11 filmes sobre refugiados para usar como repertório sociocultural na redação
Filme: “Human Flow – Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir”

11 filmes sobre refugiados para usar como repertório sociocultural na redação

Só no primeiro semestre de 2022, mais de 1700 pessoas buscaram abrigo no Brasil, segundo o Conare; conheça produções sobre a temática e prepare-se para a prova

Nos últimos anos as notícias sobre refugiados na Europa estiveram cada vez mais comuns. Mas você sabia que o Brasil também recebe essas pessoas? De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), no fim de 2021 haviam 60.011 pessoas reconhecidas legalmente como refugiadas no País.

Pensando na importância da temática, o Portal Estratégia Vestibulares listou 11 filmes sobre refugiados para você usar como repertório sociocultural na redação e estar bem preparado para quando o assunto aparecer na sua prova. Confira:

Leia também:
O que são refugiados e como a questão é tratada no mundo
Refugiados no mundo é tema em questão de prova na Fuvest
6 citações sobre refugiados para usar na redação

Inscreva-se em nossa newsletter🦉

Receba dicas de estudo gratuitas e saiba em primeira mão as novidades sobre o Enem, Sisu, Encceja, Fuvest e outros vestibulares!

O Que Ficou Para Trás (2020)

Diferente dos outros títulos listados nesse artigo, “O Que Ficou Para Trás” apresenta a realidade de refugiados africanos na Europa em meio a um enredo de terror. Rial (Wunmi Mosaku) e Bol Majur (Sope Dirisu) são um casal de refugiados fugindo da Guerra Civil do Sudão do Sul, que conseguem abrigo na Inglaterra, sendo encaminhados pelo governo local para morar em uma casa na periferia de Londres.

Além dos traumas da guerra e de ter que abandonar seu país de origem, o casal ainda enfrenta a perda de sua filha, morta durante a fuga da família. E é nesse contexto em que eles começam a ser assombrados pelo que eles acreditam ser um “Apeth”, criatura sobrenatural de sua cultura.

Ficha técnica

  • Direção: Remi Weekes;
  • Gênero: drama/terror;
  • Classificação indicativa: 18 anos;
  • Onde assistir: Netflix.

Flee – Nenhum Lugar Para Chamar De Lar (2021)

Indicado aos prêmios de melhor documentário de longa-metragem, melhor filme de animação e melhor filme internacional no Oscar 2022; o documentário conta a história real de Amin Nawabi, um refugiado do Afeganistão que chegou à Dinamarca ainda criança.

Em seus 30 anos, ele se tornou um acadêmico de sucesso e está prestes a se casar com seu namorado dinamarquês. No filme, Amin decide pela primeira vez compartilhar sua história com um amigo, que assim como outras pessoas próximas não sabe sobre suas dificuldades como refugiado, descrevendo as condições que forçaram sua família a fugir do Afeganistão, como ele se separou de seus irmãos na Rússia e como ele se descobriu um homem gay na Europa. 

Ficha técnica

  • Direção: Jonas Poher Rasmussen;
  • Gênero: documentário/animação;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir:

+ Talibã no Afeganistão: entenda o que está acontecendo e como o tema pode cair no vestibular

Human Flow – Não Existe Lar Se Não Há Para Onde Ir (2017)

Filmado em 23 países diferentes durante um ano, o documentário aborda as causas que levam milhões de pessoas a abandonarem seus países de origem, como a guerra, a miséria e a perseguição política, refletindo sobre as dificuldades encontradas na busca por uma vida melhor.

Seguindo crises de refugiados em locais como França, Grécia, Alemanha, Iraque, Afeganistão, México, Turquia, Bangladesh e Quênia, o diretor Ai Weiwei também retrata a falta de perspetiva que essas pessoas enfrentam pela negligência dos Estados em que buscam abrigo.

Ficha técnica

  • Direção: Ai Weiwei;
  • Gênero: documentário;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: YouTube e Apple TV.

Cafarnaum (2019)

Partindo de uma perspectiva diferente, “Cafarnaum” acompanha Zain (Zain Al Rafeea), um menino libanês de 12 anos que acumula muitas responsabilidades cuidando dos irmãos mais novos no cortiço em que sua família mora, enquanto os pais trabalham.

O filme se desenrola quando uma das irmãs de Zain, de 11 anos, é forçada a casar com um homem adulto. Revoltado, o menino sai de casa e vai viver nas ruas junto a refugiados. E é a partir daí que a produção aborda as problemáticas na vida dessa parcela da população.

Ficha técnica

  • Direção: Nadine Labaki;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: HBO e HBO GO.

A Chance De Fahim (2020)

Fahim (Assad Ahmed) é uma criança refugiada que vive em Paris, vinda de Bangladesh com sua família. Entretanto, os problemas do garoto e seus parentes estão longe de acabar, já que eles precisam enfrentar vários obstáculos para conseguir asilo político e a ameaça de deportação é iminente.

A chance de permanência na França, que dá nome ao filme, aparece quando Fahim — que é um ótimo jogador de xadrez — conhece Sylvain (Gérard Depardieu), um dos melhores treinadores do país, e consegue que ele seja seu técnico no campeonato nacional, que pode garantir a permanência da família de Bangladesh na capital francesa.

Ficha técnica

  • Direção: Pierre-François Martin-Laval;
  • Gênero: biografia/drama/comédia;
  • Classificação indicativa: 10 anos;
  • Onde assistir: TeleCine.

Hotel Ruanda (2004)

O filme conta a história real de Paul Rusesabagina (Don Cheadle), o gerente de um hotel de luxo em Ruanda, que transforma o lugar em um grande campo de refugiadas para os moradores locais, com o objetivo de salvá-los do genocídio feito no país em 1994.

O contexto dos assassinatos eram as disputas entre os grupos étnicos dos Hutus e dos Tutsi. Minoria no país, os Tutsi tiveram sua monarquia deposta e muitos de sua etnia fugidos para países vizinhos em 1959. Um grupo de exilados Tutsis formou a Frente Patriótica Ruandesa (RPF), que invadiu Ruanda em 1990 e lutou continuamente até que um acordo de paz foi estabelecido em 1993.

Em abril de 1994, o avião do presidente de Ruanda, Juvenal Habyarimana, que era Hutu, foi derrubado. Por isso, grupos hutus culparam a RPF e começaram os assassinatos.

Ficha técnica

  • Direção: Terry George;
  • Gênero: drama/biografia;
  • Classificação indicativa: 14 anos;
  • Onde assistir: Amazon Prime Video.

A Boa Mentira (2014)

O filme baseado em fatos reais começa em 1993, com a fuga de crianças de um ataque de milícias envolvidas nos conflitos políticos e religiosos no Sudão. Separadas dos pais e vivendo em um campo de refugiados até a vida adulta, três deles, Mamere (Arnold Oceng), Theo (Femi Oguns) e Jeremiah (Ger Duany), conseguem asilo nos Estados Unidos.

Chegando no continente americano, eles ficam sob os cuidados da assistente social Carrie Davis (Reese Witherspoon), encarregada de ajudá-los a começar uma nova vida. Nesse contato, ambos os lados descobrem costumes culturais diferentes, e desenvolvem uma amizade.

Levada pelos sentimentos de amizade e cumplicidade, Carrie passa a procurar meios para driblar o fim da política de asilos a refugiados para conseguir trazer do Sudão a irmã de um deles.

Ficha técnica

  • Direção: Philippe Falardeau;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: HBO Max.

O Caçador De Pipas (2007)

Baseado no livro de mesmo nome, “O Caçador De Pipas” acompanha Kabul Amir (Zekeria Ebrahimi), um garoto do Afeganistão que vai viver com a família nos Estados Unidos, deixando em seu país natal o seu melhor amigo Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada).

Duas décadas depois, Kabul Amir retorna ao Afeganistão, que agora vivia sob o regime do grupo fundamentalista Talibã, e descobre que seu amigo de infância morreu. A saga do protagonista é, então, encontrar o filho de seu amigo e melhorar sua condição de vida.

Ficha técnica

  • Direção: Marc Forster;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: Microsoft Store, Claro video e Google Play Movies.

Zaatari: Memórias Do Labirinto (2019)

Localizado no deserto de Mafrak, na fronteira entre a Síria e a Jordânia, está Zaatari, um dos maiores campos de refugiados do mundo. A história do lugar e das pessoas que se veem obrigadas a migrar para lá é o que aborda o documentário.

A maioria das famílias que se estabelecem no campo fogem das Guerra Civil na Síria, que já havia vitimado mais de 400 mil pessoas na época do lançamento do documentário. A abordagem da produção destaca também a extensão de Zaatari, que já muda a cartografia local.

Ficha técnica

  • Direção: Paschoal Samora;
  • Gênero: documentário;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: -.

+ Guerra Civil na Síria: um conflito de 10 anos

Era O Hotel Cambridge (2017)

Único brasileiro da lista, “Era O Hotel Cambridge” vai além da temática dos refugiados, fazendo um paralelo entre a realidade dessas pessoas e dos brasileiros forçados a viver em ocupações, consideradas ilegais, por falta de habitação adequada ou a preços acessíveis.

Metalinguístico, o filme conta a história de um grupo de refugiados e de sem-teto dividindo moradia em um velho edifício de São Paulo, enquanto um documentário é gravado. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.

Ficha técnica

  • Direção: Eliane Caffé;
  • Gênero: drama;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: Mubi.

Exodus – De Onde Vim Não Existe Mais (2017)

“Exodus” acompanha as jornadas de seis refugiados: Napuli, Tarcha, Bruno, Dana, Nizar e Lahtow. De acordo com sua sinopse, o objetivo do documentário é fazer uma observação sobre o mundo a respeito da crise recente dos refugiados.

A produção aborda os diversos motivos que fazem com que as pessoas sejam obrigadas a deixar seus países de origem e migrar para lugares em que, muitas vezes, serão hostilizadas e não receberão a assistência necessária, buscando um porto seguro para recomeçar suas vidas.

Ficha técnica

  • Direção: Hank Levine;
  • Gênero: documentário;
  • Classificação indicativa: 12 anos;
  • Onde assistir: Globo Play.

Entre um filme e outro, estude com a Coruja

Títulos anotados e pipoca pronta, é hora de começar a maratona de filmes! Entre um longa e outro, aproveite para estudar com os materiais do Estratégia e se preparar para a vaga no curso dos seus sonhos.

Prepare-se para o vestibular com a estrutura de aulas em vídeo e PDF, Banco de Questões, salas VIPs e contato com os professores, além de cursos focados na banca em que você deseja ser aprovado. Vem ser Coruja!

Corujaflix CTA

Leia mais sobre filmes

Você pode gostar também