobra) deve-se ao deslocamento da 3ª para a 2ª pessoa do sujeito verbal. 

D) o sujeito verbal (3ª pessoa) mantém-se o mesmo, portanto o emprego está adequado. 

E) o primeiro verbo no imperativo negativo opõe-se ao segundo verbo que se encontra no presente do indicativo.

Resolução: A alternativa C está correta.

Universidade Federal de São Carlos (2012)

Mulher é bicho esquisito

Todo mês sangra

Um sexto sentido

Maior que a razão

O trecho da música de Rita Lee refere-se de forma bem-humorada ao ciclo menstrual feminino, o qual está sob influência de dois hormônios ovarianos, a saber:

A) estrógeno e luteinizante.

B) estrógeno e progesterona.

C) estrógeno e folículo estimulante.

D) folículo estimulante e luteinizante.

E) folículo estimulante e progesterona.

Resolução: A alternativa B está correta.

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