A Academia de Hollywood anunciou nesta terça-feira (24) os dez indicados ao Oscar 2023. A divulgação da lista foi feita às 10h30, horário de Brasília, e trouxe nomes já esperados como “Os Fabelmans”, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” e “Nada de Novo no Front”.
A 95ª cerimônia do Oscar acontece no dia 12 de março e será apresentada pelo comediante e apresentador Jimmy Kimmel. O Portal Estratégia Vestibulares listou os dez filmes indicados como melhor filme — e mais três menções honrosas — e os temas de cada um que podem ser explorados nos vestibulares nos próximos anos. Confira!
Navegue pelo conteúdo
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo
Com 11 indicações ao Oscar, “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” traz como personagem principal a chinesa Evelyn Wang (Michelle Yeoh), que leva uma vida comum como dona de uma lavanderia perto da falência. Inclua também relacionamentos inconstantes com seu marido, pai e filha.
Em um momento de estresse do seu cotidiano, Evelyn descobre a existência do multiverso e precisa derrotar uma entidade que deseja destruir todas as realidades existentes. Toda essa insanidade se passa no prédio da receita federal estadunidense, local em que foi negociar problemas financeiros antes de tal descoberta.
O nonsense toma conta da tela em um caleidoscópio de universos paralelos, fazendo referências a filmes, gêneros e ao cotidiano comum à maioria das pessoas. O filme explora ainda diversas relações familiares que podem ser vistas como particulares, mas não são, contando, portanto, uma história sobre conexões humanas.
Nada de Novo no Front
Adolescentes alemães convocados para a Primeira Guerra Mundial são o ponto de partida para um filme que ilustra a dor e ausência de preocupação dos países em proteger seus soldados, tratando-os como números. “Nada de Novo no Front” é uma adaptação do livro homônimo, escrito por Erich Maria Remarque.
Dentre as cenas de guerra, cenas da negociação sobre o fim do conflito mostram a tranquilidade lenta das negociações, enquanto jovens passam por situações extremas nas trincheiras: mortes, brutalidades e ausência de comida e água.
O filme retrata como foi a guerra: poucos avanços, morte de aproximadamente três milhões de soldados e destruição de uma geração, prelúdios e sintomas do que viria a acontecer menos de duas décadas depois.
The Banshees of Inisherin
A ilha fictícia de Inisherin é palco do filme que se passa durante a Guerra Civil Irlandesa, em 1923. No local, dois grandes amigos rompem a amizade de anos de forma abrupta após o surgimento do conflito no país todo, mas Pádraic (Colin Farrell), um dos dois amigos, está determinado a salvar a amizade rompida por Colm (Brendan Gleeson).
O filme trata sobre temas que chamam a atenção como o alcoolismo e as motivações da vida, além de mostrar uma escala de atos insensatos tomados pelos protagonistas por conta de atitudes anteriores, como numa queda contínua de peças de dominó.
Os Fabelmans
Dirigido por Steven Spielberg, “Os Fabelmans” é um filme que tem inspirações na própria infância do diretor. Na história, um jovem cresce no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial apaixonado por filmes, até descobrir um adultério de sua mãe, fato que ocasiona a separação de sua família.
A partir daí, o jovem decide explorar os filmes para encarar a verdade e a essência das pessoas, da humanidade. O diretor explora a conexão entre a ilusão e a realidade, trazendo à tona inspirações, incertezas, fragilidades e conquistas que rondam a todos nós.
O filme mostra também como foi a infância estadunidense no século XX, sob a ótica de um dos diretores mais premiados da história do cinema, em um filme intimista e pessoal.
Top Gun: Maverick
Com 30 anos de carreira, Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), tem medalhas, condecorações e reconhecimentos, mas se tornou apenas um instrutor de novos pilotos da Marinha dos Estados Unidos. Isso acontece justamente pelo seu comportamento rebelde, visto no primeiro filme: Ases Indomáveis.
Na sequência, Maverick vai ao limite para provar que o fator humano ainda é decisivo, mesmo com tecnologias surpreendentes surgindo a cada momento no mundo contemporâneo.
O filme retrata com precisão itens físicos como força gravitacional, vertigens, solavancos e manobras aéreas, fora os sons e barulhos, muito bem reproduzidos. Além disso, a trama mostra bem temas explorados no primeiro “Top Gun” como lealdade, amizade e competição.
Tár
“Tár” conta a história da compositora e maestrina Lydia Tar (Cate Blanchett), primeira a assumir a direção musical feminina da orquestra filarmônica de Berlim. Além disso, está prestes a lançar suas memórias e realizar uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler.
Mas sua imagem começa a ruir quando alguns de seus segredos começam a aparecer, revelando como o poder a corrompeu. Além disso, o filme explora as relações patriarcais existentes na sociedade, principalmente no meio da música clássica, foco do filme.
Triângulo da Tristeza
Dois jovens modelos desejam a fama e o luxo por meio de trabalhos como influencers. Ambos ganham passagens para um cruzeiro de luxo em que eles são os únicos passageiros não milionários e o capitão da embarcação é um alcoólatra comunista. Mas o barco naufraga e os sobreviventes vão parar em uma ilha deserta.
A partir disso, toda a hierarquia muda e uma faxineira passa a assumir a liderança no que tange à sobrevivência no local, realizando tarefas como pescar e cuidar do fogo. Os poderes e a nova dinâmica são questionados, inclusive os papéis de gênero.
Temas como aparência e poder, beleza como moeda de troca, futilidade, moda descartável e inversão de valores sobre o que realmente importa ou é necessário são debatidos na sátira existente em “Triângulo da Tristeza”. O nome, inclusive, traz uma curiosidade: é um termo usado por cirurgiões plásticos para definir as rugas de preocupação entre as sobrancelhas, e não uma referência ao “Triângulo das Bermudas” ou algo do tipo, comum em tempestades ou tragédias náuticas.
Avatar: O Caminho da Água
A sequência do filme de maior bilheteria da história do cinema gera peso para “Avatar: O Caminho da Água”. O filme se passa dez anos após a batalha mostrada na primeira obra e mostra uma família formada entre os protagonistas. Na trama, eles exploram regiões de Pandora e passam a fazer pactos com outras tribos, até que os humanos retornam como ameaça ao planeta e modo de vida dos locais.
O filme retrata os oceanos do planeta, com filmagens únicas e repletas de tecnologia, ao retratar com imensa qualidade o cenário e composição dos personagens e ambientes, o que é o grande destaque de Avatar.
Elvis
“Elvis” acompanha diferentes etapas da vida de Elvis Presley (Austin Butler), desde seu início como cantor até próximo à sua morte. O filme explora as relações do cantor com seu empresário, o “Coronel” Tom Parker (Tom Hanks), tido como um homem que o enganou por décadas, o casamento com Priscilla (Olivia DeJonge) e a relação do cantor com as drogas, fama e possível esquecimento.
Toda a jornada de um dos cantores mais importantes do século XX é explorada em uma cinebiografia intensa e que faz jus ao seu homenageado. “Elvis”, portanto, mostra como Presley foi alçado à eternidade, mesmo com seus erros, já que sua música é eterna.
Entre Mulheres
“Entre Mulheres” é inspirado no livro homônimo escrito por Miriam Toews, que aborda acontecimentos que ocorreram em Manitoba, na Bolívia. No filme, mulheres de uma comunidade religiosa buscam conciliar a fé com a realidade vivida pela população local.
Ao longo do filme, um segredo chocante sobre os homens da comunidade é revelado e expõe o machismo, patriarcado em uma série de abusos mentais relacionados à questão de gênero: as mulheres, criadas ali para subserviência e sem o mínimo de acesso à educação, são drogadas e estupradas à noite por muitos anos.
Oito mulheres vão a um palheiro e se reúnem enquanto os homens estão fora do local. As mulheres têm dois dias para tomar a maior decisão de suas vidas: ficar e lutar, fugir, ou mesmo se abster do que acontece no vilarejo.
+ Oscar 2022: temas principais e como usar os indicados na sua redação
Menções Honrosas
Argentina, 1985
“Argentina, 1985” conta a história real do julgamento que prendeu os presidentes do período da Ditadura Militar no país, após pressões de grupos sociais, de grande parte da população e de juristas que não aceitaram o desfecho do julgamento militar que ocorreu antes do julgamento civil.
Julio Strassera (Ricardo Darín) é o promotor responsável por reunir as provas em tempo recorde, e, para isso, ele conta com um grupo de jovens recém-formados em Direito e dispostos a encarar inúmeras ameaças de morte e pressões das forças de defesa e políticas argentinas.
Aftersun
“Aftersun” acompanha as férias de um pai com sua filha de 11 anos pela Turquia. Escoceses, Sophie (Frankie Corio) e Calum (Paul Mescal) se divertem e desfrutam da vivência entre eles em um hotel cheio de atividades. Ambos aproveitam o pouco tempo que passam juntos em situações normais, já que o pai se mudou para outra cidade tempos atrás dessas férias.
A melancolia da viagem é revelada ao mostrar Sophie vinte anos depois, assistindo às gravações que fez com uma câmera, revelando mistério e tristeza do pai nas imagens e dela nos tempos atuais, criando paralelos entre as relações familiares e o sentimento de luto existente em todos nós.
A Baleia
“A Baleia” acompanha um Charlie (Brendan Fraser), um professor de inglês recluso, que vive uma relação conturbada com sua filha e desenvolve um transtorno de compulsão alimentar que o deixa obeso, após abandonar sua família para viver com seu amante, que morre tempos depois.
Amparado por uma enfermeira que se tornou sua amiga e com um sentimento forte de culpa pelo abandono da filha, ele busca se reaproximar da adolescente e reparar questões do passado. O drama é baseado na peça de mesmo nome, escrita por Samuel D. Hunter.
Escolha o Estratégia Vestibulares e conquiste o seu prêmio
No Oscar dos vestibulares o vencedor pode ser você! Conte com o apoio do Estratégia Vestibulares para ser aprovado no processo seletivo que mais sonha e ingressar em uma das principais universidades do país!