Em tempos de pandemia, ter uma rotina de estudos é uma das melhores formas de manter-se em dia com as matérias e não perder o conhecimento já adquirido. Porém, é importante também estabelecer que uma vida social – ainda que dentro do chamado “novo normal” – é igualmente importante para manter a saúde mental.
Como ligar esses dois mundos, que parecem tão distantes? Afinal, é possível manter uma rotina de estudos e uma vida social quando ainda estamos em quarentena?
É sobre isso que falaremos! Confira!
Navegue pelo conteúdo
Qual a importância da rotina de estudos?
Vamos iniciar falando sobre como é importante manter a rotina de estudos, mesmo que você esteja fisicamente longe da escola ou da faculdade. Só com uma rotina, você conseguirá manter o aprendizado já alcançado, bem como aproveitar o período de pandemia para focar ainda mais nos estudos.
Portanto, vamos dar algumas dicas sobre como você pode se organizar e estabelecer, ou mesmo manter, a rotina de estudos.
Como criar uma rotina de estudos?
1. Separe um local adequado para os estudos
Não adianta achar que você vai conseguir se concentrar esparramado no sofá, com a coluna toda torta e a TV ligada. Dessa forma, sua primeira ação é separar um cantinho da casa somente para os estudos.
Seja no seu próprio quarto – ou na mesa da sala, se você não tiver um local para isso – o importante é separar aquele local escolhido para os estudos. Já deixe arrumado, nesse lugar, os livros que você vai usar e o computador, se for necessário. Além disso, separe lápis, caneta, borracha e, por que não, uma garrafinha de água?
Assim, você consegue deixar o local bem propício para horas e horas de dedicação.
2. Desligue as interferências
Consegue estudar com a TV ligada e olhando as redes sociais no celular de cinco em cinco minutos? Embora muitos achem que sim, a resposta é não! Inclusive, você pode até achar que consegue estudar assim, mas o mais provável é que não será capaz de reter as informações que estudou.
Portanto, desligue a TV e o celular. Apenas quando terminar de estudar, você pode ligar os aparelhos novamente.
3. Faça um calendário
Usando um calendário, você conseguirá dividir seu tempo com as matérias que necessita, sem afetar as outras tarefas do dia. Afinal, lembre-se que manter uma vida social também é importante, mas é necessário equilíbrio.
Com um calendário bem organizado, separado por matérias e tópicos, você consegue se organizar e ter tempo para tudo que necessita.
4. Utilize formas diferentes de fixar conteúdos
Se seu filho ou filha está nos primeiros anos escolares, por que não ajudá-lo a fixar conteúdos utilizando brinquedos educativos?
Existem várias opções desses brinquedos, em lojas de brinquedos educativos na internet, os quais permitem que conteúdos de matemática, português e até geografia sejam fixados de forma lúdica e divertida.
De fato, lojas de brinquedos educativos são excelentes formas de poder se divertir e ajudar no desenvolvimento infantil. Certamente é uma boa estratégia!
Como manter a vida social?
Conforme já dissemos, manter a vida social nesse “novo normal” é tarefa difícil. Afinal, temos que seguir os protocolos sanitários e não fazer aglomerações. Portanto, pensar em fazer festas ou ir em baladas está fora de questão!
Mas, isso não quer dizer que você precisa isolar-se por completo. Afinal, manter a saúde mental com o convívio é muito importante. Veja algumas sugestões de como isso é possível nos dias atuais.
Faça encontros virtuais com amigos
Se você ainda não sabe o que é Google Meet ou Zoom, já pode começar a conhecer! São plataformas digitais que permitem reuniões virtuais com várias pessoas ao mesmo tempo! E melhor, de forma totalmente gratuita.
Por que não marcar um encontro com a galera para colocar a conversa em dia? Ou então, que tal fazer uma festa temática? Faça os convites, agende a reunião, se prepare e esteja na sala virtual no dia e hora combinados, junto com seus amigos.
Chamadas de vídeo com amigos
Outra boa opção para manter a vida social sem quebrar os protocolos sanitários é por meio de chamadas de vídeo do Whatsapp. Além disso, o mais legal é que você pode incluir vários amigos nessa chamada – cinco no total. Aí, além de todos poderem se ver, vocês podem conversar e matar um pouco a saudade.
Redes sociais
Que as redes sociais têm um grande impacto nos dias atuais, todos sabemos. Mas, você sabia que pode encontrar pessoas com interesses em comum por meio delas?
Existem diversos grupos no Facebook sobre os mais variados assuntos. Com isso, além de se informar, você também pode fazer novas amizades e deixar sua vida social ainda mais plena, mesmo em época de pandemia.
Conclusão
Ter uma vida dividida em estudos e manter a vida social em período de restrições sanitárias pode ser um desafio e tanto. Mas, com alguma organização, certamente ficará muito mais fácil e divertido passar por esse período!
Veja também:
- Fui mal no vestibular. E agora?
- 9 dicas para organizar os estudos para 2022
- Como montar um planejamento de estudos com eficiência e resultado
- Questões discursivas no vestibular: como responder com assertividade?
- Como responder questões que você não sabe, com maior probabilidade de acerto?
- Como estudar em casa: 5 dicas para aumentar o rendimento
- Monte um cronograma de estudos para passar nos cursos mais procurados do vestibular
- Dicas de redação: como se dar bem em qualquer uma!
- Estudar para vestibular: veja dicas para passar nas universidades mais concorridas
- Como preparar o psicológico para o dia do vestibular?
- Cursos grátis para vestibular: prepare-se on-line!
- 10 dicas de saúde mental para estudantes em fase de vestibular