Você já refletiu sobre a diferença entre consumo e consumismo? Embora as palavras sejam parecidas e relacionadas ao ato de consumir, elas têm significados distintos.
O consumo faz parte da nossa rotina e envolve a aquisição de bens e serviços necessários para viver. Já o consumismo está ligado ao excesso, ao hábito de comprar impulsivamente, muitas vezes sem necessidade real.
O Portal Estratégia Vestibulares preparou este artigo para esclarecer suas dúvidas sobre os termos. Confira as explicações e exemplos abaixo e nunca mais confunda!
Navegue pelo conteúdo
O que é consumo?
O consumo, de forma simplificada, é a ação de utilizar ou comprar bens e serviços para atender às necessidades básicas ou melhorar a qualidade de vida. Ele é feito mediante pagamento, envolvendo uma troca que geralmente ocorre por meio do dinheiro.
O consumo faz parte do funcionamento da economia e ocorre em diferentes níveis, desde a compra de alimentos até o uso de transporte e energia elétrica. Pode ser classificado como essencial, quando supre necessidades básicas, como alimentação, moradia e saúde, e consciente, quando leva em consideração os impactos ambientais e sociais, evitando desperdícios.
Consumo: exemplos
- Comprar comida para refeições diárias;
- Comprar roupas adequadas para cada estação do ano;
- Pagar contas de água e energia;
- Adquirir um livro para estudo;
- Assinar um serviço de streaming para ver filmes e séries;
- Comprar um celular novo apenas quando necessário;
- Recarga do celular; e
- Geladeira ligada na tomada.
O que é consumismo?
O consumismo é o ato de comprar excessivamente, sem necessidade real, motivado por fatores como publicidade, status social ou impulsividade. Ele pode gerar desperdício, endividamento e impactos ambientais negativos.
Algumas características do consumismo incluem:
- Compra por impulso: adquirir produtos sem planejamento ou necessidade;
- Busca por status: comprar para mostrar poder ou pertencimento a um grupo;
- Descarte rápido: trocar itens frequentemente, mesmo quando ainda funcionam.
Consumismo: exemplos
- Trocar de celular frequentemente apenas por lançamentos;
- Comprar roupas ou sapatos frequentemente, mesmo sem necessidade;
- Acumular produtos que não serão usados; e
- Adquirir produtos apenas porque estão em promoção, sem uso real.
Diferença entre consumo e consumismo
Enquanto o consumo é necessário para viver e pode ser feito de forma responsável, o consumismo está ligado ao excesso e à influência da sociedade de consumo.
O consumo equilibrado ajuda na economia e no bem-estar, enquanto o consumismo pode gerar impactos negativos no meio ambiente e na vida financeira das pessoas. Resumindo, o consumo é algo necessário e racional e o consumismo é um ato exagerado e impulsivo.
Estude com o Estratégia Vestibulares
Para te ajudar, o Estratégia Vestibulares oferece diariamente aulas gratuitas no YouTube sobre todas as matérias que caem em diversos vestibulares, no Encceja e no Enem.
E para aqueles que querem investir nos estudos, a plataforma também oferece cursos preparatórios exclusivos sobre diversos vestibulares, além do Encceja e do Enem, com professores especialistas na prova e com diversos benefícios. Dá só uma olhada:
- Curso com livros digitais;
- Correção ilimitada de redações;
- Fórum de dúvidas;
- Simulados com questões inéditas;
- Questões comentadas;
- Mapas mentais; e
- Entre muitas outras vantagens.
Ficou interessado? Então, clique no banner e veja tudo sobre os cursos oferecidos pelo Estratégia Vestibulares!